Atualmente, o Brasil é o quarto colocado no ranking de volume de spam no mundo. Segundo monitoramento do Botlab, o país também encontra-se na segunda colocação com relação a quantidade de spambots. E, assim como é um dos principais destinários, também é um considerável receptor de mensagens maliciosas. Apesar da determinação do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) da troca da porta SMTP (de 25 para 587), em 2013, em busca de diminuir a vulnerabilidade de redes, o Brasil ainda é o principal alvo da América Latina, segundo dados do Relatório sobre Ameaças à Segurança na Internet da Symantec. Ainda que o volume de spans venha caindo, de acordo com o estudo, o email ainda é um dos canais mais utilizados por cibercriminosos.
Soluções que estejam alinhadas à necessidade de manter emails livres da ameaça de spammers são fundamentais para empresas que não queiram colocar seus dados em risco. Considerando esse cenário, o Email Exchange RedeHost, além de todas as suas funcionalidades de proteção e alto sistema de proteção contra vírus, recentemente atualizou sua solução de filtro antispam, com foco ainda maior na segurança de caixas de email profissional.
Antispam: Email Exchange RedeHost
Em busca de manter uma solução antispam atualizada, o Email Exchange RedeHost conta agora com um novo sistema de filtro de mensagens indesejadas. Trata-se da aquisição de um produto consolidado, com mais de 15 anos de mercado, totalmente customizado para um ambiente de hosting com alto tráfego de email. A solução de segurança está posicionada entre a conexão de internet e o farm de servidores de email da RedeHost, distribuídos em diferentes datacenters, permitindo alta disponibilidade e excelente performance.
Assim posicionado, o sistema recebe todas as mensagens enviadas aos usuários e encaminha para os servidores de email apenas aquelas que são classificadas como válidas e seguras. Seguindo as melhores práticas em envio e recebimento de emails (RFCs), o novo recurso antispam do Email Exchange dispõe de um filtro inteligente, atualizado diariamente, que detecta as diversas e diferentes táticas utilizadas por spammers ao redor do mundo.
Com foco na entregabilidade de mensagens, entre as principais configurações do antispam está a prioridade no recebimento de emails. Caso a mensagem assemelhe-se a um spam é enviada diretamente para a pasta de lixo eletrônico, permanecendo disponível ao usuário – nos moldes dos principais cliente de email. No caso de emails que contenham executáveis, vírus, malwares e/ou que tenham uma alta pontuação, baseado em uma análise de conteúdo profunda, esses são rejeitados automaticamente, sequer chegando à caixa do usuário.
Além dessa ferramenta de segurança, já garantida no momento de contratação das contas de email, vale lembrar que o Email Exchange também oferece recursos em seu painel de controle que permitem a criação de filtros personalizados pelo usuário – o que permite que os próprios usuários possam determinar o que não é importante para ele e que não deseja receber em sua caixa de emails.
Saiba mais sobre os recursos de proteção Email Exchange
Boas práticas no uso da caixa de emails
É válido destacar que, apesar do alto nível de segurança antispam já garantido por plataformas como o Email Exchange, é sempre importante cultivar hábitos que evitem o recebimento de mensagens indesejadas. Ainda que certas organizações não sejam alvos óbveis para os cibercriminosos, isso não significa que estão imunes, logo, é necessário manter colaboradores a par de boas práticas para evitar o recebimento de spans. Aqui estão algumas delas:
- Não abrir e clicar em links de emails com remetentes desconhecidos;
- Evitar informar o endereço de email corporativo em sites sem certificado de criptografia;
- Reportar como spam todo o email que for considerado como como tal;
- Não utilizar redes inseguras para acessar o email corporativo;
- Evitar misturar conteúdos pessoais e profissionais na mesma caixa de email;