Segundo dados do State of Inbound Report 2016, da HubSpot, a criação de um blog é a segunda maior (66%) prioridade das empresas quando o assunto é Inbound Marketing — ficando atrás somente de ações de crescimento em presença orgânica e SEO (69%).
O motivo é simples, quem não deseja mais pessoas visitando seu site, não é mesmo? Quem investe na criação de um blog sabe que esse é um dos benefícios em criar conteúdo. Imagine que você é uma empresa que vende piscinas e escreve um artigo sobre cuidados com água ou sobre o uso correto do cloro para tratamento da água. Esse post pode atrair (e muito!) as pessoas que desejam comprar uma piscina para aproveitar as tardes de calor no verão. Mas, como isso é possível? As vantagens para quem investe na criação de um blog e produção de conteúdo são inúmeras:
- Mais tráfego para seu site;
- Converter visitantes em leads e, depois, clientes;
- Ajuda a estabelecer autoridade para sua marca;
- Impulsionar resultados a longo prazo;
- Maior presença orgânica (lembra da primeira prioridade?)
Se você deseja criar um blog para sua empresa, mas não sabe quais passos seguir ou quer dicas para potencializar sua estratégia de Inbound Marketing, não deixe de conferir esse superguia.
Antes de criar um blog, eu preciso(…)
Antes de falarmos sobre a parte técnica da criação de um blog (domínio, hospedagem e CMS), vamos falar sobre o planejamento da sua estratégia digital.
Definir objetivos
Sem um objetivo é difícil saber onde se quer chegar, certo? No marketing digital não é diferente. Antes de criar um site, um blog ou perfil no Facebook, é preciso saber quais serão suas metas com esse novo canal: atrair mais clientes para seu site, gerar mais visibilidade para sua marca, aumentar sua presença digital (ou todas essas juntas)? Definir onde se quer chegar vai ajudar a entender quais canais são importantes para você. Portanto, antes de tudo, faça essa análise e determine seus alvos.
Persona
Feito isso, é fundamental conhecer o seu cliente. Saber quais são os seus problemas, o que ele espera quando procura um produto como o que você oferece, o que ele precisa para usar seu produto melhor, entre outras coisas. Essa definição vai ajudar muito na hora de criar a pauta para os posts do seu blog.
Recomendamos que você invista um tempo na criação de personas. Persona (ou Buyer Persona) é um termo criado por Alan Cooper para a representação do seu cliente ideal e foi criado para auxiliar as empresas a entender melhor quem é o cliente, como ele se comporta, quais problemas ele enfrenta e o que ele precisa.
- Se deseja mais dicas sobre como criar suas personas, confira esse post.
Criando o blog para sua empresa
Chegou o momento de colocar a mão na massa e começar a dar forma ao seu blog, por isso, separamos algumas dicas técnicas que vão guiar você na hora de montar o blog.
Domínio
Já decidiu qual será o nome do seu blog? A escolha de um bom nome de domínio é o passo mais importante na criação da sua presença online. Lembre-se que o domínio é seu nome, a hospedagem é a sua casa e o site é a sua roupa. Lembre-se que o domínio é o seu endereço, a hospedagem de sites é o seu prédio e o seu site é o apartamento onde as informações da sua empresa estarão. Só para ter uma ideia da importância de um bom domínio, segundo pesquisa do eMarketer, no Brasil, 46% dos usuários digitam o domínio diretamente no navegador, sem pesquisar em buscadores como o Google, por exemplo.
Algumas dicas superimportantes:
- Escolha um nome fácil de digitar e memorizar;
- Insira palavras-chave que conversem com seu produto;
- Tente escolher um nome curto e simples, fácil de ser lembrado e soletrado;
- Pesquise termos relacionados à sua área de atuação em um site como o Google Trends, para ver qual é o volume de buscas destas palavras;
- Fale em voz alta o nome do seu domínio para testar a sonoridade.
- Quer saber tudo sobre registro de domínio? Confira esse post.
Domínios, Subdomínios e Diretórios
Se a sua empresa já tem um domínio registrado é muito comum que seu blog esteja atrelado a esse domínio por meio de um subdomínio ou diretório. Mas, qual a melhor opção? Primeiramente, vamos entender melhor o que são subdomínios e diretórios.
Subdomínios (blog.dominio.com.br)
Subdomínios são segmentações do seu domínio principal, que podem conter uma aplicação totalmente isolada do domínio principal, seja fazendo uso de subdiretório do mesmo host, ou até através de um redirecionamento de DNS, que aponta o usuário para outro Host.
Diretórios (dominio.com.br/blog)
Diretórios são pastas dentro do diretório raiz da sua hospedagem. Esta estrutura permite melhor organização do conteúdo do site, além de proporcionar uma estrutura lógica da sua URL.
Qual a melhor opção para seu blog?
Se você está desenvolvendo um blog que vai oferecer conteúdo apenas em português e não tem intenção de utilizar o mesmo ambiente para outras aplicações, então a melhor alternativa é registrar um domínio com extensão de país (por exemplo, com.br) e deixar tudo na raiz.
Hospedagem
Tão importante quanto o registro do domínio do seu blog é escolher uma hospedagem de sites que não vá te deixar na mão. Uma hospedagem de qualidade vai contribuir para o sucesso do seu blog. Imagine que você escreveu um ótimo artigo, daqueles que vão jogar suas taxas de conversão lá para cima e seu blog está fora do ar porque seu site atingiu o limite dos recursos do seu plano. Para essa situação não acontecer criamos um checklist com os principais itens para observar na hora de escolher sua hospedagem de sites. Se deseja saber mais sobre cada item da lista você, pode conferir este post e este outro aqui.
- Quantos recursos seu blog vai consumir?
