Cloud Computing Illustration

Sua empresa possui uma estrutura de TI realmente escalável? Se você não conseguiu responder com 100% de certeza, ou se você não sabe bem o que escalabilidade quer dizer, muita calma nessa hora! Esse assunto pode se tornar urgente nesse momento!

Um exemplo prático, que acontecia seguidamente e gerou uma bela discussão sobre escalabilidade na web, era o Twitter com sua famosa lentidão e a famigerada baleia aparecendo a toda hora e os twitteiros pirando. Bastava um pico de uso do serviço e o mesmo não aguentava e caía. Tudo isso devido à pouca escalabilidade que a infraestrutura do site tinha na época (ou de repente nenhuma). O problema foi resolvido provavelmente com a migração para uma estrutura de TI realmente escalável e hoje a situação está mais tranquila.

Escalabilidade é a capacidade dessa estrutura, de atender a uma demanda crescente de uso. Isso se alcança através da otimização dos recursos de infraestrutura, extraindo o máximo possível das máquinas, com alta performance, quando esta se fazer necessário. Tudo isso depende de um moderno sistema de Virtualização. Não imagine que apenas as grandes companhias devem se preocupar com essa questão. Mesmo pequenas empresas precisam ter em mente isso como parte de seu objetivo de crescimento, pois todos nós queremos crescer e isso vale para pessoas jurídicas, é claro!

Cloud Computing Illustration
Influência da Escalabilidade na sua empresa

 

Sistemas escaláveis oferecem os benefícios de maior agilidade e a habilidade de implantar os recursos necessários quando novas oportunidades aparecem e as condições são alteradas. Alguns sistemas são rápidos mas outros nem tanto, mas o conceito de escalabilidade deve estar sempre presente. Isso independe do tamanho da organização, com expectativa de crescimento num determinado prazo, muitos já pensam em grandes planos de contingência geográfica.

Além de possuir esses sistemas e trabalhar com modelos de Cloud Computing, uma forte tendência que deve ser sempre levada em conta é a de se construir a infraestrutura já pensando na escalabilidade. Senão, a empresa perderá vantagens competitivas de mercado. Pense que será necessário ampliar os seus negócios cedo ou tarde. Se você não puder fazer isso de maneira eficientemente, poderá perder grandes oportunidades de negócios e terá que dispor de caros recursos de TI não utilizados, gerando desperdício de dinheiro investido. A escalabilidade precisa estar inserida no planejamento estratégico da empresa.

Para auxiliar organizações de diversos tamanhos a enfrentar os desafios da atual era da informação, o mercado oferece soluções com diversos níveis de escalabilidade, com um pouco de pesquisa não é difícil encontrar.

Crescimento = Escalabilidade

 

Aliar uma solução de Elastic Computing em ambientes com servidores virtualizados em nuvem à sua estratégia de negócio será a resposta ideal para a crescente necessidade de armazenamento e disponibilidade de sistema da sua empresa, oferecendo um investimento que durará por um longo tempo, sempre trabalhando em cima de um gráfico maleável de oferta e demanda. Vale a pena o investimento de criar uma estrutura desse porte ou migrar seu parque computacional para a nuvem junto a um fornecedor especializado nisso?

Comente este post