Melhores Plugins WordPress

Melhores Plugins WordPress

Plugins são partes essenciais do WordPress – o sistema gerenciador de conteúdo mais utilizado no mundo (quer saber qual é o melhor CMS para o seu site? Veja esse guia). Os plugins adicionam funcionalidades ao seu site ou blog e podem ser incluídos de maneira bem simples: é só fazer o download na própria interface do seu WP.  Existem cerca de 27000 plugins gratuitos* disponíveis para WordPress, nas mais diversas categorias.

É necessário, portanto, saber quais são os melhores plugins que vão beneficiar seu site sem trazer riscos ou deixá-lo mais lento.

Como escolher plugins WordPress

O primeiro passo para escolher um bom plugin é saber exatamente o que você precisa que ele faça. Quer um plugin para SEO? Quer incluir botões de compartilhamento nos posts? Uma dica é anotar o que você quer que esse plugin faça, dessa forma poderá direcionar a busca. Na página de plugins do seu painel WordPress, procure por alguma palavra-chave. Como existem muitas opções disponíveis, preste atenção em alguns elementos:

  • Versão e última atualização: preste atenção na versão e quando foi a última atualização. Plugins desatualizados não devem ser instalados, pois podem ser um risco à segurança do seu WordPress.

  • Compatibilidade: veja a compatibilidade do plugin com a versão do WordPress. Se o plugin não é compatível com o WordPress atual, é melhor não utilizá-lo. Dica: atualize seu WordPress frequentemente.

  • FAQ: acesse a aba das FAQ – frequently asked questions – para ver quais são as principais dúvidas na utilização do plugin e também para saber se todos os recursos dos quais você precisa estão disponíveis.

  • Avaliação: veja a nota das avaliações de outros usuários do plugin, e o número de avaliações feitas. O WordPress é uma comunidade bastante ativa e você poderá ter um bom termômetro do plugin. Preste atenção também no que outros usuários escreveram sobre a utilização do plugin.

  • Suporte: veja quantas das questões disponíveis no fórum de suporte já foram resolvidas.

5 Plugins essenciais para o WordPress

Existem muitos plugins para muitas funcionalidades no WordPress, que vão adaptar-se a necessidades específicas do seu site ou blog. Alguns, porém, são essenciais e beneficiam quase todos os tipos de páginas no WP. Nós selecionamos cinco plugins essenciais para o seu site, baseado na nossa experiência:

  1. SEO by Yoast
    Esse plugin é considerado um dos melhores de SEO para WordPress e tem mais de 1 milhão de instalações ativas. O SEO by Yoast permite configurar praticamente tudo que envolve SEO no seu site. Em cada post, o plugin aponta onde é possível realizar otimizações de acordo com as palavras chave que você escolher.

  1. Plugin para Inserir HTML/Javascript
    Plugins como o Insert HTML Snippet e o HTML Javascript Adder são muito úteis para incluir formulários e pequenos scritpts no seu WordPress.

  1. W3 Total Cache
    O W3 Total Cache é considerado indispensável para qualquer WordPress. É o único framework de otimização de performance para a plataforma e tem o objetivo de melhorar a velocidade de carregamento das páginas, oferecendo uma experiência melhor para quem acessa seu site.

  1. Akismet
    Akismet é um plugin para proteger seu blog de SPAM nos comentários, filtrando todos os comentários deixados e filtrando o que é considerado SPAM.

  1. Contact Form 7
    Colocar um formulário para contato no seu site é uma forma de manter contato com os seus visitantes. Se o tema que você escolheu já não tem uma página com formulário de contato, esse plugin vai ajudar muito.

Bônus

   6. SEO Friendly Images
Adiciona textos alternativos e títulos para todas as imagens que você subir no WordPress.

  7. Posts relacionados
Muito útil para blogs, esse plugin mostra conteúdos relacionados no final de cada post, para incentivar os visitantes a continuar lendo seus conteúdos.

* De acordo http://websitesetup.org/cms-comparison-wordpress-vs-joomla-drupal/

Sobre Bruna Goss

Jornalista, membro da equipe da RedeHost. Entusiasta do marketing de conteúdo. Fã de Star Trek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *