Finanças da sua empresa

2018 está chegando e com ele a esperança de um ano de muito sucesso. Para muitos empreendedores o caminho do sucesso passa pela melhora na situação financeira dos seus negócios.

O problema é que para muitos empreendedores, cuidar das finanças é a parte mais complicada de gerir um negócio. Muitas vezes você é responsável por todas as partes do processo e com isso acaba não conseguindo focar como deveria nas finanças da empresa.

Se você deseja que 2018 seja diferente que tal começar agora mesmo a planejar suas finanças? Separamos algumas dicas que podem mudar a forma como você administra a grana da sua empresa.

Como organizar as finanças da empresa para 2018

Avalie a situação financeira

Um dois maiores vilões do sucesso financeiro é a desorganização. A principal forma disso acontecer é não anotar todos os gastos e receitas que acontecem no dia a dia da empresa. Desde gastos enormes como a compra de matéria prima até o post-it comprado na tabacaria da esquina.

O primeiro passo para ter um ano diferente é analisar como estão as contas da sua empresa. Saiba quais são as suas maiores despesas e de onde vem suas principais receitas. Para isso, anote em uma planilha do Excel, no bloco de papel ou em um aplicativo de controle financeiro tudo que entrar e sair da sua empresa.

Separe suas despesas pessoais e da empresa

Muitos empreendedores não acabam dividindo suas despesas pessoais das contas da empresa, o que pode acabar gerando um grande desequilíbrio na saúde da empresa. O ideal é que seus gastos pessoais não influenciem no faturamento da empresa, por isso, a dica é ter suas contas bancárias e cartões de crédito separados da empresa. Assim você evita de retirar dinheiro da empresa para pagar suas despesas pessoais e também usar sua grana para cumprir compromissos da empresa.

Defina seu preço

Um dos maiores desafios das PMEs é definir quanto cobrar por seus produtos ou serviços. Na ideia de competir com grandes corporações muitas vezes acabam derrubando suas margens de lucro ou até mesmo cobrando preço de custo por seus produtos.

Se você deseja em 2018 ter uma vida financeira saudável é muito importante que saiba exatamente qual seu custo de produção e até quanto pode dar descontos. Lembre-se que para sua empresa ser financeiramente saudável ela precisa lucrar.

Estabeleça metas de economia

Uma boa forma de economizar dinheiro na vida pessoal é criar metas. Por exemplo, economizar dinheiro para viajar para o Caribe em 2019 ou trocar de carro. Na vida empresarial essas metas também podem ser usadas. Estabeleça uma meta de economia para adquirir um novo maquinário, reformar a loja ou abrir uma nova filial.

Dica: que tal planejar visitar um dos ganhadores dos Bélo Awards 2016 do Airbnb?

Prepare-se para despesas futuras

Tente antecipar ao máximo seu planejamento financeiro e coloque no seu calendário todas as despesas que acontecerão nos próximos 12 meses, como por exemplo pagamento de férias, 13° salário, IPTU, IPVA. Com isso você se livra de imprevistos e consegue programar suas receitas para suprir essas despesas.

Fique atento a gestão fiscal

Fique bastante esperto com os prazos de pagamento dos impostos da sua empresa. Muito empreendedores precisam fechar suas empresas por conta de multas altíssimas devido ao não pagamento de impostos. Por isso, esteja sempre atento aos prazos de pagamento de guias de imposto e outras tributações.

Outro cuidado que você deve tomar é sempre emitir e cobrar de seus fornecedores notas fiscais. Elas são sua proteção e realizar compra ou venda sem elas é muito grave e pode trazer diversos prejuízos para sua empresa.

Aplicativos de gestão financeira para pequenos negócios

Aplicativos de gestão financeira são grandes aliados na tarefa de ter um 2018 suave. Por isso, listamos algumas das melhores opções do mercado.

QuickBooks ZeroPaper

É um programa online grátis para organizar sua gestão financeira, indicado para autônomos, MEIs, profissionais liberais e pequenas empresas. O sistema é bastante fácil de usar, os relatórios são completos, simples e fáceis de entender, assim você consegue analisar a situação financeira do seu negócio de maneira fácil e rápida.

Com ele, você consegue organizar o fluxo de caixa de sua empresa, tem relatórios de resultados e tudo de forma muito visual. A versão Plus (a partir de R$ 19,90) possibilita o cadastro de mais de uma empresa e usuários, permite a emissão de boletos e emite alertas por SMS de suas movimentações do dia.

ContaAzul

Outro gestor financeiro online para micro e pequenas empresas, com planos a partir de R$ 39,90 por mês. Com ele você controla o financeiro, vendas, estoque e emite nota fiscal eletrônica e boletos.

GuiaBolso

É um gerenciador financeiro para uso pessoal, nele você tem controle detalhado sobre seus gastos e transações. Nele, você faz seu planejamento financeiro podendo adicionar e acompanhar metas, ver em quais aéreas está gastando mais do que o planejado, entre outras funcionalidades.

Organizze

É uma ferramenta online de gestão financeira pessoal e empresarial. Conta com recursos completos nas duas opções.

Na versão pessoal você controla suas próximas contas a pagar e receber, saldos de contas, limites de cartão de crédito e outras informações essenciais. Na versão empresarial, você controla contas a pagar e receber, cadastro de fornecedores e clientes, envia propostas comerciais e conta com muitos outros recursos.

Yupee

Um gerenciador pessoal de finanças que você controla seus pagamentos e recebimentos.
Você pode ainda inserir compromissos em uma agenda, planejar o futuro colocando metas e o sistema calcula quanto é necessário economizar mensalmente para atingir o objetivo.

Agilize

Funciona como um escritório contábil, no qual toda a sua contabilidade é feita online, desde a emissão de notas fiscais à guia de impostos. Você tem acesso a seus livros e documentos contábeis em poucos cliques. Para saber preços é necessário solicitar uma proposta no site, mas se trata de uma boa opção para quem precisa de um serviço contábil rápido e acessível.

ContaÁgil

Mais uma opção de escritório contábil virtual. Você pode acessar e acompanhar todas as suas informações a qualquer momento pela internet. Além de contar com serviços fiscais e consultoria em todas as etapas do processo, da abertura da empresa até pagamento de impostos e funcionários.

Invista na sua educação financeira

Uma ótima maneira de ter um 2018 tranquilo é investir na sua educação financeira. Separamos um curso superlegal da Endeavor que vai ajudar você a entender os principais conceitos financeiros e contábeis que surgem no seu dia a dia.

O portal do Sebrae é também uma ótima fonte de conteúdos de qualidade sobre educação financeira que você pode consultar.

Preparado para iniciar 2018 com tudo? Conte para nós nos comentários qual o seu maior desejo para o próximo ano 😀

Comente este post