Uma solução de email adaptada às necessidades da empresa, com diversos recursos de colaboração, alta disponibilidade e projetada especialmente para o mercado corporativo. O Email Exchange, ferramenta desenvolvida pela Microsoft, é uma opção em email profissional focada não só na comunicação entre usuários, mas também na organização e compartilhamento. A integração de mecanismos como calendário, agenda de contatos e tarefas, e os acessos via mobile, auxiliam na produtividade de equipes, gerando encaminhamentos mais rápidos e efetivos. Além disso, as possibilidades de escalabilidade e aquisição de contas por demanda são bastante atrativas, tanto para grandes corporações quanto para pequenas empresas, o que faz do Email Exchange uma das aplicações de email mais utilizadas no mundo.
Porém, ainda que não haja dúvidas de que o Email Exchange seja a melhor escolha para seu negócio, é importante saber quais tipos de conta você deve contratar. São dois os tipos: Basic e Enterprise. As contas são adequadas aos perfis de utilização e apresentam funcionalidades específicas. Nesse post faremos um comparativo entre as duas opções, explorando as vantagens de cada uma, a fim de auxiliar no processo de escolha.
Email Exchange: conta Basic
Indicada para usuários que precisem de utilizações mais simples, a conta de Email Exchange na modalidade Basic centraliza as funções essenciais de uma caixa de emails. Com um custo menor, este tipo de conta é sugerida para usuários sem grande demanda de recebimento, já que oferece um espaço de armazenamento reduzido (10GB), e que não necessitem de recursos mais elaborados, como compartilhamento de agenda, por exemplo. Para empresas com poucos funcionários, que mantenham sede física, com comunicações mais centralizadas, e que não necessitam de muitas resoluções externas, a conta Basic é a opção mais adequada para suprir demandas vitais. Em grandes organizações, vale uma reflexão sobre quais usuários se enquadram nas necessidades da conta Basic e quais precisam de uma mobilidade maior e de mais recursos de colaboração.
Na conta Basic, o usuário conta com recursos como lista de contatos, calendário e tarefas, que podem auxiliar em uma melhor organização de informações profissionais A única restrição, no entanto, é que essa modalidade não permite o compartilhamento de tais dados com outros usuários, como eventos, por exemplo. Com a conta Basic também é possível realizar acessos à caixa de emails via POP, protocolo offline que conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e finaliza a conexão, e via IMAP, protocolo online que conecta-se ao servidor, sincroniza a caixa de emails e permanece conectado para recebimento e envio de mensagens. Aliás, com configurações via IMAP também é possível acessar a caixa de emails Basic em dispositivos móveis, mas apenas para o recebimento e envio de emails (não permitindo a sincronização de outros recursos). Ambos os protocolos, no entanto, exigem a utilização de um programa de emails e configurações manuais pelo usuário. Para facilitar o acesso à caixa sem a necessidade de instalação de softwares, o Email Exchange disponibiliza uma versão web: o Outlook Via Web (OWA). Usuários da conta Basic também podem acessar seus emails diretamente no navegador de internet, em qualquer lugar, com sincronização em tempo real.
Email Exchange: conta Enterprise
Para usuários que demandam soluções mais elaboradas, a conta Enterprise é uma ótima opção, pois vai além das funções básicas da caixa de email. Além de todos os recursos da conta Basic, oferece possibilidades de compartilhamento, o que auxilia bastante em processos cotidianos de trabalho. Com um espaço em disco ampliado (50GB), as contas do tipo Enterprise são indicadas para usuários que precisam acessar sua caixa de emails em diferentes locais e que necessitam compartilhar tarefas com outros usuários, agendar reuniões, compromissos registrados em calendário ou mesmo uma lista de contatos. Em empresas de grande porte, com diferentes sedes, onde as comunicações são predominantemente online, essa é a opção mais recomendada.
As contas Enterprise não são indicadas somente para usuários estratégicos, mas para todos que requerem acessos e funcionalidades específicas. Imagine a seguinte situação: você está fora da empresa, precisa acessar sua agenda pelo smartphone e compartilhá-la com sua equipe. Apenas com o conta Basic, você não consegue acessar o recurso de calendário pelo celular e nem mesmo compartilhar as informações. Alinhada à exigências como essa, a conta Enterprise conta com o recurso ActiveSync, que permite a sincronização da caixa de emails em tempo real, via push, em dispositivos móveis, como iPhone, iPad, Android, Symbian e Windows Mobile. Assim, é possível ter acesso a todas os recursos e informações de sua conta, como calendário, agenda e tarefas, em qualquer lugar. Além disso, as contas Enterprise contam com a possibilidade de configuração simplificada. O usuário pode adicionar ou remover contas ou mesmo alterar configurações da conexão (POP e IMAP) apenas utilizando seu nome de usuário e senha, de forma automática, sem a necessidade de configurar manualmente, como na modalidade Basic.
Assim como as contas Basic, as contas de Email Exchange do tipo Enterprise também contam com todas vantagens da solução RedeHost, como garantia de 99,9% de disponibilidade, backup diário de toda a estrutura, sistema de filtro anti-spam, migração facilitada e atendimento ninja 24×7.
Conta Basic vs. Enterprise: comparativo
Alinhe suas demandas e escolha as opções de conta mais adequadas aos usuários de sua empresa. Compare as funcionalidades das modalidades Basic e Enterprise e adquira o pacote de contas mais alinhado com suas necessidades. Lembre-se: você pode começar até mesmo com uma conta, apenas pagando um pequeno valor, sem necessidade de compra de servidores, intalações, configurações e etc. O Email Exchange permita que você adicione ou mude o plano de suas contas sempre que necessário, assim você só paga pelo que for utilizar.
Saiba mais sobre o Email Exchange da RedeHost e fale com um de nossos especialistas.