Muitas empresas de grande e médio porte executam sistemas de E-mail próprios, isso inclui servidores de correio, servidores de acesso para clientes, servidores de roteamento interno, pastas públicas, filtragem de e-mail, armazenamento de caixas postais e arquivamento quando necessário. Isso envolve investimento em aparatos tecnológicos que garantam a eficiência do serviço de e-mail, além do custo com profissionais para gerenciar esse cenário.
Todo um parque tecnológico voltado para a eficiência de um serviço de e-mail de certo nível corporativo, isso sem falar no custo com profissionais para gerenciar esse cenário. Algumas empresas ainda executam versões muito antigas de sistemas de e-mail de um ou vários fornecedores. Veja porque cada vez mais empresas migram seus emails locais para a nuvem:
Características que definem o e-mail baseado na nuvem
É administrado por outra empresa e/ou executado no centro de dados da mesma. Esta categoria inclui alguns terceirizados tradicionais, como empresas de host, por exemplo. Inicialmente o e-mail baseado na nuvem teve grande aceitação entre as pequenas empresas, porém a ampliação dos recursos desses provedores de serviços de e-mail gerou maior adesão de empresas de médio e grande porte também, atendendo hoje os mais diversos segmentos do mercado
Custos a considerar no modelo de e-mail local
- Os custos de software, em grande maioria, incluem manutenção e suporte.
- Os custos de armazenamento se acumulam com o tempo (e os anexos também.)
- Os custos de pessoal incluem a administração de todos os itens da solução.
- Os custos de hardware incluem sistemas operacionais, energia e centro de dados.
Fatores determinantes para o e-mail baseado na nuvem
- Os executivos móveis solicitam caixas postais grandes e mensagens móveis?
- Os profissionais em geral precisam de um cliente de e-mail dedicado, mas as caixas postais podem ser menores?
- Os usuários ocasionais não precisam ter caixas postais grandes ou clientes de e-mail dedicados?
Benefícios definitivos
Aloque os profissionais de TI valiosos em projetos mais voltados para os negócios. O custo de oportunidade da administração local do e-mail é que o seu pessoal precisa dedicar tempo ao suporte do e-mail e não a projetos que geram receita! O administrador do e-mail não seria muito mais valioso se estivesse disponível para ajudar a implementar um aplicativo de vendas cruzadas na central de atendimento ou aprimorar a qualidade dos dados em uma métrica empresarial como o risco de churn ou a previsão da demanda sazonal?
Segundo essa visão, podemos trazer o e-mail para a nuvem de duas formas:
Sempre execute as configurações e os softwares mais recentes, sem as dificuldades das atualizações. Como qualquer profissional de TI sabe, manter os softwares de cliente e servidor atualizados e seguros é uma dor-de-cabeça enorme, mas quando o trabalho é realizado corretamente ninguém percebe. Um provedor baseado na nuvem normalmente assume a carga de manter seu software de filtragem de mensagens e as configurações sempre atualizadas, para que os novos vírus não consigam entrar. Faça investimento em SaaS (software como serviço) aqui na RedeHost, experimente o Email Exchange.
Transfira a carga financeira das despesas iniciais de capital (capex) para as despesas operacionais (opex). Para um executivo de negócios, o maior benefício do e-mail baseado na nuvem é que você não contabiliza dívidas e ativos de hardware e software nas demonstrações financeiras. O benefício financeiro de pagar conforme o uso em vez de fazer um grande investimento inicial vai agradar quem administra qualquer orçamento e certamente também ao diretor financeiro. Faça um investimento em IaaS (infraestrutura como serviço) e monte um servidor de e-mail usando o Cloud Server.