Como a cloud computing está transformando o mundo

Não é a Cláudia do Programa da Xuxa… é a cloud da transformação digital (ainda mais popular que o famoso meme).

Nesse artigo, vamos falar dessa celebridade internacional, a cloud computing, tecnologia que está transformando o mundo — desde a forma como as empresas trabalham e governos atuam até o modo como as pessoas se comportam. Não é frase de efeito, é a mais pura verdade. Continue e verá!

Cloud Computing Xuxa

Trocadilhos à parte, esse conteúdo é baseado em dados reais e vai mostrar o porquê de afirmarmos que a computação em nuvem tem mudado o mundo.

Um estudo sobre o desenvolvimento do mercado de cloud computing na Europa revelou em que pé está sua inserção no velho continente, além do impacto micro e macroeconômico, social e ambiental dessa tecnologia. Adiantando um pouco das conclusões, os resultados apontam para inúmeras vantagens desse sistema.

No entanto, antes de seguirmos, precisamos falar brevemente sobre o conceito e os exemplos de computação em nuvem mais próximos de nosso dia a dia.

O que é cloud computing e quais suas aplicações no cotidiano

A maior parte das coisas que acessamos diariamente está armazenada na nuvem. Redes sociais, vídeos, músicas, tudo isso pode ser utilizado sem, necessariamente, precisar estar armazenado em seu dispositivo. No máximo, temos que baixar determinados aplicativos que permitam acesso irrestrito ao que buscamos.

Os dados podem estar alocados em um servidor em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, com conexão à internet, é possível interagir com qualquer conteúdo ou plataforma que esteja nessa nuvem.

Além de estarem sempre disponíveis e poderem ser acessados de qualquer local, os arquivos em nuvem são atualizados em tempo real e não exigem a realização de um backup para um espaço físico, já que isso ocorre periodicamente online.

Para trazer outro exemplo concreto de nosso acesso diário à nuvem, por que não falar do sistema de armazenamento da Apple, o iCloud?

A ferramenta é bastante popular, já que um grande número de pessoas consome produtos da marca em todo o mundo. Mesmo que, muitas vezes, elas desconheçam sua forma de funcionamento, geralmente sabem que todos os seus arquivos podem ser acessados por meio de um login e senha, ainda que seja no aparelho de outra pessoa.

E por quê? Porque, uma vez habilitado o sistema, seus dados não serão armazenados no disco rígido do dispositivo, mas, sim, na nuvem. Isso traz inúmeros benefícios, como economia de espaço, sincronização em diferentes aparelhos, segurança e a comodidade que uma estrutura integrada oferece.

Veja como essa tecnologia está mudando o mundo

Você pode estar se perguntando como o simples ato de salvar arquivos, fotos e vídeos na nuvem pode mudar a vida das pessoas nesse planeta. Bem, isso foi apenas um ensaio. Dá uma olhada na lista que preparamos com outras informações, reveladas pela Dell, sobre o impacto da cloud computing.

    • 93% dos negócios já usam a nuvem de alguma forma.
    • Até 2019, 90% do tráfego de dados utilizará aplicativos em nuvem. Isso significa que essa tecnologia fará muito mais parte de sua vida do que você possa imaginar.
    • Larry Ellison, empresário estadunidense, cofundador e diretor da Oracle Corporation (que vale cerca de 60 bilhões de dólares), diz que a cloud computing está sendo redefinida para realizar simplesmente TUDO o que fazemos na internet.
    • A computação em nuvem influencia muitas atividades diárias, especialmente nessas seis formas: navegação, compras online, mídias sociais, trabalho, lazer e armazenamento.
      Pensando nesses seis tipos de operações, fica difícil encontrar alguma função que não esteja incluída nessas categorias.

Quando falamos em navegação, podemos citar a utilização de GPS para nos situarmos geograficamente, em tempo real e com dados atualizados. A respeito das compras online, cabe dizer que 24% das pessoas que compram virtualmente fazem isso, pelo menos, uma vez por semana.

Já quando o assunto é trabalho, podemos demonstrar o impacto mencionando os aplicativos mais usados nesse ambiente. São eles:

  • Dropbox;
  • Salesforce;
  • GoToMeeting;
  • Zendesk.

Em média, empresas inovadoras de pequeno e grande porte oferecem cerca de 16 aplicativos baseados em nuvem para auxiliar nas tarefas de sua equipe.

Do ponto de vista da satisfação dos colaboradores, estudos encomendados pela Dell revelam, ainda, que o acesso a aplicativos em nuvem os deixa mais felizes e traz mais equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal.

Benefícios da cloud computing

Agora que você já sabe que a nuvem faz parte de nosso dia a dia, e que isso tende a aumentar cada vez mais, podemos voltar ao estudo citado no começo do texto. Queremos mostrar suas conclusões em relação aos benefícios da computação em nuvem.

Em termos de macroeconomia, é consenso que a cloud computing tem um impacto bastante positivo. Estima-se que, em 2013, a adoção dessa tecnologia tenha contribuído com cerca de 27,9 bilhões de euros para o PIB da União Europeia.

Além disso, de 2012 a 2015, entre 300 mil e 2,5 milhões de empregos, diretos e indiretos, foram criados por causa da computação em nuvem.

Em relação à qualidade do trabalho e à satisfação dos colaboradores, tanto no setor público quanto no privado, percebem-se ganhos como a redução de despesas com serviços de suporte em TI, mudando o foco de investimento para questões operacionais, ligadas à produtividade, adaptabilidade ao sistema e mais tempo para tratar de aspectos comerciais e de gestão.

Estima-se que a diminuição de custos com TI, por exemplo, tenha alcançado taxas de 20% a 50%.

Como se não bastassem os benefícios econômicos e sociais, a tecnologia em nuvem traz, ainda, impactos positivos para o meio ambiente — ou, pelo menos, reduz significativamente os negativos, porque diminui o uso de energia e a emissão de carbono, alguns dos principais fatores associados ao aquecimento global.

Não são poucas as vantagens que a cloud computing traz consigo. Ela, de fato, está presente em todo lugar. Até a Cláudia (dessa vez, a da Xuxa) está na nuvem! 🙂

Transformação Digital

Sobre Tiago Magnus

Fundador do portal TransformacaoDigital.com, projeto com objetivo de fomentar, ajudar e educar o mercado em torno do tema Transformação Digital, em parceria com influenciadores e empresas nacionais e internacionais. Além disso, é sócio e CMO da Clint, líder no Brasil em seu nicho de atuação, e investidor das startups Advbox, Start Doing e Kuak

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *