Todos já tivemos, em algum momento, o sentimento de ter muitas tarefas e pouco tempo – sem braços suficientes para resolvê-las. A falta de tempo é, inclusive, uma das principais causas de estresse no ambiente de trabalho*, podendo trazer prejuízos pessoais e profissionais para funcionários e empreendedores. Em pequenas e médias empresas isso pode ocorrer ainda mais, visto que, com equipes enxutas, a probabilidade de uma pessoa assumir diversas responsabilidades é bastante grande.
Uma boa notícia é que existem formas de contornar algumas tarefas – principalmente as online – e ganhar tempo e produtividade em alguns aspectos do dia a dia profissional ou mesmo pessoal. Além de ferramentas, como as que apresentamos neste post, existem formas de integrar aplicativos e ferramentas, e automatizar funções. Digamos, por exemplo, que você quer receber um e-mail toda vez que tiver alguma ligação perdida no seu celular ou que queira salvar todas as fotos do seu instagram no Dropbox: você pode fazer isso utilizando alguns serviços.
O IFTTT é um serviço que te permite conectar aplicativos do dia a dia e fazê-los trabalhar para você. IFTTT é a sigla de – if this than that – ou algo como se isso [acontecer] então aquilo [acontece]. Essas situações são chamadas de receitas e é possível criá-las conectando diferentes aplicativos utilizados diariamente, como celulares, redes sociais, e-mail e outras ferramentas. Você pode escolher os aplicativos de acordo com o seu sistema operacional (iOS ou Android) e montar diferentes receitas de acordo com recursos que utilize frequentemente.
O IF é chamado de Gatilho e o THAT é a ação, então você deve determinar a causa e consequência combinando diferentes serviços. Além, disso, na própria página do serviço, você pode escolher entre as receitas já prontas. Para empresas, é possível utilizar essa ferramenta para automatizar tarefas de redes sociais, blogs e ligações. Algumas receitas que podem ser utilizadas para empresas:
Receitas para Redes Sociais
Postar suas fotos do instagram como fotos nativas no Twitter é uma forma de distribuir o conteúdo de forma mais simples.
Da mesma forma, você pode aproveitar posts para a sua página do Facebook (neste caso é a página de empresa, não o seu perfil pessoal, mas existem receitas para perfis também).
Se você usa o Tumblr, pode aproveitar para twittar os novos posts.
Para quem usa o Buffer, você pode aproveitá-lo para transferir posts do Facebook para o Google+.
Importante para empresas B2B, o LinkedIn também pode ser automatizado: cada vez que você postar na página do Facebook, a atualização vai para a rede profissional.
Receitas para Produtividade/Trabalho em Equipe
Para quem leu o nosso post e agora utiliza o Trello: você pode criar cartões recorrentes, diários ou semanais para demandas que sua equipe tem que entregar de forma frequente.
Para quem utiliza aparelhos da Apple (e, consequentemente, sistema operacional iOS): você pode salvar os lembretes do seu celular em um checklist do Evernote.
Para quem precisa utilizar mais de um tipo de armazenamento: você pode salvar automaticamente os arquivos do Dropbox no Google Drive.
Para quem usa Slack: você pode encaminhar e-mails para um canal do Slack, dessa forma toda vez que chegar um email para o seu endereço suporte@suaempresa, seu time de suporte já fica sabendo na hora.
Receitas para WordPress
Para quem gosta de ter um backup dos posts, você pode enviá-los do WordPress para o Evernote.
Quer colocar um post e já divulgá-lo? Já mande para o Twitter e Facebook assim que publicar.
Receitas Pessoais
Não quer gastar bateria do seu celular? Receba uma notificação para desligar seu Wi-fi quando sair de uma localidade específica.
Para quem está preocupado com a saúde: você pode receber um alerta de hora em hora para lembrar de tomar água (lembre-se que é recomendado tomar 2L de água por dia).
Para saber se você deve levar um guarda chuva para o trabalho, envie diariamente um alerta para o seu e-mail.
O que você acha de automatizar algumas tarefas da sua empresa? Conhece outras formas de otimizar o tempo? Nos conte aqui nos comentários!
*De acordo com pesquisa do International Stress Management Association (Isma-BR) – 2014