Migração WordPress não precisa ser nenhuma dor de cabeça. Existem diversas maneiras seguras e completas de migrar todos os seus dados, bancos de dados, plugins e contas de email, sem perder nada.
Se você está pensando em migrar sua página WordPress, mas não sabe como e nem por onde começar, veio ao lugar certo! Preparamos esse guia para auxiliar você na migração de seu WP sem complicações.
Primeiro passo: backup de todos os dados
Antes de iniciar a migração do seu site é preciso realizar o backup de todos os seus dados. Assim, você garante que sua página saia prejudicada caso aconteça algum problema durante a migração. Alguns itens obrigatórios que você deve se certificar de salvar:
- Banco de dados;
- Todos os arquivos do site (plugins, temas, uploads);
- Arquivo .htaccess;
- Arquivo robots.txt;
- Contas de e-mail;
- Subdomínios;
- Entradas personalizadas de DNS;
- Senhas de acesso.
Plugins para backup WordPress
O processo de backup do seu site pode ser facilitado com a ajuda de alguns plugins. Selecionamos três opções que você pode conhecer e testar:
BackupBuddy: começamos pelo plugin mais popular de backup para WordPress. Com ele você pode agendar backups diários, semanais ou mensais e armazená-los no Dropbox, Amazon S3, Rackspace Nuvem ou FTP.
BackUpWordPress: o BackupWordPress é um plugin bastante completo de backup WordPress. Assim como o BackupBuddy você também pode agendar seus backups. A única desvantagem é que na versão gratuita você não pode salvar seus backups em serviços de armazenamento na nuvem. Na versão free os backups são armazenados em seu servidor na pasta /wp-content/backups.
VaultPress: já o VaultPress é um serviço de backup pago que funciona através de planos. Nele também é possível automatizar seus backups e armazenar nas principais opções de nuvem. Os planos variam de US$ 3,50/mês até US$ 29/mês dependendo do plano escolhido.
Fazendo uma faxina no seu WordPress
Sabe quando a gente vai mudar para uma casa nova e faz aquela faxina geral para se livrar de coisas velhas, quebradas e sem serventia? Se você decidiu migrar seu site WP esse é o momento ideal para dar uma organizada antes de mudar para a nova casa. Se precisar de uma ajuda para saber o que precisa ser revisado é só seguir esse checklist:
- Banco de dados: faça uma revisão no seu banco de dados e exclua tabelas que não são mais necessárias. Feito isso, você deve efetuar o repair das tabelas para garantir que o backup gerado é íntegro e 100% funcional;
- Temas e plugins: dê uma boa olhada nos temas e plugins do seu site e exclua aqueles que você não vai mais utilizar na casa nova;
- Contas de e-mail: da mesma forma você pode aproveitar o momento e apagar as contas de e-mail que não estão mais sendo usadas.
Checklist de migração WordPress
Realizou o backup dos seus dados e fez uma limpeza nos arquivos desnecessários? Chegou a hora de arregaçar as mangas e começar a migrar seu site. Para isso também temos um checklist para você não deixar nada passar:
Banco de dados
- Otimizar tabelas;
- Excluir tabelas desnecessárias;
- Efetuar o repair das tabelas;
- Gerar o arquivo de exportação;
- Avaliar a versão do MySQL e a disponibilizada no novo servidor;
- Criar um novo banco de dados;
- Importar a estrutura das tabelas e seus conteúdos.
Arquivos
- Excluir plugins desnecessários;
- Excluir temas não utilizados, exceto o padrão;
- Compactar todos os arquivos para exportação;
- Certificar-se de que o arquivo .htaccess está incluso;
- Avaliar a versão atual do PHP e a do servidor web, Apache/NGINX, e a que será disponibilizada no novo servidor;
- Importar todos os arquivos na pasta pública do novo servidor;
- Definir as permissões para os arquivos e pastas.
- Excluir contas de e-mail em desuso;
- Avaliar a plataforma de e-mail em uso;
- Recriar as contas de e-mail ou as entradas MX.
wp-config.php
- Definir as novas informações de conexão ao banco de dados:
- Host
- Nome do banco de dados
- Usuário
- Senha
- Prefixo da tabela
Entradas de DNS
- Recriar as entradas DNS;
- Recriar as entradas NS como SPF, DKIM, CNAME e TXT.
Pós migração
Depois de finalizada a migração do seu site é hora de realizar alguns testes para conferir se a mudança foi feita com sucesso:
- Certifique-se que todos os arquivos (imagens e outros formatos) foram migrados;
- Confirme se o arquivo .htaccess foi copiado;
- Verifique possíveis erros 404;
- Confirme as permissões do usuário ao banco de dados;
- Caso aconteça tela branca, ative o sistema de debug do WordPress;
- Revise os itens de segurança.
Plugins para migração WordPress
Se você é um grande fã do WordPress sabe que existem uma infinidade de plugins que podem fazer tudo, inclusive auxiliar a migração de sua página. Vamos conhecer algumas opções:
Duplicator: o Duplicator você pode migrar, copiar ou clonar os itens do seu site, além de fazer o backup das suas informações
WordPress Move: com o WordPress Move você pode alterar o nome do domínio que está usando, migrar sua instalação, transferir seu banco de dados e criar backups dos seus dados.
DICA BÔNUS
All-in-One WP Migration: é a opção perfeita se você está procurando um plugin que resolva todas as etapas da migração sem complicação. Com o All-in-One você exporta seu site WordPress, incluindo o banco de dados, arquivos de mídia, plugins e temas. Além disso, o plugin também irá corrigir qualquer problemas de serialização que ocorrem durante a operação de busca.
Migração WordPress para um novo domínio
Está querendo migrar seu WordPress para um novo domínio, mas está com receio de afetar o SEO da sua página? Seus problemas acabaram! O processo de migração do seu site WordPress para um novo domínio é o seguinte:
- Backup dos dados do seu site;
- Mover o site para o novo domínio;
- Realizar o redirecionamento 301;
- Notificar o Google;
- Carregar novo sitemap.
Backup dos dados do seu site
Como sempre antes de qualquer mudança no seu site é fundamental realizar o backup de todos os seus dados.
Mover o site para o novo domínio
Com seu novo domínio ativo e vinculado a um servidor de hospedagem é hora de mover seu site para o novo domínio. O processo de migração é o mesmo que mostramos antes 😉
Realizar o redirecionamento 301
Se você manteve a mesma estrutura de URLs no seu novo site, redirecionar o tráfego para sua nova página é bastante simples. Basta realizar o redirecionamento 301 das suas páginas antigas para a nova URL do site.
- Esse post do pessoal do Moz ensina o passo a passo completo para realizar os redirecionamentos.
- Esse post da Agência Mestre explica o processo de redirecionamento de URLs no WordPress
Notificar o Google
Depois de concluído os redirecionamentos você precisa avisar o Google. Você deve usar a ferramenta de mudança de endereço do Google Search Console. Você pode consultar esse tutorial do Google para realizar a notificação.
Carregar novo sitemap
Você também precisa enviar um novo sitemap para o Google. Um sitemap é o mapa do seu site que contém a lista com todas as páginas (URLs) do site e funciona como um guia para que os robôs de busca consigam navegar e encontrar páginas do seu site. Depois de gerar o sitemap do seu site é só enviar o arquivo pelo Google Search Console e pronto!
Migração de outros CMSs ou plataformas para WordPress
A popularidade, versatilidade, facilidade e força da comunidade WordPress faz com que muitos administradores de sites decidam migrar da sua plataforma atual para WP. Se você está passando por essa situação confira como é fácil migrar seu CMS para o WordPress:
Como migrar Joomla para WordPress
Após a instalação do WordPress você deve procurar no diretório de plugins do WP a opção FG Joomla. Depois de ativar o plugin vá ao menu do WordPress e clique na opção “Ferramentas” e em seguida “Importação”. Localize na lista de ferramentas o Joomla (FG) e siga o passo a passo do plugin para importar o conteúdo.
Como migrar Drupal para WordPress
Da mesma forma, você pode migrar site em Drupal para o WordPress através de plugins, que facilitam e muito o trabalho de quem irá realizar a migração. Para migrar sites Drupal a opção recomendada é usar o plugin FG Drupal to WordPress para migrar o conteúdo para seu novo site.
Como migrar Blogger para WordPress
A migração do Blogger para o WordPress também é bastante simples. Primeiro, você acessa a área de administração do Blogger e realiza um backup em .xml do seu blog. Depois, você acessa a área de administração do WP e na aba “Ferramentas” clique em “Importação” e busca o arquivo gerado no Blogger. Feito isso é importante que você realize os redirecionamentos das URLs do Blogger para o WordPress.
Preparado para migrar seu WordPress agora? Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você.
Se você tem interesse em WordPress vai curtir esses posts:
- O que é possível desenvolver usando WordPress
- Hospedagem WordPress: o que observar antes de contratar
- Site em WordPress: dicas para quando seu site estiver no ar
- Como criar um site no WordPress: passo a passo
- Guia de WordPress para Iniciantes: Primeiros Passos
Não esqueça de se inscrever para receber sempre em primeira mão as novidades do nosso Blog 😀