Como utilizar seu domínio próprio no Wordpress - Blog da RedeHost
Domínio Próprio WordPress

Além de manter uma forte comunidade e permanecer em constante atualização, o WordPress é conhecido principalmente por suas facilidades de edição e interface bastante intuitiva. Atualmente, é o CMS mais utilizado no mundo, tanto para sites, quanto para blogs.

Aliás, é comum que tais usos causem certa confusão. Na realidade, existem duas versões do WordPress: o WordPress.org, que exige instalação pelo usuário, mas permite o controle total da aplicação, com mais possibilidades de personalização e destinada tanto para sites, quanto para blogs; e o WordPress.com, que é basicamente uma plataforma para blogs, na qual a estrutura fica hospedada no próprio WordPress e também oferece diversas alternativas de personalização e temas. Cabe ao usuário escolher qual das opções se adapta melhor às suas necessidades.

Ao optar pelo WordPress.com, você pode focar mais em seu conteúdo, sem se preocupar com instalações e atualizações. E sim, é possível profissionalizar seu blog mesmo utilizando essa plataforma. Uma das maneiras é utilizar um domínio próprio atrelado ao WordPress.com. Nesse post, selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Vantagens de ter um domínio próprio no WordPress.com

Segundo pesquisa realizada pelo eMarketer, no Brasil, 46% dos usuários optam por digitar o domínio de uma empresa diretamente no navegador, sem realizar pesquisas em buscadores como o Google, por exemplo. Isso demonstra a importância de ter um domínio próprio e também vale para blogs. Confira outros benefícios:

  • Credibilidade: um domínio próprio, com o nome de sua empresa, demonstra seriedade e confiança em seu negócio. O domínio próprio passa a ideia de profissionalismo e dedicação à criação de um ambiente próprio para sua marca.
  • Divulgação: em divulgações de sua empresa fica muito fácil adotar um domínio com o nome do negócio, que seja curto e fácil de memorizar. Utilizar endereços muito longos, como seusite.com.br/blog-da-empresa dificulta o acesso do usuário.
  • Rankeamento: sites ou blogs que possuem domínio próprio são priorizadas em pesquisas em buscadores, facilitando o trabalho de SEO e, consequentemente, aumento o tráfego para a página.
  • Proteção: registrar um domínio com o nome de sua empresa ou marca é uma maneira de resguardá-la e garantir que ninguém mais utilizará em benefício próprio.

dominio-proprio_wordpress

Como utilizar um domínio próprio no WordPress.com

1. Acesse o painel de sua conta do WordPress.com e selecione a opção “Domains” ou “Domínios” à esquerda. Nessa tela, serão listados todos os domínios já registrados na conta – incluindo o domínio primário “seublog.wordpress.com”. Para adicionar um novo, clique em “Adicionar domínio” ou “Add domain”, no canto superior direito.
dominio-proprio-wordpress_1
2. Pesquise pelo domínio que você deseja utilizar ou selecione uma das opções sugeridas pelo WordPress. Verifique se o domínio está disponível e clique em “Add” ou “Adicionar”. Caso você já tenha um domínio adquirido (veja número 5), clique em “Map it” ou “mapeie”, para vincular o domínio já existe e seu blog e preencha as informações de pagamento.
dominio-proprio-wordpress_2
3. Preencha todos os campos com os dados que serão solicitados e selecione opções adicionais, se desejar, e clique em “registrar domínio”.
dominio-proprio-wordpress_3
4. Por fim, preencha as informações de seu cartão de crédito ou utilize o PayPal, caso preferir. Lembre-se de converter os valores, que estão todos em dólar. Aguarde a confirmação de pagamento, para que seu domínio seja validado.
dominio-proprio-wordpress_4

Importante: caso você tenha vinculado um domínio já registrado em seu blog (vide número 2), é necessário alterar os apontamentos no painel de controle de sua empresa de hospedagem.

5. Após realizar as configurações de seu blog, você só precisa alterar o DNS do seu domínio para o seu endereço do WordPress. Acesse o painel de controle da empresa que registrou seu domínio (nesse caso, a RedeHost) , marque a opção de alteração de provedor e informe o DNS que o WordPress informou.

dominio-proprio-wordpress_6

Saiba mais sobre alteração do DNS de seu domínio

Pronto, agora você já tem um blog com domínio próprio!

banner-posts-wordpress

Além da forma descrita no tutorial anterior, é possível utilizar um domínio próprio no WordPress de outras formas. Uma delas é através do redirecionamento de URL. Para isso, você deve registrar um domínio (caso ainda não tenha), acessar o painel de controle da empresa de contratação e selecionar a opção “Redirecionamento de URL” (como no caso da RedeHost).

Em seguida, informe a URL de origem (www.seudominio.com.br/blog, por exemplo) e a URL de destino (www.seublog.wordpress.com). Dessa forma, no entanto, a URL original será exibida no momento em que o usuário acessá-la.

dominio-proprio-wordpress_5

Você também pode instalar o WordPress diretamente no painel de controle da RedeHost, após a contratação de sua hospedagem. A RedeHost possui hospedagem especializada em WordPress, com instalação em apenas um clique, atualizações constantes e atendimento ninja.

banner-como-criar-sites-wordpress

Comente este post