wordpress para iniciantes

Se você busca uma solução simples e completa para a construção de seu site ou blog, encontrou o que procurava. O WordPress é uma ferramenta que ajudará você na criação da sua página, com todos os recursos que você precisa.

“Ai, mas eu não entendo nada dessas coisas de tecnologia”

Relaxa e lê este post até o final que esse guia para iniciantes vai auxiliar você nessa missão.

Conta de hospedagem

Antes de qualquer coisa, você precisa contratar um serviço de host para hospedar o seu site ou blog, e também um registro de domínio para o endereço que você deseja.

Depois deste passo, você precisa de um banco de dados (levando em consideração que o WordPress usa PHP e o MySQL como banco de dados, então é importante que tenha suporte as duas tecnologias) e criar um login e senha para eles, sendo diferentes dos usados para o acesso à hospedagem.

Caso você esteja se perguntando: o banco de dados é um conjunto de informações vitais para a empresa que, organizadamente, fazem sentido dentro de um contexto.

Instalar o WordPress

Inicialmente, você precisa fazer o download do arquivo de instalação. Você encontrará uma pasta e precisará descompactar, depois disso é necessário que você envie para o seu servidor. Neste momento, você precisa ter o banco de dados citado anteriormente, já pronto.

Agora vá até a barra de endereço do seu navegador e digite o endereço do seu site, abrirá uma tela de boas-vindas com alguns dados que você irá precisar para continuar com a instalação. Clique em “Vamos lá!” para prosseguir.

Em seguida, irá surgir um formulário com alguns dados para você preencher. Você deverá preencher de acordo com as informações do seu banco de dados criado para dar continuidade a instalação. Por fim, clique em “enviar”.

Agora que o WordPress já pode se comunicar com o seu banco de dados, continue o processo clicando em “instalar”. Então, aparecerá uma tela para você preencher as informações de acesso e criar sua senha (crie alguma de fácil memorização, ou se você tiver problema para memorizar coisas, anote em um local seguro). Após colocar todas as informações solicitadas, finalize a instalação.

Quando finalizada a instalação do arquivo, você terá que inserir seu usuário e senha para realizar o acesso ao seu site/blog. E voilà! Está pronto para usar todos os recursos. 😃

Configurações básicas

Existem algumas configurações básicas para você alterar antes de começar a utilizar a plataforma.

Definir o avatar

O Gravatar é uma boa opção para que apareça imagens de usuários, mas pode ser que nem todos utilizem. O WordPress utiliza por padrão o Mymister Man. Você pode alterar essa configuração em Configurações > Discussão > Avatar.

Configurar o fuso-horário

Para isso, você precisará descobrir qual o seu fuso horário pelo UTC, pois o WP mantém o fuso em UTC+0. Esse passo é muito importante se você pretende programar suas publicações, caso contrário você não conseguirá postar nos horários certos.

Definir as permissões de discussão

O WordPress permite que os leitores comentem em posts, mas você pode escolher por deixar esta opção ativa ou não. Lembrando que a interação é algo essencial para o engajamento.

Para alterar estas configurações, vá em Configurações > Discussão.

Escolhar usar ou não WWW

A diferença entre ter ou não o WWW, em termos de SEO, é nenhuma. Basicamente, quando não há, o servidor redireciona para o site. Porém, se você decidir alterar posteriormente, poderá ter problemas de indexação, gerando duplicação de conteúdo, o que seria péssimo em relação a SEO. Logo, fica a critério individual esta opção.

Gerenciar temas

Os temas são recursos muito importantes em termos estéticos. Para você acessá-los, vá até Confirgurações > Aparência > Temas, ou para personalizar Confirgurações > Aparência > Pesonalizar. Nesta área, você poderá configurar outras questões, como widgets e cores.

Caso você queira explorar melhor o assunto, este post do nosso blog pode ajudar você com isso.

Criar páginas

Um dos recursos mais importantes do WordPress é a criação de páginas e posts. Os posts aparecem de maneira cronológica na página de entrada, já a página serve para um conteúdo estático.

Para criar uma nova página ou publicação, clique em Painel > Páginas > Adicionar Nova. (Você pode substituir “páginas” por “posts” também)

Criar usuários

Para que você e outras pessoas tenham acesso ou direito de fazer alterações e publicações, é preciso a criação de usuários. Além de definir a categoria do usuário, você também pode escolher as permissões que ele terá em seu site/blog.

Clicando em Usuário > Adicionar Novo, basta você preencher os campos com os dados do novo usuário e criar uma senha.

Utilizar plugins

Por fim, você terá uma extensa quantidade de possibilidades com o WordPress, e o que facilitará isso são os plugins. Basicamente, eles adicionam algumas funcionalidades ao seu site ou blog e auxiliam você em algumas atividades. Você pode fazer o download deles na própria interface do WP.

Para que você possa aproveitar e filtrar os mais interessantes para você, este post do nosso blog lista alguns dos melhores plugins para WordPress.

Eai, gostou do nosso guia? Foi útil? Deixe seu comentário sobre o que achou e não esqueça de se inscrever em nossa news para receber mais conteúdos como este. E caso queira mais informações sobre WordPress, você pode ver nesses posts aqui.

Total
38
Shares
Comente este post