Mitos e Verdades sobre Hospedagem de Sites
hospedagem de sites mitos

Atualmente, existem cerca de 1,046,162,500 sites no mundo (e esse número não para de crescer)  e, se você levar 3 minutos para ler este post, em média 900 sites serão colocados no ar.

Com um número cada vez maior de empresas sendo lançadas ao mundo digital, existe também um grande número de opções para hospedar seu site. Para escolher a empresa ideal para seu site é preciso conhecer todas as questões que envolvem uma hospedagem. Como, por exemplo, será que optar por uma opção gratuita é vantajoso para minha empresa, ou pode prejudicar minha imagem no meio digital?

Pensando nisso, para responder a essas e outras indagações, vamos desmistificar algumas questões pertinentes à contratação desse serviço fundamental para solidificar a presença da sua marca na web. Vamos lá?

Mitos e Verdades da Hospedagem de sites

Hospedagem de Sites
Você provavelmente deve lembrar do programa americano MythBusters, não é mesmo? Para quem não se recorda, o programa era apresentado pelos especialistas em efeitos especiais Adam Savage e Jamie Hyneman, no qual usavam elementos do método científico para testar a veracidade de rumores, mitos urbanos, cenas de filmes, provérbios e vídeos da internet.

Pois bem, chegou o momento de desvendarmos os mitos e verdades que envolvem a contratação de uma hospedagem de sites. Preparado?

Tráfego ilimitado – mito ou verdade?

Mito. Apesar de algumas empresas prometerem planos com tráfego ilimitado, essa possibilidade não existe. O tráfego é quase ilimitado, pois segue algumas regras:

A banda de seu site está limitada a 2Mb/s. Isso é bastante coisa, acredite. O próprio site da RedeHost possui mais de meio milhão de acessos por mês e consome quase isso.
Você não pode hospedar arquivos grandes (na casa dos GB), ou seja, não tente fazer um mega upload.
Você não pode hospedar um site de vídeos (a menos que os vídeos estejam em outro site, como o Youtube).

Por exemplo, você acha que o Google poderia contratar um plano de hospedagem na RedeHost pelo valor de R$19,90 e hospedar o google.com aqui?

Hospedagem de sites grátis não é uma boa opção – mito ou verdade?

Verdade. A máxima de que o barato sai caro é válida para essa questão. Isso porque hospedagens gratuitas oferecem um serviço de baixa qualidade.

Muitas empresas condicionam a gratuidade à inclusão do nome da empresa de hospedagem no seu domínio, por exemplo, www.suaempresa.hospedagemdesites.com.br. Isso pode afetar negativamente seu site, pois esse tipo de domínio pode passar uma má impressão para os seus clientes, além de causar dificuldades em termos de otimização para mecanismos de busca.

Sem contar que a gratuidade na hospedagem se dá em troca de anúncios que serão exibidos em seu site, sem nenhum controle de tipo, qualidade e quantidade de anúncios que serão exibidos.

Por último, mas não menos importante, uma hospedagem gratuita oferece suporte técnico limitado. Se o seu site estiver fora do ar ou necessitar de alguma manutenção, você poderá esperar dias pela resolução do problema, ou pior, não ter sua solicitação atendida.

Banda ilimitada – mito ou verdade?

Mito. Largura de banda é a quantidade de dados que podem ser transferidos do servidor para o usuário do seu site. Um servidor tem em média 2000 GB de banda por mês para dividir entre todos os site hospedados nele. A quantidade é imensa e dificilmente pode ser alcançadas por um site, não ilimitada.

Espaço em disco é limitado – mito ou verdade?

Verdade. Espaço em disco é a quantidade de espaço que a empresa permite que o seu site ocupe no disco rígido do servidor. Muitas empresas de host afirmam que possuem espaço em disco ilimitado, o que não é verdade, pois discos rígidos têm uma capacidade limitada. Por exemplo, aqui na RedeHost você pode começar com um plano com 15 GB de espaço em disco e, se necessitar de mais espaço, fazer o upgrade do seu plano. A boa notícia é que a maioria dos sites ocupa menos de 1 GB de espaço em disco.

O que observar na hora de contratar uma hospedagem de sites

Hospedagem de Sites

Suporte técnico

Caso precise realizar alguma manutenção em seu site é importante poder contar com um suporte técnico de qualidade e que possa ajudá-lo em eventuais dificuldades. Por isso, certifique-se que a empresa oferece suporte técnico gratuito por telefone, chat ou e-mail.

Garantia de Uptime

Uptime é o tempo em que o servidor da empresa de hospedagem está disponível. Ou seja, é o período em que o seu site terá a garantia de que não sairá do ar em virtude de manutenções nos servidores da empresa. O ideal é a empresa garantir um uptime próximo a 100%. Qualquer valor abaixo de 99% pode significar um site fora do ar com maior frequência do que o desejado.

Segurança SSL

SSL (Secure Sockets Layer) é uma tecnologia de segurança utilizada para codificar os dados trafegados entre o computador do usuário e o um website.

O protocolo SSL, através de um processo de criptografia dos dados, previne que os dados trafegados possam ser capturados, ou mesmo alterados no seu curso entre o navegador do usuário e o site com o qual ele está se relacionando, garantindo desta forma informações sigilosas como senhas, número do cartão de crédito ou e-mails.

Caso seu site processe dados pessoais de usuários ou até coleta dados críticos é necessário que a empresa contratada para hospedar seu site ofereça um certificado de segurança SSL.

Recursos Oferecidos

Um fator extremamente importante no momento da contratação de uma hospedagem de sites é conhecer os serviços e recursos oferecidos pela empresa. Por exemplo, se vai desenvolver seu site na linguagem PHP ou utilizar algum CMS (WordPress, Drupal ou Joomla) é indispensável que a empresa de host ofereça planos de Hospedagem Linux.

  • Confira aqui a listagem completa de linguagens de programação e banco de dados disponíveis na hospedagem de sites da RedeHost.

Histórico de Mercado

Seu site é o cartão de visitas na internet e deve receber todo o cuidado e atenção desde o começo da caminhada na jornada digital. Para isso é importante contar com uma empresa que atenda todas as suas necessidades.

Há 13 anos no mercado, a RedeHost atende clientes do Brasil inteiro a partir de sua sede no Rio Grande do Sul. Reconhecida pelo seu atendimento ninja e infraestrutura de ponta, é atualmente a única empresa de hosting brasileira 100% em cloud computing.

Hospedagem de Sites: Glossário

Preparamos um glossário com os termos mais utilizados sobre hospedagem de sites. Confira:

Hospedagem de Sites

Confira outros posts que podem ajudá-lo a escolher a hospedagem de sites ideal para você:

P.S.: Agora o número de sites na web é de 1,046,462,900. E não para de crescer…

Hospedagem de Sites

Comente este post