O que observar na hora de contratar uma hospedagem de sites?
contratar uma hospedagem de sites

Você já sabe que ter um site é uma das melhores formas para destacar seu negócio na internet. Sabe também que um site bem planejado se torna uma excelente ferramenta de marketing e uma ótima fonte de conversões, não é mesmo?

A escolha de uma boa hospedagem contribui para que seu site se torne aliado na sua estratégia digital. Um serviço de qualidade oferece recursos e benefícios que vão garantir que seu site esteja sempre online.

Planos de hospedagem

O primeiro passo na hora de contratar uma hospedagem de sites é entender e escolher qual o melhor plano para o seu site. Para isso é preciso atentar para alguns fatores: os recursos que o seu site necessita, o valor que você pretende investir e a necessidade de configuração.

No geral, a maioria dos planos de hospedagem compartilhada partem de valores mais acessíveis financeiramente. Nesse tipo de plano os recursos são mais limitados, como menor espaço em disco e memória e banco de dados. Esse tipo de plano é indicado para sites menores, que consomem menos recursos.

Agora, se o seu site ou loja virtual possuem muitos acessos a hospedagem compartilhada não é indicada. Será necessário escolher uma opção mais robusta, que forneça mais recursos para sua página. Nestes casos, é aconselhável optar por um Cloud Server, por se tratar de uma opção com mais recursos. Na RedeHost, por exemplo, você pode montar um Cloud Server com 64GB de memória e 1TB de espaço em disco.

Outro fator relevante se refere ao gerenciamento do servidor, que que pode ser feito pela empresa de host ou por você. Este é um ponto muito importante, pois se você ou sua equipe não dispõem de conhecimento técnico para realizar manutenções e alterações no servidor, é vantajoso escolher um plano de hospedagem em que a empresa de host faça o gerenciamento do servidor.

Para escolher o melhor plano para seu site, você deve saber quantos recursos seu site irá consumir para escolher uma opção que se adeque à sua necessidade.

  • Conheça os diferentes planos de hospedagem aqui.
  • Você pode saber mais sobre os planos Cloud Server aqui.
  • Você pode saber mais sobre os planos de hospedagem aqui.

Recursos

Um fator extremamente importante no momento da contratação de uma hospedagem de sites é conhecer os serviços e recursos oferecidos pela empresa. Confira uma lista de recursos importantes que farão a diferença no seu site e a empresa de host não pode deixar de oferecer:

Painel de controle

Através do painel de controle é possível controlar diversos fatores do seu site, como criação de contas de e-mail, registros DNS, banco de dados e gerenciador de arquivos. Certifique-se de que o painel de controle da empresa escolhida é prático e fácil de usar. Assim você evita dores de cabeça desnecessárias o ter que utilizar um painel de complexo de utilizar.

E-mails

Contas de e-mail personalizadas @suaempresa são a porta de entrada para comunicações profissionais. Verifique se a empresa escolhida fornece contas de e-mail gratuitas para sua empresa inclusos no plano de hospedagem.

FTP e SSH

FTP – File Transfer Protocol – é um protocolo para envio de arquivos entre computadores pela web. Através dele, você pode enviar dados e informações do seu computador para o seu site de maneira fácil e segura. Já o Secure Shel (SSH) é uma ferramenta que permite, através da criptografia, acessar remotamente máquinas Linux de maneira bastante segura.

Verifique se a opção de host escolhida possibilita o uso de FTP e SSH para publicar, alterar e transferir dados do seu site.

CMSs

Se você decidir usar um CMS como motor do seu site, certifique-se de que a empresa escolhida ofereça suporte aos principais CMSs do mercado — WordPress, Joomla e Drupal — e que a instalação seja simples e descomplicada.

Escalar recursos

É muito comum que a primeira hospedagem de sites contratada seja uma opção compartilhada, que exige baixo investimento e é de fácil contratação, e à medida que seu site vai crescendo você precisará de mais recursos, como espaço em disco, memória e banco de dados. Quando analisar as opções de host para seu site, procure saber se quando precisar de um upgrade em seu plano essa mudança é fácil de acontecer e não causará problemas para seu site, como downtime durante a migração.

  • Para conhecer todas as opções de hospedagem de sites e compará-las, clique aqui.

Linguagens de programação e banco de dados

A linguagem de programação em que seu site será desenvolvido irá determinar qual o tipo de hospedagem você deverá contratar. Por exemplo, servidores Linux, no geral, têm servidor web Apache e suportam linguagens de programação PHP, Perl e Python e bancos de dados MySQL ou PostgreSQL. Já servidores Windows, geralmente usam IIS (Internet Information Services) e suportam linguagens ASP ou ASP.Net e bancos de dados SQL Server.

É muito importante certificar-se de que a hospedagem escolhida ofereça suporte à linguagem em que seu site foi desenvolvido.

Espaço em disco e tráfego

Engana-se quem pensa que espaço em disco e tráfego são ilimitados. Para que fique claro: tráfego é quase ilimitado, pois a banda de seu site está limitada a 2Mb/s. Isso é um ótimo valor, pode ter certeza. O espaço em disco também é limitado, pois discos rígidos possuem uma capacidade limitada. Por este motivo, fique atento quanto a capacidade de tráfego e espaço em disco ofertados pelas empresas de host antes de contratar.

  • Já falamos sobre esses e outros mitos que envolvem a contratação de uma hospedagem aqui.

Extensões de domínio

Até algum tempo atrás esse não era um ponto determinante para a escolha de uma empresa de hospedagem. Agora, porém, com as diversas novas opções de extensão de domínio e as diversas possibilidades que elas oferecem, escolher um host que comercialize essas novas TLDs pode ser interessante para turbinar a sua estratégia digital.

Plataformas de e-commerce

Se você estiver pensando em criar uma loja virtual para vender seus produtos pela web, certamente vai precisar escolher uma plataforma de e-commerce. Neste caso, a dica é verificar quais plataformas o host escolhido suporta e se a instalação delas é fácil de realizar.

Checklist: O que observar antes de contratar uma hospedagem de sites

Preparamos um checklist para você poder acompanhar quais são os itens que a empresa de host deve oferecer para sua hospedagem de sites:

Checklist: O que observar antes de contratar uma hospedagem de sites

Escolha uma empresa confiável

Na internet seu site funciona como vitrine para seus produtos ou serviços e, assim como uma vitrine, quando está fechada, ou fora do ar no caso de um site, não irá atrair a atenção dos clientes que passam por ele. Para garantir que essa situação não aconteça, o primeiro passo é pesquisar sobre a empresa de hospedagem que está cotando para cuidar do seu site. Algumas informações importantes devem ser analisadas:

  • Há quantos anos a empresa está operando?
  • Quantos clientes a empresa possui?
  • Quantos sites a empresa já hospedou?
  • Como esta empresa é avaliada por seus usuários?
  • A empresa possui boa reputação em sites de reclamação, como o Reclame Aqui?
  • Quantos data centers a empresa possui? E onde eles estão localizados?

Ficou com alguma dúvida sobre os itens necessários para uma boa hospedagem de sites? Você pode entrar em contato com nossa equipe para tirar as suas dúvidas.

Contratar hospedagem de sites

Comente este post