A forma como as pessoas compram seus produtos mudou muito com o crescimento do acesso a internet. Se antes a única opção para comprar um produto era sair de casa e visitar diversas lojas físicas até encontrar a melhor opção, hoje bastam alguns cliques para que o consumidor visite diversas lojas até encontrar a opção que satisfaça seus desejos.
O crescimento das plataformas de e-commerce tem papel fundamental nessa história. Com elas qualquer empresa, seja ela do tamanho que for, pode criar um e-commerce e vender seus produtos para qualquer parte do mundo.
Veja alguns dados que comprovam essa ideia:
Os pequenos negócios atualmente representam 98,5% dos empreendimentos no país e são responsáveis pela geração de renda de
- 70% dos brasileiros ocupados no setor privado;
- As PMEs são responsáveis por 27% do PIB nacional;
- Segundo estimativa realizada pelo Sebrae, até 2022, o Brasil chegará ao número de 17,7 milhões de pequenos negócios, um aumento de 43% comparado ao período atual;
- Uma pesquisa divulgada pelo Google, mostra que o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, indicando que as vendas vão dobrar em cinco anos, chegando a R$ 85 bilhões;
- Segundo pesquisa realizada pela Sysorex, diariamente são gerados US$ 3,7 trilhões em transações de todos os tipos pela internet;
- Pesquisas recentes apontam que 52% dos pequenos negócios ainda não possui um site.
Se a sua empresa ainda não possui um e-commerce, essa é a oportunidade perfeita para tornar esse sonho realidade. Pensando nisso, preparamos um super guia com todos os passos para ajudar você a desenvolver sua loja virtual. Confira!
Registro de domínio
O primeiro passo para criar a sua loja virtual é registrar seu domínio. Sem ele não é possível criar suas contas de e-mail, muito menos inaugurar sua loja virtual.
Antes de falarmos sobre os passos para registrar seu domínio, vamos falar sobre o seu nome de domínio. A escolha do seu domínio, além de ser o primeiro passo para a sua presença online, tem muita influência sobre a estratégia da sua marca, como você será conhecido pelo seu público e reconhecido pelos sites de busca.
Por isso, é muito importante dedicar um tempo para escolher a melhor opção de domínio para sua loja. Separamos algumas dicas que podem ajudar você a definir o domínio ideal:
Foco no cliente
A primeira dica para escolher um nome de domínio perfeito é focar no seu cliente. Para isso, escolha um nome de domínio que seja fácil de lembrar e digitar.
Só para ter uma ideia da importância de um bom domínio, segundo pesquisa do eMarketer, no Brasil, 46% dos usuários digitam o domínio diretamente no navegador, sem pesquisar em buscadores como o Google, por exemplo.
Imagine quantas visitas (e vendas) seu site pode deixar de receber se o domínio for difícil de digitar.
Lembre-se:
- Evite usar hífens e números, pois podem gerar erros de digitação;
- Tente manter seu domínio curto, entre 3 e 15 caracteres;
- Fale em voz alta o nome do seu domínio para testar a sonoridade.
Use termos relacionados ao seu produto
Uma dica muito valiosa para definir seu domínio é utilizar palavras e termos que se refiram ao seu produto. Está montando um e-commerce de peças automotivas? Faça uma lista com alguns termos que são associados aos produtos e teste nomes de domínio que incluam essas opções.
Extensão de domínio
A definição da extensão de domínio do seu e-commerce merece um destaque especial neste guia. Pode parecer uma escolha simples e sem muito impacto no sucesso da sua loja, mas a escolher a extensão certa pode potencializar seu site. Vamos listar alguns pontos que provam que a escolha de uma nova extensão de domínio pode ajudar sua loja.
Disponibilidade
Se você já tentou registrar um domínio e a opção que escolheu não estava disponível sabe que a solução mais simples era testar uma variação, escolher um nome alternativo ou até mudar o nome da sua loja, não é mesmo?
Com o surgimento das novas extensões o leque de opções aumentou e registrar sua loja com um nome escolhido e sem modificações ficou muito mais fácil.
Domínio .store: especial para e-commerces
Falando em novas extensões uma delas ganha destaque nesse guia: .STORE, a primeira extensão de domínios exclusiva para e-commerces oferece muitos benefícios.
