Como criar e restaurar meu site usando Snapshots
Snapshot

Manter seus dados e arquivos protegidos é uma grande preocupação para qualquer pessoa. Seja seus dados bancários, informações pessoais ou dados do seu site. Quando falamos em servidores, a preocupação com invasões e alterações de dados não diminui. Administradores de sites, sistemas e aplicações que necessitam alterar ou restaurar configurações e arquivos de suas aplicações precisam estar munidos de ferramentas que possibilitem reverter qualquer ação sem prejuízos ao funcionamento da aplicação.

Se você se identificou com essas situações, sabe que criar Snapshots é uma ótima forma de reverter qualquer ação realizada em seu servidor, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos mostrar como é fácil e rápido utilizar Snapshots para criar pontos de restauração em seu servidor.

O que são Snapshots

Snapshots são imagens do estado atual do seu servidor que podem ser tiradas a qualquer momento. É a forma mais rápida de realizar backup antes de realizar alterações no site, pois bastam alguns cliques para criar um instantâneo de todos os seus dados. Você pode criar Snapshots antes de criar, editar ou apagar dados do seu servidor. Por funcionarem como backups caso algo dê errado, você pode restaurar o servidor rapidamente voltando ao estado em que estava no momento quando o Snapshot foi criado.

Quanto custa? Ao contratar um Cloud Server na RedeHost você têm direito a 40GB para Snapshots/mês por apenas R$ 30,00.
Quando posso criar? Você pode tirar instantâneos manualmente a qualquer momento
Qual o limite? São permitidos criar 5 Snapshots.

O que são backups?

Backups são cópias de segurança. Fazer uma cópia de segurança dos dados armazenados em seu computador ou seu site é muito importante, não só para se recuperar de eventuais falhas, mas também para evitar uma possível infecção por vírus ou até uma invasão do sistema de dados. As cópias podem ser simples como o armazenamento de arquivos em CD Rom ou em Pendrives, ou até mesmo em um outro disco rígido.

  • Se você deseja realizar backup da sua aplicação, confira esse post que lista algumas soluções que você pode testar.

Como criar Snapshots e restaurar meu servidor Cloud Server

Criar um Snapshot do seu servidor e restaurá-lo posteriormente é muito fácil. Quer ver?

Passo 1

Acesse o painel de controle, clique sobre seu servidor e na opção “Snapshot”.

Painel Snapshot

Passo 2

Clique em “Habilitar Agendamento” ou “Criar Snapshot Agora”. Você terá duas opções para a criação de Snapshots: criar um Snapshot ou agendar a criação deles.

Agendar Snapshots

Você pode agendar a criação de Snapshot diários do seu servidor. Ao ativar esta opção serão criados diariamente, entre às 00:00hrs e 08:00hrs, um novo Snapshot de seu servidor, com um limite de 5 Snapshots e automaticamente o mais antigo será removido para que um novo seja criado.

DICA:Caso deseje criar um Snapshot fixo, que não seja removido automaticamente, utilize a opção “Criar Snapshot Agora”.

Feito isso clique em “Sim, quero habilitar o agendamento”.

Pronto, o agendamento foi criado e na próxima madrugada seu Snapshot será criado.

Criar Snapshots

Esta opção cria manualmente um Snapshot de seu site, você poderá fixá-lo para que não seja removido automaticamente. Para isso informe uma descrição para o Snapshot e marque a opção “Fixar este Snapshot” abaixo caso deseje que ele não seja removido automaticamente.

Pronto, o Snapshot está sendo criado e em até 10 minutos terá seu status atualizado no painel de controle.

Como restaurar o Cloud Server via Snapshot

Após criar seu Snapshot você pode restaurar seu Cloud Server facilmente. Veja como é simples.
FIQUE LIGADO: Não há como desfazer a restauração do servidor após a realização desse processo. As alterações realizadas após a data do Snapshot restaurado serão perdidas de forma irreversível.

Acesse o painel de controle, clique sobre seu servidor e na opção “Snapshot”.

Painel Snapshot

Clique na opção “Restaurar Snapshot”.

Clique em “Sim, quero restaurar este Snapshot” para confirmar o procedimento.

Pronto! O servidor está sendo restaurado e em até 10 minutos o processo será finalizado.

Viu como é fácil e rápido criar e restaurar seu servidor com Snapshots? Precisa de ajuda para realizar esse processo? Entre em contato com nosso suporte ninja, pois teremos o prazer em ajudar 😀

Comente este post