Como iniciar a transformação digital na sua empresa
Transformação Digital

Seja bem-vindo ao Episode II do nosso post sobre transformação digital. Se você ainda não leu a primeira parte vale a pena dar uma olhada e depois voltar aqui, hein 😉

Transformação digital: como ela pode mudar os rumos da sua empresa

Transformação Digital

Resumo da primeira parte:

  • Transformação digital é tornar processos analógicos e offline em digitais através do uso de tecnologia para melhorar o desempenho, aumentar o alcance e garantir resultados melhores;
  • Transformação digital não é só para empresas de tecnologia. A revolução atinge mercados e nichos que você nem imagina;
  • 41% das empresas que aderiram à transformação digital aumentaram seu market share;
  • São necessários três processos para transformar sua empresa: digitização, digitalização e transformação digital;
  • São três pilares que norteiam o processo de transformação: foco no cliente, adequação dos processos operacionais e do modelo de negócios;
  • Tecnologias como Cloud Computing, Big Data, Internet da Coisas e Machine Learning estão ganhando cada vez mais destaque.

Transformação Digital Episode I

No primeiro post sobre transformação digital falamos bastante sobre os benefícios para sua empresa, além de abordar algumas questões sobre a implementação desse processo. No post de hoje queremos mostrar alguns passos que podem guiá-lo na início do processo de transformação digital da sua empresa.

Como iniciar a transformação digital na sua empresa

Partindo para abordagem prática para a implementação da transformação digital na sua empresa existem alguns passos que guiam esse processo.

Repense seu negócio

A primeira etapa para iniciar a transformação digital na sua empresa é repensar o seu negócio. Transformação digital é muito mais do que a adesão da tecnologia nos processos da empresa.

É uma mudança que atinge todas as etapas do negócio e exige também uma mudança cultural, que passa muito pela mudança de pensamento daqueles que fazem a empresa girar. Sem uma mudança de cultura fica impossível transformar seu negócio.

A dica é analisar o mercado da sua empresa e traçar planos para o futuro, entender potenciais ameaças ao seu produto ou serviço e tentar adequar sua empresa para essas rupturas que surgirão.

Envolva todos

Transformação digital não é papel só do setor de TI da sua empresa. Como você pode ver, é uma mudança que envolve todos os setores da empresa. Por isso, é fundamental que todos estejam envolvidos nessa mudança. E só assim os resultados serão duradouros e permanentes.

Por exemplo, a implantação de estratégias de Inbound Marketing, envolve a participação e integração dos times de marketing, vendas, desenvolvimento e customer success. Sem comunicação e integração entre esses setores a aplicação dessa metodologia corre grande risco de se falha.

Capacite seu time

Não basta implantar uma super ferramenta que vai triplicar os resultados da sua equipe e não ter profissionais capacitados para utilizá-la. Esse tipo de situação é um dos maiores vilões da implantação de novas tecnologias nas empresas.

Para driblar essa dificuldade é preciso investir na capacitação da sua equipe através de treinamentos e qualificações constantes. Lembre-se que a tecnologia muda constantemente e seu time deve acompanhar esse ritmo.

Além de manter seu time atualizado e capacitado, investir em treinamentos é um dos benefícios mais valorizados pela geração Millennial.

Avalie seus processos

Sabe aquela frase: “sempre foi assim” que muitas vezes ouvimos quando ocorre uma proposta de mudança? Não deixe que esse pensamento tome conta da sua empresa, pois, muitas vezes, através da mudança de processos descobrimos como realizar tarefas com maior eficiência e melhores resultados.

Digitalize a inteligência do negócio

Coloque a tecnologia para auxiliar na sua tomada de decisão. Com o surgimento de tecnologias como o Big Data e Business Intelligence ficou muito mais fácil e inteligente basear suas decisões em dados e estatísticas. O que antes era feito pelo feeling e experiência dos tomadores de decisão, hoje está nas mãos da inteligência de dados. E isso é muito bom, pois uma gestão baseada em dados torna as decisões muito mais precisas.

Explore novas possibilidades

Um dos maiores benefícios da transformação digital é a possibilidade de explorar um mundo novo. Novas ideias, novas tecnologias, novas oportunidades, novos mercados e muito mais.

Não limite a capacidade da sua empresa e incentive novas iniciativas, novas experiências possibilidades. Um exemplo é a virtualização de serviços. Sua empresa não precisa mais se preocupar em manter servidores físicos. Você pode optar por uma estrutura de Cloud Computing para manter seus serviços na nuvem sem preocupar com a manutenção dessa estrutura. Além de economizar muito e ter um serviços de alta disponibilidade.

Desafios da Transformação Digital

Agora que você entende como começar a transformar sua empresa, precisa entender alguns pontos muito importantes sobre essa mudança. O primeiro deles é que não existe transformação digital sem que haja envolvimento de todos os setores da empresa. Não basta seu time de Marketing, por exemplo, adotar práticas digitais ou seu time de desenvolvimento trabalhar com tecnologias hypadas e usar metodologia ágeis que a transformação está acontecendo na sua empresa. Transformar uma empresa exige a participação de todos e é muito diferente da adoção de novas tecnologias em alguns setores.

Outro ponto importante que devemos salientar é que não basta, por exemplo, ter uma fanpage no Facebook e investir em anúncios pagos ou testar novas ferramentas sem que isso esteja alinhado aos objetivos da empresa. Como você pode perceber essa mudança está relacionada não somente a mudança de processos, mas sim de cultura, de pensamento de todos os envolvidos.

Também é preciso estar atento ao uso correto das tecnologias. Um ótimo exemplo disso é o Big Data, que em alguns casos acaba sendo usado de maneira incorreta. Muitas empresas buscam dados e medem informações que não são relevantes para seus negócios.

O que achou dos passos para iniciar a transformação digital na sua empresa? Sua empresa está preparada? Comente com a gente seus desafios.

Transformação Digital

Comente este post