4 razões para você testar uma nova extensão de domínio

O site da sua empresa pode afetar seu posicionamento comercial, de marca e de marketing? Sim, com certeza!

Isso aconteceu com você, como aconteceu com a maioria das pessoas. Há uma marca perfeita para o seu negócio na sua mente, mas quando você procura por ela, você recebe a mensagem: “Esse nome de domínio já foi registrado”! Pode ser um tanto frustrante e, por consequência, você teria que pensar em incluir hífens, números, alongar o nome, variações de caracteres, etc.

Um nome de domínio longo e complicado atuará contra você pois:

  • O nome do seu site se tornará a sua identidade e endereço na Internet. Você quer que ele seja direto e atraente.
  • Você precisa de um site que seja fácil de encontrar, com um nome fácil de lembrar
  • O nome do seu site deve ser uma extensão do posicionamento da sua marca
  • Seus usuários deveriam entender claramente o nome do seu site
  • No longo prazo, seria interessante ter um domínio que inclui palavras-chave do seu tipo de negócio

A boa notícia é que agora você não precisa mais sucumbir e ser obrigado a escolher um nome de domínio complicado para a sua marca. Com o lançamento das novas extensões de domínios, você tem alternativas que irão solucionar esta questão. São mais de 1.200 novas extensões disponíveis como .TECH, .ONLINE, .STORE, .SITE, .WEBSITE, .FUN, .HOST, e .SPACE. Assim, ao invés de ter que recorrer a um nome razoável, você poderá agarrar esta oportunidade e ser inovador com seu branding e posicionamento desde o início.

Digamos que você tem um negócio de comida apoiado em uma plataforma tecnológica no Brasil. Não seria legal encontrar um domínio que coincidisse bem com o negócio? E se fosse possível combinar a palavra “comida” com a extensão .TECH, para um app de entrega de refeições? O domínio “comida.tech” é curto, relevante e descritivo para o seu negócio.

Quais são as novas extensões de domínio?

Algumas das extensões mais tradicionais são .COM, .ORG, .NET e, no Brasil, .COM.BR. Tecnicamente, todas estas extensões são similares. Até mesmo em termos linguísticos, os significados não são muito específicos. Dessa forma, .COM significa ‘comercial’, .ORG significa ‘organização’, e assim por diante. Porém, desde 2012, muitas novas extensões de domínio foram introduzidas e hoje temos mais de 1200 opções, e muitas delas possuem uma aplicação dirigida a um setor ou a um segmento. Então, pode ter certeza de que hoje existe uma que é mais relevante para o seu negócio ou a sua ideia. Algumas dessas extensões incluem .TECH (tecnologia, startups), .STORE (e-commerce), .FUN (mídia e entretenimento), .PRESS (notícias), .SPACE (espaço), .HOST (hospedagem na Internet), etc.

O benefício mais óbvio dessas novas extensões de domínio é que elas adicionam uma camada de significado ao seu site e posicionamento da marca. Algumas das marcas mais populares usam novas extensões de domínio para deixar claro suas iniciativas específicas. Por exemplo, a Cisco tem o pirl.tech para o seu laboratório de inovação e pesquisa, e o Google My Business usa BUSINESSNAME.busines.site como um subdomínio para todas as pequenas empresas que estão registradas usando este serviço.

Quais são os principais benefícios das novas extensões de domínio?

1. Disponibilidade

É desafiador encontrar um domínio que coincida perfeitamente com a sua marca. Novas extensões de domínio ajudam você a superar esse tipo de situação. As novas extensões de domínio abrem uma grande oportunidade para que as pessoas escolham nomes de domínio que realmente procuram e gostam. Por exemplo, a Intel escolheu www.insight.tech para o seu portal de recursos técnicos e um empreendimento africano escolheu www.directpay.online para seu negócio de pagamentos digitais.

2. Criatividade

Uma nova extensão de domínio oferece uma abordagem criativa para escolher nomes de domínio. Usando-os como palavras-chave significativas, você pode escolher um nome de site memorável e criar uma impressão de impacto. Por exemplo, um negócio que permite para pessoas sem conhecimento tecnológico “invadir a tecnologia” (break into tech) com o site www.breakinto.tech e uma startup que facilita o planejamento de viagens chamada www.anycity.online. Assim, com novas extensões de domínio, você pode colocar sua imaginação para encontrar um nome de domínio criativo que se destaque.

3. Mirando um Nicho

Um benefício ainda maior de uma nova extensão de domínio é que eles tornam o espaço de nomes da Internet mais organizado e amigável para o ambiente de negócios. Usando apenas o nome do seu site, você pode atrair um público que é mais relevante para você. Por exemplo, a Fundação Freedom of the Press de Edward Snowden usa o site www.freedom.press. O nome do site por si só é uma mensagem para toda a comunidade de imprensa e, portanto, faz sentido para eles imediatamente. Apenas observando o nome, dá para identificar se o site é para eles ou não. Também é uma ótima maneira de segregar a mesma marca em vários grupos-alvo. Portanto, enquanto o site principal da Viacom é www.viacom.com, o portal focado em tecnologia é www.viacom.tech.

4. Posicionamento

Imagine se você fosse lançar um novo SUV no mercado e queira posicioná-lo como um carro “divertido”. Não seria útil ter seu site em um domínio .FUN? Dessa forma, o grupo-alvo veria nomedocarro.fun em todos as peças de marketing, comunicação e promoções. Ao longo do tempo, a palavra “fun” se tornaria parte do próprio nome do carro. Dessa forma, os nomes de domínio podem ser usados ​​de forma muito eficaz para uma marca e podem se revelar uma das ferramentas de posicionamento mais bem-sucedidas para o seu negócio.

Bônus: há um 5º benefício

Os sites com novas extensões de domínio são mais marcantes e fáceis de lembrar ​​porque são significativos e/ou diferentes. Vamos dizer que você conheça uma mulher chamada Sandra, que lhe diz ser uma cozinheira em Nova York. É provável que você se lembre do que ela faz, mas pode facilmente esquecer seu nome. Isso porque o nome em si é bastante comum e não comunica uma história sobre a pessoa. O mesmo serve para nomes de domínio. Um nome de domínio que é significativo, curto e criativo, e usa uma nova extensão de domínio, pode comunicar muito mais do que um nome de site que parece com qualquer outro nome.

Use a inovação e “brinque” com o nome de domínio a ser definido para o seu projeto ou para a sua empresa a seu favor! Novas extensões de domínio estão aí para imprimir uma mudança radical para sua marca na Internet. Vá para a página de registro de domínios da Redehost para procurar nomes de domínio marcantes, usando as novas extensões, como .online, .site, .tech e .store, entre outras.

Sobre Vinícius Pereira

Graduado em Marketing, membro da equipe da RedeHost. Apaixonado por marketing de conteúdo e Rock N' Roll.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *