Saber o que fazer com a Tecnologia - Blog da RedeHost
saber fazer a ti data center tecnologia nuvem

O conceito da nuvem não é de hoje, na realidade ele é bem antigo, somente a tecnologia é que é novidade para alguns. Antigamente existiam provedores que tinham a proposta de cuidar de todo o processamento de dados do cliente, de modo que o mesmo, poderia se focar no crescimento dos seus negócios, isso soa familiar?

A dificuldade de ter que lidar com a complexidade de prover a própria força computacional (mesmo que em forma de mainframes) pode ser comparado com a ideia de cada empresa ter que gerar a sua própria energia elétrica, usamos esse exemplo a pouco tempo atrás. Esse cenário descrito era muito mais comum em empresas gigantes no mercado, hoje as coisas são diferentes. Como a tecnologia está sempre evoluindo e com o acesso a informação, tudo tem ficado mais simples de compreender. Para disponibilizar o foco nos fins (negócios) e delegação dos meios (tecnologia), precisamos de recursos que garantam principalmente a transparência de TI.

saber fazer a tecnologia data center tecnologia nuvem

Mas para tornar transparente a TI, necessitamos de recursos que ajudem a simplificar  o acesso a ferramentas cada vez mais otimizadas e efetivas para resolver as dificuldades e desafios de negócio das empresas, seja qual for o tamanho delas. Não estamos mais tão longe desse dia. Ao democratizar o acesso, vamos começar pela entrega de processamento e armazenamento na justa medida da necessidade de cada um. A tecnologia de virtualização de servidores garante máximo aproveitamento e alocação dessas capacidades.

Para retirar o poder de processamento de dentro da empresa e viabilizar a compra focada apenas do que realmente se necessita, sem desgaste no investimento,  atualização e manutenção, precisamos de conectividade boa e barata essa parte é mais difícil e isso tem evoluído mais lentamente no Brasil, mas não deve demorar muito para alavancar. Embora ainda disputamos links limitados, somos hoje um dos países mais conectados do mundo. Em contra partida, países próximos já usam tecnologias milhares de vezes mais rápidas.

Os profissionais de TI continuarão a ter duas escolhas: Saber fazer a tecnologia ou saber o que fazer com ela. Não tenho dúvida que está muito próximo o tempo em que empresários e/ou trabalhadores  estarão cada vez mais concentrados em como serem mais eficientes ao mesmo tempo inovadores para crescerem e ganharem mais dinheiro. Hoje, devido à proliferação de departamentos de TI pelas empresas, a maioria ainda se concentra em saber fazer a tecnologia ou a ti, e não em simplesmente fazer uso dela.

Comente este post