O cenário atual da economia brasileira é de recessão, com poucos investimentos e corte de gastos. Diante desse panorama desfavorável, surge um desafio para as 10 milhões de pequenas e médias empresas brasileiras, que buscam criar soluções para continuar crescendo. Uma alternativa com grande potencial para ser explorado é o marketing digital, isso porque, hoje, grande parte dos consumidores tem acesso à internet e faz uso dela para buscar informações sobre produtos e serviços antes de efetuar a compra.
Marketing para pequenas e médias empresas
Um dos grandes dilemas de empreendedores e profissionais de marketing de PMEs é onde investir e por onde começar a manter uma presença de marketing na internet. Para ajudar em sua caminhada no marketing digital, apresentamos alguns caminhos que você pode trilhar para turbinar sua estratégia digital.
Site
A criação de um site é muito importante para demarcar o seu negócio na internet. Além disso, segundo uma pesquisa do eMarketer, ter um website é a estratégia de marketing mais efetiva para pequenas e médias empresas.
O primeiro passo para consolidar a presença da sua marca na web é criar um site com um domínio próprio.
Um ponto que gera muitas dúvidas é sobre escolher entre uma página no Facebook ou um site. A resposta para essa questão é: você pode ter uma página no facebook e um site, assim, terá uma presença digital mais forte, atuando em duas frentes. Não é necessário escolher entre uma e outra, inclusive, você pode combinar as duas de forma automatizada.
Existem elementos essenciais para todos os tipos de site, desde formulários de contato até sitemaps. Para conferir tudo que não deve faltar em seu site, veja esse post e aproveite o material exclusivo que produzimos para você.
- Para saber mais sobre como e porque criar um site, leia este post.
- Confira um guia completo sobre Registro de Domínio, com dicas exclusivas para você acertar na criação do nome de domínio para sua empresa.
Emails
Outro benefício de ter um domínio registrado é a possibilidade de comunicação com seus clientes. Por isso, é muito importante contar com emails de domínios personalizados, como contato@suaempresa.com.
O principal benefício do email personalizado frente aos serviços de email gratuitos, sem dúvida, é a confiança que um email @suaempresa passa frente aos seus clientes.
- Confira neste post outros benefícios em ter emails personalizados para sua empresa.
Blog
Hoje, cerca de 69% das empresas brasileiras usam Marketing de Conteúdo (ou Content Marketing) em suas estratégias de marketing. O marketing de conteúdo é peça importante dentro do Inbound Marketing. Busca atrair, converter e fidelizar clientes através da criação de conteúdo relevante e rico. Criando assim uma percepção positiva da sua marca para gerar mais vendas.
É uma estratégia eficiente tanto para conseguir novos clientes quanto para manter um relacionamento com quem já consome seus produtos. Diferente do marketing realizado em comerciais de televisão, por exemplo, conhecido como marketing de interrupção.
Uma ótima forma de começar a trabalhar com conteúdo é criar um blog, produzindo conteúdo relevante para seu público. Sempre baseado na premissa de atração, conversão e retenção, e não simplesmente empurrar um produto, apenas com o argumento de que é bom ou necessário ou produzir conteúdos falando como sua empresa é boa.
Em nosso ebook listamos algumas alternativas para buscar conteúdo para seus posts e ferramentas que irão ajudar na produção de conteúdos. Você pode baixar o ebook aqui.
Confira alguns posts que irão ajudar você a criar seu blog:
- 7 maneiras de combinar Email Marketing e Blog de forma vencedora
- SEO: por que o conteúdo é tão importante?
- Brainstorming: 7 maneiras de gerar ideias criativas
- Como criar um site no WordPress: passo a passo
Email Marketing
Segundo pesquisa do eMarketer, Email Marketing é um dos canais de marketing mais efetivos para pequenas empresas, e tem um ROI (Retorno sobre o Investimento) de até 4300% (Direct Marketing Association).
Isto significa que se você gastou R$ 500,00 em uma campanha, pode ter até cerca de R$ 21.500,00 em retorno, se seguiu todas as boas práticas e está com uma lista de alta qualidade.
Confira alguns posts que irão ajudar você a criar suas campanhas de Email Marketing:
- No ebook Marketing Digital para Pequenas Empresas, listamos alternativas para alcançar o sucesso em suas campanhas de email marketing, bem como ferramentas para ajudar na criação de suas campanhas.
- O blog do Mailee entrevistou a especialista Camila Porto sobre o uso combinado de facebook e email marketing, confira aqui.
- Seja um especialista em email marketing. Confira alguns guias de conteúdo do Mailee e comece a produzir campanhas de sucesso.
Redes Sociais
A imagem acima resume muito bem um dos principais papéis das redes sociais em sua estratégia digital: relacionamento e atração.
Para falar mais sobre o uso de sucesso das redes sociais, separamos alguns posts de nossas parceiras Priscila Stuani e Vanessa Alkmim, impulsionadoras de negócios, fundadoras da Negócios em Detalhe e parceiras da RedeHost na criação do Ebook Marketing Digital para Pequenas Empresas. Confira:
- 8 ferramentas para gerir as mídias sociais da sua empresa
- As pequenas empresas e as melhores e piores práticas nas mídias sociais
- 7 dicas para construir a reputação online da sua pequena empresa
Agora que você leu nossas dicas, baixe o ebook para se aprofundar mais no fascinante mundo digital. Depois, que tal nos contar como andam seus resultados e quais estão sendo seus principais desafios? Adoraremos ajudar!
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ótimo artigo, muito bem escrito. Muito sucesso para você
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Muito bom o artigo, parabéns por mais esse conteúdo super relevante. grande abraço e sucesso sempre
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Ótimo Artigo, estou no aguardo de novos conteúdos relevantes como esse. Parabéns
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Excelente post, muito legal!
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Olá!
Muito obrigada pela menção e parceria!
Vocês são demais 🙂
Abraços,
Priscila