Lembra da primeira dica: escolher um domínio curto e simples? Simplificar a URL do seu site é uma das grandes vantagens desta nova extensão. Atualmente, o termo “loja” está presente em mais de 460 mil domínios e, optar pela extensão .STORE pode ajudar a manter a URL do seu site mais curta e amigável. Além disso, já no endereço do seu site, o visitante saberá que está acessando uma loja virtual.
Outra vantagem dessa extensão é a possibilidade de criar campanhas de marketing altamente segmentadas. Já pensou criar uma página para atrair visitantes interessados em um produto específico? Que tal testar “colares.store” ou “pulseiras.store”?
Depois de todas essas dicas escolher o nome de domínio da sua loja vai ficar muito mais fácil, não é mesmo?
E-mail profissional
Você sabe dizer qual ferramenta está presente no dia a dia de todas as empresas, independente do tamanho e mercado de atuação? Se a sua resposta foi “e-mail” pode comemorar. o/
E-mail é uma ferramenta que estará presente em todas as rotinas da sua loja virtual, da comunicação interna da sua equipe até o processo de vendas. Do recebimento de uma nova venda, até a confirmação de entrega do pedido.
Pensando nisso, vamos ressaltar algumas vantagens que cercam a criação de contas de e-mail profissional para sua loja.
A primeira vantagem é a possibilidade de trabalhar estratégias de e-mail marketing, ferramenta fundamental para potencializar as vendas e o relacionamento do seu e-commerce com seus clientes.
Além disso, enviar comunicações para seus clientes e fornecedores usando um endereço de e-mail @suaempresa garante mais credibilidade a sua marca.
Por isso, o segundo passo do nosso guia é criar suas contas de e-mail profissional, que serão fundamentais para a rotina da sua loja virtual. Você poderá criar contas de e-mail profissional para todos os setores da sua loja, como atendimento, financeiro, suporte, marketing e comercial.
Plataformas de e-commerce
Definido o nome de domínio e criadas as contas de e-mail profissional, chegou a hora de escolher a plataforma do seu e-commerce.
Antes, alguns dados que comprovam que apostar em um e-commerce é um tiro certeiro para aumentar suas vendas. Os dados são da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
- O e-commerce brasileiro deve crescer 15% em 2018 em relação ao mesmo período do ano passado;
- A previsão de faturamento para 2018 é de R$ 69 bilhões;
- O ano pode registrar mais de 220 milhões de pedidos nas lojas virtuais;
- O ticket médio é de R$ 310.
Em 2017, os e-commerces brasileiros obtiveram um faturamento de R$ 59,9 bi, com 203 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 294.
Plataformas hospedadas ou na nuvem: qual solução escolher?
Chegou a hora de definir a melhor solução para sua loja. Primeiro você precisa definir o tipo de plataforma que vai trabalhar. Existem duas opções:
Plataformas hospedadas: é o tipo de solução que precisa ser instalado em um servidor para rodar. Nesse caso, você precisa contratar uma hospedagem de sites, além de registrar um domínio e criar contas de e-mail.
As soluções mais conhecidas nessa opção são: Magento, WooCommerce, PrestaShop e OpenCart.
Plataformas na nuvem: é o tipo de solução que não necessita ser instalado, pois já está hospedada na nuvem. Nesse tipo de serviço você precisa contratar a plataforma, registrar seu domínio e criar contas de e-mail.
As plataformas na nuvem mais conhecidas são: Shopify, Nuvem Shop e Loja Integrada.
Conhecendo as plataformas
Para ajudar você a escolher a opção que mais atende às necessidades do seu e-commerce vamos analisar as principais ferramentas do mercado.
Plataformas na nuvem
Primeiro, vamos conhecer as plataformas de e-commerce na nuvem, que são aquelas que já que estão hospedadas. As plataformas analisadas nesta categoria serão: Shopify, Nuvem Shop e Loja Integrada.
Quando escolher plataformas na nuvem para sua loja virtual?
Plataformas na nuvem são uma ótima aposta para lojas virtuais que necessitam de facilidade para começar a vender seus produtos. As principais soluções do mercado oferecem opções facilitadas para que você possa, em poucas etapas, ter sua loja no ar.
Outra vantagem é que nesta opção você não é responsável por realizar as manutenções e atualizações do servidor, ficando a cargo da plataforma que você contratar.
