Instalei um tema: e agora?
Depois de criar um site em WordPress e instalar um tema, você pode continuar dando sua cara à página. Cada tema pode trazer recursos específicos para a sua página, e você pode modificá-los e editá-los com facilidade diretamente do seu painel de WordPress. Voltando para o nosso último post, após instalar o tema através da tela Aparência você poderá ver sua página já com o visual escolhido. Logo após a instalação você pode configurar alguns detalhes do seu site ou blog antes de começar a editar o aspecto visual.
Na aba de Configurações, você pode definir alguns dos elementos que aparecerão no seu site, como o título, a descrição da sua página, a estrutura dos links, como a data será mostrada.
Editando seu tema em WordPress
Para editar os elementos do seu tema, acesse Aparências -> Personalizar.
O legal desta forma de modificar sua página é que você poderá ver as mudanças conforme for realizando-as. Algumas das opções que temos de personalização são:
Título e Descrição do Site
Da mesma forma como você editou o nome e a descrição do site em Configurações, é possível fazer essa modificação nesta etapa também.
Cores
Troque as cores do seu tema: seja o fundo da tela ou as cores do texto.
Imagem do Cabeçalho
Aqui você pode incluir uma imagem para ser o cabeçalho.
Widgets
Widgets são funcionalidades que podem ser incluídas ou retiradas do seu site. O tipo de Widget disponível vai variar de acordo com o tema escolhido. Neste caso, é possível incluir algumas funcionalidades como as Categorias dos posts e os comentários mais recentes.
Também é possível adicionar blocos de HTML, últimos posts (no caso de um blog), campo para pesquisa ou uma lista de páginas.
Você pode escolher a posição dos widgets. Neste caso, é possível incluí-los em nas barras laterais e no rodapé.
Depois de fazer todas as alterações, lembre-se sempre de clicar em Salvar e Publicar para que suas alterações ser publicadas.
Boas práticas para o WordPress
Para encerrar esta série de posts sobre como criar um site em WordPress, reunimos algumas boas práticas para você aproveitar ao máximo os recursos desta plataforma:
- Mantenha a versão do WordPress e dos plugins sempre atualizada: isso contribui para uma maior segurança do seu site.
- Use imagens mais leves: imagens pesadas podem comprometer a velocidade do seu site. Uma boa dica é usar uma ferramenta como o Compressor.
- Sempre confira plugins antes de instalá-los: confira a origem e o número de downloads dos plugins antes da instalação. Isso também contribui para a maior segurança do seu site.
Para saber mais sobre WordPress, configura os artigos sobre plugins e segurança.
Link permanente