Digamos que você esteja na seguinte situação: precisa de um site para a sua empresa e precisa desenvolvê-lo com certa rapidez. Avaliando as possibilidades, você percebe que o criador de sites é um pouco limitado para as suas necessidades, mas você também não tem tempo ou recursos para contratar uma agência ou desenvolvedor. Você sabe que um CMS pode ser uma boa opção e quer usar o WordPress, mas não sabe por onde começar. Este post, que mostra como criar um site no WordPress passo a passo, foi pensado especialmente para você.
WordPress não é uma plataforma para blogs?
Sim e não. Existem duas versões de WordPress, que são conhecidas como as versões .com e .org.
O wordpress.com é uma plataforma de blogs, na qual você não precisa se preocupar com nenhuma questão de infraestrutura, porque sua página fica hospedada na infraestrutura do WP. É uma plataforma pensada para pessoas que desejam focar mais no conteúdo e menos em questões como atualizações, temas, entre outras. Por isso, nesta versão não é possível utilizar plugins ou instalar temas (é possível escolher entre as diversas opções disponibilizadas pela plataforma). A versão .com do WordPress é, portanto, mais indicada para blogs – apesar de existirem muitos sites construídos na plataforma. Seria comparável a outras plataformas de blog como Tumblr ou Blogspot.
No wordpress.org você é responsável pela instalação e por controlar e atualizar as versões, cuidando de toda a estrutura do blog. É uma plataforma mais flexível, que permite mais personalização, instalação de temas e plugins. Por esta razão, é mais indicada para a construção de páginas, blogs profissionais e outros produtos que exijam mais ajustes e recursos, como um e-commerce. O wordpress.org é comparável a outros sistemas gerenciadores de conteúdo, como Joomla e Drupal.
Este post faz uma boa comparação entre os dois tipos de WP através de uma ótima analogia:
O WP.com é igual a alugar um apartamento em um prédio: você não precisa se preocupar com a grama, com os elevadores, com o encanamento, porque o condomínio lida com essas questões. Por outro lado, você não pode derrubar as paredes, mudar o banheiro ou construir uma nova cozinha. Não precisa se preocupar com a estrutura, mas também não tem liberdade para modificá-la muito.
O WP.org é igual a comprar uma casa: você tem liberdade para derrubar paredes, transformar a garagem em um espaço para sua banda ensaiar e desmontar a cozinha. Você também é responsável por cortar a grama, pintar as paredes, e consertar (ou chamar alguém para consertar) os encanamentos se algo ocorrer. Você tem liberdade para customizar a plataforma, mas também é responsável por alguns cuidados.
Veja uma comparação sobre os principais recursos das duas plataformas:
Por que criar um site em WordPress?
Existem diversos motivos pelos quais o WordPress é uma boa plataforma para criar seu site, e uma das principais é a comunidade que existe em torno da plataforma.
Comunidade
Como existem muitas e muitas pessoas utilizando WordPress – é o CMS mais utilizado no mundo – isso significa que existe uma grande quantidade de discussões e novidades. Caso tenha algum problema ou queira tirar alguma dúvida sobre o que é possível fazer no WP, com certeza você encontrará muitos materiais.
Facilidade de edição
Além disso, pesa a favor do WordPress a facilidade de edição de páginas e textos. Você não precisa mexer em código para criar uma página e colocar seu site no ar. Além disso, a a interface de edição visual da plataforma facilita a atualizações de informações e inclusão de novas páginas. Por isso, toda vez que você precisar modificar algo no seu site, editar ou incluir informações, pode acessar a interface do WordPress pelo navegador e alterá-las.
Atualizações constantes
A plataforma do WordPress está sempre em atualização, seja com novas versões da plataforma ou dos plugins e temas. Isso contribui – desde que você se mantenha por dentro e atualize – para uma maior estabilidade e segurança da plataforma.
Convencido de que o WordPress pode ser o motor para o seu site?
Se você acessar a página do WordPress.org verá que existe um arquivo para baixar e instalar e poderá se perguntar: instalar onde? Por quê? Geralmente um dos argumentos que podem aparecer contra o uso do WordPress é uma aparente dificuldade em começar a utilizar a plataforma, pois é preciso ter uma hospedagem e realizar essa instalação para iniciar.
Para começar a criar seu site, você precisa seguir estes três passos:
1. Ter um Domínio
2. Contratar um hospedagem
3. Instalar o WordPress
Na RedeHost, por exemplo, além de termos uma hospedagem pensada especificamente para WordPress, a instalação é feita em poucos minutos, com alguns cliques. Acessando o painel da sua hospedagem, você verá a opção Instalador de Aplicativos sob o domínio que quer utilizar.
Escolha o WordPress e o endereço no qual quer que a página fique disponível. Escolha um endereço de e-mail para o usuário responsável pelo site e clique em Instalar.
Pronto! O WordPress está instalado. Para começar a editar sua página, acesse seudominio.com.br/wp-admin.
Quer saber mais sobre como criar um site em WordPress? Saiba como encontrar temas e editar as informações de uma página.
Link permanente
Muito obrigada, William! Que bom que você gostou do Post! 🙂 Ficamos muito felizes!
Link permanente
Link permanente
Excelente post, gostei da explicação sobre as diferenças do “.com” e “.org”, não sabia disso.
Me despertou o interesse em tentar começar a usa-lo, pois ainda uso o ASP Classic.
Obrigado.