Shopify
A Shopify foi fundada em 2004 e já conta com mais de 600 mil empresas utilizando a plataforma. Vamos destacar alguns dos principais recursos da plataforma:
Custo
Os custos da plataforma variam de US$ 29 no plano básico até US$ 299 na versão avançada. É possível testar a ferramenta gratuitamente por 14 dias.
Templates
Conta com uma loja de templates com mais de 100 templates entre modelos premium e gratuitos.
Gateways de pagamento
A plataforma oferece suporte a mais de 100 gateways de pagamento nacionais e internacionais.
Mobile
Conta com templates de lojas e carrinho de compras totalmente otimizados para dispositivos móveis. Além de oferecer uma versão de controle de estatísticas da sua loja como, vendas, pedidos e dados dos clientes, para dispositivos iOS.
SEO
A Shopify gera sitemaps.xml e suporta as melhores práticas de SEO como H1, título e meta tags personalizáveis.
Redes Sociais e E-mail Marketing
A plataforma possui integração com redes sociais e e-mail marketing.
Aplicativos
A Shopify possui diversos aplicativos para complementar sua loja virtual. De aplicativos de marketing, vendas, social media até entrega, inventário e contabilidade.
Recuperação de carrinho abandonado
Nos planos “Shopify” e “Advanced Shopify” a função de abandono de carrinho está habilitada. No plano inicial não.
Certificado SSL
Em todos os planos já está incluso o certificado SSL para sua loja virtual.
Número de produtos
Não existem limitações quanto ao número de produtos possíveis nas lojas.
Suporte
A ferramenta oferece suporte gratuito 24/7 em todos os planos.
Ferramentas gratuitas
Para ajudar os comerciantes a vender mais e incrementar suas comunicações, a Shopify disponibiliza várias ferramentas gratuitas. Com elas é possível criar logotipos, nomes, slogans, termos de serviço faturas, pedidos de venda e muitos outros.
Lojas que utilizam a Shopify
Curioso para conhecer uma loja Shopify funcionando? Acesse essas lojas e delicie-se:
Quer usar seu domínio contratado na RedeHost em sua loja no Shopify? A gente te mostra como.
Nuvem Shop
Fundada em 2010, a Nuvem Shop é a plataforma escolhida por mais de 500 mil lojas virtuais para vender pela internet.
Custo
Os custos da plataforma variam de R$ 29 no plano básico até R$ 199 na versão avançada. É possível testar a ferramenta gratuitamente por 14 dias.
Templates
A Nuvem Shop disponibiliza mais de 40 modelos para você personalizar sua loja virtual.
Gateways de pagamento
Seus clientes podem realizar suas compras e realizar pagamentos através dos principais meios de pagamento online do mercado.
Mobile
Todos os templates das lojas são otimizados para dispositivos móveis e tablets.
SEO
As lojas da Nuvem Shop disponibilizam uma ferramenta para realizar otimizações para melhorar o posicionamento em mecanismos de busca, como Google e Bing.
Integrações
A Nuvem Shop possibilita que você integre diversos aplicativos a sua loja através de integrações API. Com isso você pode integrar sua ferramenta de e-mail marketing, CRM entre outros.
Certificado SSL
Em todos os planos já está incluso o certificado SSL para sua loja virtual.
Número de produtos
Não existem limitações quanto ao número de produtos possíveis nas lojas.
App exclusivo
A Nuvem Shop possui um aplicativo que permite gerenciar seus produtos e pedidos pelo smartphone. Está disponível para sistemas Android e iOS.
Suporte
O plano inicial da plataforma não oferece atendimento via chat para seus usuários., apenas suporte via e-mail com tempo de resposta que varia de acordo com o plano contratado. Nos planos avançados está incluso suporte via chat. Além disso, todos os clientes têm acesso a comunidade Nuvem Shop.
Ferramentas gratuitas
A Nuvem Shop também disponibiliza algumas ferramentas que auxiliam na criação de banners para suas campanhas de marketing.
Aplicativos
A plataforma disponibiliza uma série de aplicativos para integrar a sua loja. São apps para chats online, sistemas de ERP, gerador de cupons de desconto e muitos outros.
Lojas que utilizam a Nuvem Shop
Curioso para conhecer uma loja Nuvem Shop a pleno vapor? Acesse essas lojas e comprove:
Loja Integrada
Fundada em 2013, mais de 600 mil empresas escolheram a Loja Integrada como motor para dar luz aos seus e-commerces.
Custo
A Loja Integrada possui um plano gratuito que permite até 5000 visitas ao site e o cadastro de até 50 produtos. Já, o maior plano permite visitas e produtos ilimitados e custa R$ 399.
Templates
Além de oferecer uma série de temas para personalizar sua loja, a Loja Integrada permite que você realize edições no HTML e CSS da sua loja manualmente.
Gateways de pagamento
O plano gratuito oferece duas modalidades de pagamento para seus clientes. Os planos PRO oferecem mais opções de meios de pagamento, como PayPal e PagSeguro.
Mobile
Todos os templates das lojas são otimizados para dispositivos móveis e tablets.
SEO
Você pode inserir a tag title e meta tag description na página de seus produtos para otimizar suas buscas.
Redes Sociais e E-mail Marketing
A plataforma oferece uma ferramenta para envios de mensagens de e-mail marketing.
Integrações
A Loja Integrada oferece mais de 20 integrações, como Mercado Livre, sistemas de emissão de Notas Fiscais e Google Adwords.
Recuperação de carrinho abandonado
Você pode disparar e-mails de recuperação de carrinho abandonado pela plataforma.
Certificado SSL
Em todos os planos já está incluso o certificado SSL para sua loja virtual.
Número de produtos
O plano gratuito da Loja Integrada limita o cadastro de até 50 produtos. Os planos PRO 1 e 2 permitem o cadastro de 100 e 300 produtos respectivamente. Os planos PRO 3 e 4 não limitam a quantidade de produtos.
Suporte
A ferramenta oferece suporte gratuito 24/7 em todos os planos, exceto o plano gratuito em que não é oferecido suporte técnico.
Aplicativos
A plataforma disponibiliza diversos aplicativos, como criação e disparo de e-mail marketing, recuperação de carrinho abandonado, comentário nos produtos, ferramentas Google, e mais para complementar as ações da sua loja.
Diário de Bordo
A plataforma oferece uma ferramenta para os planos PRO chamada Diário de Bordo, que possibilita ao gestor da loja acompanhar o faturamento, as vendas por região e o ticket médio da sua loja virtual comparado com outras do mesmo segmento.
Lojas que utilizam a Nuvem Shop
Curioso para ver um e-commerce da Loja Integrada faturando? Conheça alguns sites que utilizam a plataforma:
Plataformas hospedadas
Chegou o momento de conhecermos as plataformas de e-commerce hospedadas, ou seja, que necessitam de uma hospedagem de sites para rodar a plataforma. Os e-commerces analisados nessa categoria são: Magento, WooCommerce, PrestaShop e OpenCart.
Quando escolher plataformas hospedadas para sua loja virtual?
Se você precisa de recursos mais complexos e maior controle para seu e-commerce, a melhor opção é apostar em plataformas hospedadas.
Esse tipo de solução também é mais indicada para e-commerces com grande volume de acessos e que precisam de uma estrutura de servidores focada e mais robusta.
Apesar da complexidade, plataformas hospedadas não possuem limitações técnicas sobre o que será desenvolvido. Você pode criar desde uma loja simples até um e-commerce com automatizações e features exclusivas.
Uma das principais diferenças entre as duas soluções é a complexidade da instalação e manutenção da plataforma. Enquanto as opções anteriores eram hospedadas na nuvem e não exigiam grande conhecimento técnico, as plataformas hospedadas exigem maior conhecimento técnico para realizar a instalação e manutenção dos serviços.
Magento
Criada em 2007, o Magento é a plataforma de e-commerce escolhida por mais de 260 mil empresas no mundo.
Custo
Magento é uma plataforma Open Source, o que significa que não há custos para comprar a ferramenta. Os custos podem estar envolvidos na instalação e manutenção da plataforma.
Templates
Existem uma série de temas gratuitos e pagos para personalizar sua loja.
Gateways de pagamento
A plataforma oferece suporte aos principais gateways de pagamento nacionais e internacionais do mercado.
Mobile
Todos os templates das lojas são otimizados para dispositivos móveis e tablets.
Extensões
O marketplace oficial do Magento possui diversas extensões para complementar sua loja virtual. É possível instalar extensões de otimização SEO, e-mail marketing, social media, abandono de carrinho e muitas outras.
Certificado SSL
Você precisará instalar um certificado SSL para garantir a segurança da sua loja.