- Qual valor pretende investir em uma hospedagem de sites?
- Qual a necessidade de configuração que precisa em seu blog?
- A empresa escolhida oferece suporte aos principais CMSs do mercado?
- É possível escalar recursos caso seu blog cresça?
- Quais linguagens de programação são suportadas pela hospedagem?
- Qual a capacidade de tráfego e espaço em disco ofertados pelo host?
- A linguagem de programação utilizada no blog será a mesma do site? Se não, será preciso criar um ambiente específico para ele.
Se você já possuiu uma hospedagem contratada para seu site é só criar um subdomínio, escolher o CMS que deseja e pronto. Caso o seu blog utilize uma linguagem de programação diferente do seu site (por exemplo, site em ASP.NET e blog em PHP) será preciso criar um ambiente específico para o blog.
CMS
Depois de escolher o seu domínio e a hospedagem de sites ideal para seu blog, chegou a hora de definir como ele vai funcionar. Um carro não funciona sem motor, certo? Com seu blog é mais ou menos isso que acontece, e uma das melhores plataformas para blogs são os famosos CMS (Content Management System), que são sistemas gerenciadores de conteúdo que irão funcionar como motor do seu blog.
Além de fáceis de usar, CMSs possuem diversos plugins ou módulos que servem para complementar as páginas, como melhorar o posicionamento em SEO, captar contatos para sua lista de e-mails ou botões de compartilhamento social. Além disso, existe uma enorme variedade de temas e templates para deixar seu blog com a sua cara. Atualmente, existem três CMSs que lideram esse segmento: o WordPress, o Joomla e o Drupal.
A escolha do CMS mais indicado para seu blog varia de acordo com a sua necessidade, conhecimento técnico e complexidade da página que vai desenvolver. Para ajudar na escolha você pode conferir esse post sobre as três plataformas e suas particularidades.
Como falamos antes, uma das maiores vantagens de usar um gerenciador de conteúdo no seu blog é a enorme quantidade de plugins que podem, além de personalizar sua página, oferecer ótimos recursos para sua estratégia digital. Listamos boas opções de plugins para fazer otimizações SEO, captar e-mails para sua newsletter e compartilhar seus posts nas redes sociais e também alguns temas para personalizar sua página.
Otimização SEO
WordPress: Yoast SEO
Joomla: ACESEF
Drupal: Pathauto
Captura de e-mails
WordPress: Bloom
Joomla: Perfect Ajax Popup Contact Form
Drupal: Contact Forms
Social Media
WordPress: Ultimate Social Media
Joomla: JFBConnect
Drupal: AddToAny
Temas
Diretório de temas do WordPress
ThemeForest
RocketTheme
TemplateMonster
Marketing
Agora que já resolvemos as questões técnicas do seu blog e já definimos aspectos importantes, como escolher e registrar o domínio, escolher a hospedagem de sites ideal para o blog e definir o CMS que vamos utilizar, chegou o momento de pensar nas estratégias de marketing.
Planejamento de conteúdo
Planejar o conteúdo que irá tratar no seu blog é um dos passos mais importantes e legais. É hora de dar espaço para a criatividade e pensar em pautas interessantes e que auxiliem sua persona a dar o próximo passo. Para ajudar no planejamento uma ótima dica é pensar no funil de vendas.
O funil ajuda a entender quais os tipos de conteúdos devem ser produzidos para cada estágio em que seu cliente se encontra. A ideia é que cada material desenvolvido faça com o que cliente avance uma etapa na sua jornada de compras. Com o entendimento da sua persona aliado a um funil bem definido fica fácil planejar e executar ações. Na prática isso quer dizer que, se você sabe o que o seu cliente precisa e sabe qual o tipo de conteúdo deve produzir, a chance de atingi-lo é maior do que simplesmente escrever um post sem conhecimento do que o cliente deseja.
Você também pode utilizar ferramentas para buscar alternativas de palavras-chave e pautas para seu blog. Além de fornecer oportunidades de conteúdo, a busca por keywords oferece uma mostra do que se passa na cabeça do cliente.
Algumas opções interessantes são:
Newsletter
Tenha certeza de duas coisas: e-mail marketing não está morto e será seu grande aliado. Sabe aquele post maravilhoso que vai gerar ótimas conversões no seu blog? Que tal disparar uma newsletter para todos os seus contatos assim que publicar ele?
Usar o e-mail marketing como aliado da estratégia digital significa impulsionar seu conteúdo. Sabe porquê?
- E-mail é 40 vezes mais eficaz na aquisição de novos clientes do que o Facebook ou Twitter. — McKinsey
- E-mail tem a maior taxa de conversão (66%), quando comparado a redes sociais, mala direta e muito mais. — DMA
- E-mail marketing impulsiona mais conversões do que qualquer outro canal de marketing, incluindo pesquisa e social. — Monetate
- E-mail marketing tem um ROI (Retorno Sobre o Investimento) de 3800%. — DMA
Depois destes dados fica difícil contrariar as vantagens do e-mail marketing, não é?
- Se precisa de ajuda para escolher a ferramenta de e-mail marketing que vai usar, confira esse post e tire todas as suas dúvidas.
Redes Sociais
Outra estratégia importante para divulgar seu blog é publicar uma atualização nas redes sociais da sua empresa sempre que seu blog tiver conteúdos novos. Para saber em quais mídias sua empresa deve estar presente é preciso conhecer seu cliente (as personas, outra vez) e saber em quais redes sociais ele está presente. De nada adianta estar no Snapchat, por exemplo, se o seu cliente potencial só usa o Twitter.
Preparado para colocar seu blog no ar? Se tiver alguma dúvida é só comentar aqui que vamos responder 😉