No clima de “uma sexta-feira muito louca”, a Black Friday é sempre uma data muito importante tanto para os comerciantes quando para os ávidos consumidores. Em 2016, o varejo online teve um aumento de 16%, somando mais de R$ 1,9 bi em vendas, número que tende a aumentar em 20% para 2017.
Pensando nisso, montamos um checklist que irá ajudar você a preparar o seu negócio e saber administrar essa data para seus negócios em pouco tempo. Confere aí 😉
Confira suas palavras-chave nas campanhas de Google AdWords
Primeiramente é importante que você verifique como andam as suas campanhas de Google AdWords, para que não haja nenhum imprevisto e você esteja apto para aproveitar o apelo comercial da data.
Ajuste os leilões das palavras-chave
Se necessário, ajuste os leilões das palavras para que sejam melhor posicionadas especificamente nesta data.
Confira se as URL’s do seu sitemap estão atualizadas
O mapa do seu site é algo muito importante, confira se suas URL’s estão atualizadas. A segmentação de categorias neste contexto pode ajudar bastante.
Mantenha uma equipe ativa para atender seu público online
A tendência é que aumente a demanda online para essa época, portanto tenha um planejamento para atendê-la, pois a exigência de agilidade será grande.
Divulgue sua melhor oferta nas redes sociais
Durante todo o ano, as redes sociais são um forte aliado para o marketing de qualquer empresa, mas especificamente nesta época, elas podem ser uma vitrine ainda maior. Portanto, use-as para divulgar suas melhores ofertas.
Tenha cuidado com o preço dos seus produtos em anúncios ativos
Não esqueça de verificar os preços em todos os seus anúncios ativos, afinal os preços devem estar claros e evidentes para as campanhas de Black Friday.
Acompanhe suas vendas com o estoque dos seus produtos
Verifiquei se a demanda de suas ofertas está equivalente com o seu estoque, para que não se esgote rapidamente ou algum cliente fique sem o produto comprado. Isto pode ser um grande problema.
Envie seus melhores descontos por e-mail
E-mail marketing, como já é de conhecimento, é um dos canais mais fortes na hora de oferecer seus produto. Aproveite para enviar aos seus clientes suas melhores ofertas. Principalmente sua principal oferta que deve estar no topo do e-mail, para facilitar a visualização e deixar observável como primeira informação.
A concorrência vai ser grande! Tenha uma chamada criativa
Criatividade vai ser um elemento crucial para se destacar durante esse período. Pense em algo atrativo, que irá fazer com que o público queira adquirir o seu produto ou serviço assim que ver.
A identidade visual do seu site deve estar personalizada para a Black Friday
O seu site é como sua identidade na internet, é a primeira impressão que o cliente terá de sua empresa. É muito importante que você possa adaptá-lo para esta data, assim fica visualmente claro o objetivo e, também, chamativo para o público.
Altere o tema do seu site 5 dias antes
Não deixe para o dia da Black Friday, altere o tema do seu site com antecedência para que os clientes já possam entrar no clima e ficar na expectativa para as compras.
Teste a velocidade de carregamento do site
Agilidade será um requisito muito necessário para esse dia. Se possível, verifique a velocidade de carregamento do seu site, para que não haja problemas durante o período das vendas.
Cuide o peso de imagens no site
As imagens no site para a data são aliadas no processo de marketing, mas cuide com o peso delas, pois se forem muito pesadas podem acabar se tornando as vilãs nas vendas.
Verifique se o certificado SSL está válido
É de extrema importância que você verifique se o certificado SSL do seu site continua válido, a fim de evitar quaisquer problemas de proteção e manter segura a navegação de quem estiver acessando.
BÔNUS: Vídeo Checklist para a Black Friday
Preparado para a Black Friday? Aproveita e conta pra gente nós comentários sua experiência com a data. 😃