Número de produtos
Não existem limitações quanto ao número de produtos possíveis nas lojas.
Suporte
A ferramenta oferece suporte gratuito 24/7, além de contar com uma comunidade bastante ativa.
Lojas que utilizam o Magento
Curioso para conhecer uma loja Magento funcionando? Acesse essas lojas e delicie-se:
WooCommerce
O plugin para WordPress WooCommerce é responsável por cerca de 28% de todas as lojas online no mundo.
Custo
O WooCommerce é um plugin gratuito para WordPress. Assim como o Magento, seus custos podem estar envolvidos na instalação e manutenção da plataforma.
Templates
Existem uma série de temas gratuitos e pagos que permitem personalizar sua loja.
Gateways de pagamento
A plataforma oferece suporte aos principais gateways de pagamento nacionais e internacionais do mercado.
Mobile
Todos os templates das lojas são otimizados para dispositivos móveis e tablets.
Extensões
O loja de extensões oficial do WooCommerce oferece centenas de extensões para personalizar seu e-commerce. Extensões que variam de complementos de marketing, vendas, controle financeiro, entrega, pagamentos e muito outros.
Certificado SSL
Você precisará instalar um certificado SSL para garantir a segurança da sua loja.
Número de produtos
Não existem limitações quanto ao número de produtos possíveis nas lojas.
Suporte
A ferramenta oferece suporte gratuito 24/7, além de contar com uma comunidade bastante ativa.
Lojas que utilizam o WooCommerce
Curioso para conhecer uma loja WooCommerce na ativa? Conheça essa lojas e veja a mágica acontecer:
PrestaShop
Mais de 270 mil sites de e-commerce usam a PrestaShop como plataforma.
Custo
PrestaShop é uma plataforma gratuita. Seus custos podem estar envolvidos na contratação de profissionais para realizar a instalação e manutenção da plataforma.
Templates
Existem uma centenas de temas gratuitos e pagos para personalizar sua loja.
Gateways de pagamento
A plataforma oferece suporte a mais de 500 gateways de pagamento nacionais e internacionais do mercado.
Mobile
Todos os templates das lojas são otimizados para dispositivos móveis e tablets.
Extensões
O marketplace oficial do Magento oferece centenas de addons para personalizar sua loja.
Certificado SSL
Você precisará instalar um certificado SSL para garantir a segurança da sua loja.
Número de produtos
Não existem limitações quanto ao número de produtos possíveis nas lojas.
Suporte
A ferramenta oferece suporte gratuito 24/7, além de contar com uma comunidade bastante ativa.
Lojas que utilizam o PrestaShop
Curioso para conhecer uma loja Magento funcionando? Acesse essas lojas e delicie-se:
OpenCart
OpenCart é a solução de e-commerce escolhida por mais de 342 mil lojas virtuais pelo mundo.
Custo
OpenCart é uma plataforma Open Source, o que significa que não há custos para comprar a ferramenta. Os custos podem estar envolvidos na instalação e manutenção da plataforma.
Templates
Existem uma série de temas gratuitos e pagos para personalizar sua loja.
Gateways de pagamento
A plataforma oferece suporte aos principais gateways de pagamento nacionais e internacionais do mercado.
Mobile
Todos os templates das lojas são otimizados para dispositivos móveis e tablets.
Extensões
O marketplace oficial do OpenCart oferece mais de 13 mil extensões para personalizar sua loja virtual. É possível instalar extensões de otimização SEO, e-mail marketing, social media, abandono de carrinho e muitas outras.
Certificado SSL
Você precisará instalar um certificado SSL para garantir a segurança da sua loja.
Número de produtos
Não existem limitações quanto ao número de produtos possíveis nas lojas.
Suporte
A ferramenta oferece suporte gratuito 24/7, além de contar com uma comunidade bastante ativa.
Lojas que utilizam o OpenCart
Curioso para conhecer uma loja Magento funcionando? Acesse essas lojas e delicie-se:
Bônus: Infográfico Plataformas de E-commerce
Para facilitar sua decisão criamos este infográfico com um comparativo entre as plataformas de e-commerce.
Agora você já conhece as principais plataformas de e-commerce do mercado e sabe todos os passos que precisa seguir para ter sua loja no ar, chegou a hora de transformar o sonho do seu primeiro e-commerce em realidade.
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