cloud server e cloud server gerenciado

Agora que você já sabe o que é um cloud server e qual a diferença entre esse tipo de hospedagem e uma hospedagem em servidor VPS, vamos ao próximo passo: entre cloud server e cloud server gerenciado, qual é a melhor opção para a sua empresa? Em resumo, essa questão só pode ser respondida se considerarmos as necessidades de gerenciamento e conveniência da empresa, os conhecimentos técnicos do administrador, e o tipo de negócio. Para auxiliar na decisão, destacamos as peculiaridades de cada uma das soluções.

Cloud server (não gerenciado)

Ao contratar um cloud server você está comprando uma estrutura na nuvem que irá comportar seu(s) site(s), email(s) e demais aplicações necessárias para sua empresa. Estruturas em cloud garantem estabilidade e flexibilização (você pode montá-las conforme suas necessidade de espaço e desempenho), e podem ser adquiridas nas versões com e sem gerenciamento. A opção sem gerenciamento indica a responsabilidade total do cliente pelo servidor contratado, ficando a cargo da empresa de hospedagem apenas a estabilidade do servidor (garantindo que esteja sempre no ar). A administração do hardware e do sistema operacional instalado ficam sob cuidado do cliente, além do gerenciamento de banco de dados, servidores web, e outras aplicações que forem instaladas.

Apesar do controle total de gerência, da liberdade de configuração e do preço mais baixo na aquisição, o cloud server não gerenciado exige profissionais com conhecimentos técnicos que possam administrar, instalar aplicações, realizar atualizações, manter a segurança dos dados, entre outras tarefas. Essa opção é indicada para empresas que necessitem ter acesso ao root/admin do servidor, que possuam um departamento de TI com experiência em administração de servidores e que possam ter dedicação full time. É preciso considerar que a empresa de hospedagem, que vende o servidor não gerenciado, não estará à disposição para eventuais problemas de instalação, invasões e roubos de dados ou até mesmo manutenções e atualizações no servidor.

Cloud server gerenciado

Para clientes que necessitam de mais conveniência, o melhor é optar por um cloud server gerenciado. Você pode determinar como o servidor será composto e configurado, qual o sistema operacional será utilizado e quais as aplicações serão instaladas. A infraestrutura é totalmente monitorada e gerenciada pela empresa de hospedagem. Em um painel simplificado, com as plataformas escolhidas pelo cliente já instaladas, é possível cuidar apenas do site, email e demais aplicações, sem necessidade de conhecimentos técnicos mais específicos. O suporte de profissionais especializados também é uma grande vantagem do cloud server gerenciado. Você se dedica aos canais de comunicação de seu negócio e seu servidor é gerenciado por uma equipe focada.

Questões relativas à segurança e atualizações ficam totalmente a cargo da empresa, além da estabilidade do servidor. Geralmente garantidas em contrato, as funções de administração englobam diversas áreas, desde a gestão do banco de dados, passando pelo gerenciamento de firewall, até à atualização do sistema operacional. O cloud server gerenciado é indicado para empresas de todos os portes, que prezam pela comodidade e praticidade, que necessitam manter suas aplicações sempre online, sem precisar demandar tempo e expertise para isso.

Caso sua empresa queira revender o serviço de hospedagem, ao contratar um cloud server gerenciado, você pode solicitar a instalação de um painel de gerenciamento web (CPanel). Assim, é possível prestar o serviço de alojamento web (sites e emails) e administrar as contas de seus clientes de forma facilitada, sem necessidade de profissionais especializados. Como um serviço a parte, também é possível habilitar um backup de seu servidor. Dessa forma, a empresa de hospedagem realiza cópias de seu servidor em um período de tempo determinado, garantindo que nenhum dado seja perdido.

cloud-server_cloud-server-gerenciado

Por que devo contratar a RedeHost?

Além da alta disponibilidade, o serviço de cloud server da RedeHost conta com uma série de vantagens. Você pode montar seu servidor da maneira como desejar e aumentar os recursos conforme suas necessidades. Garantimos também um IP público fixo grátis, baixa latência para clientes da américa latina, ótimos mecanismos de segurança e servidores de última geração, alocados nos melhores datacenters do país. Ao contratar o serviço de backup adicional, efetuamos diariamente o backup full do seu servidor.

Cloud server gerenciado

Cloud servers gerenciados contam com um monitoramento de serviço 24×7 e técnicos especializados atuando imediatamente em casos de falha. Com um investimento mínimo de R$349 mensais você garante o gerenciamento de seu servidor sem taxas adicionais.

O gerenciamento de Cloud Server da RedeHost inclui:

  • Gerenciamento de Firewall;
  • Gestão de Plataformas e Bancos de Dados;
  • Gestão de Ips adicionais e privados;
  • Gestão de recursos adicionais (disco, rede);
  • Automação do processo de deploy;
  • Monitoramento e manutenção do servidor;
  • Atualização de sistema operacional.

Oferecemos, também, suporte para softwares homologados.

Gerenciamento Windows: IIS, ASP, ASP.NET, PHP, SMARTERMAIL, DHCP, DNS, SQL SERVER, MYSQL e FTP.

Gerenciamento Linux: APACHE, PHP, MYSQL, FTP, CRONTAB e permissões.

Não se esqueça de cadastrar seu e-mail para receber em primeira mão todas as novidades do nosso blog 😉

Comente este post