Estamos estreando uma nova funcionalidade que já está disponível no painel de controle dos clientes que possuem nossos Planos de Hospedagem Linux (Profissionais 1,2 e 3). Trata-se do agendamento de execução automática de scripts em php ou shellscript na sua hospedagem. É um recurso disponível no Linux chamado Crontab, mas o que é exatamente isso?

Ele é um programa que edita o arquivo onde são especificados os comandos a serem executados e a hora e dia de execução pelo Cron (este é um programa que executa comandos agendados nos sistemas operacionais do tipo Unix, como o Linux ou o Minix, por exemplo). O Cron se encarregará de verificar a hora e determinar se existe ou não algum programa a ser rodado. Caso exista, ele o rodará na hora e data solicitada.

Um uso bem comum do Cron é a execução de tarefas administrativas de manutenção do seu sistema, como por exemplo, procura por links simbólicos quebrados, análise de segurança do sistema, backup, etc. Vocês podem observar aqui em nosso whitepaper um exemplo de script de backup que pode ser usado no Cron.

Painel de Controle com novo recurso do Crontab

Estas tarefas podem ser programadas pelo Crontab para todo dia (ou toda semana ou todo mês, etc) serem automaticamente executadas através do Cron. Esse é um ótimo recurso para deixar suas aplicações mais ricas e automatizadas!

A grande maioria das empresas do mercado de hosting que oferecem hospedagens compartilhadas em linux já possuem este serviço, entretanto, essa mesma grande maioria solicita que o cliente faça manualmente o agendamento através do SSH. Mesmo que ele domine as linhas de comando, é uma tarefa bastante trabalhosa.

Já aqui na RedeHost ele poderá criar direto pelo nosso painel, o que é muito mais prático e rápido! Essa nova funcionalidade está disponível dentro das configurações avançadas do painel de controle da RedeHost, portanto, aproveitem!

Nosso Atendimento Ninja já está alinhado para atender os primeiros questionamentos na hora de usar esse recurso, de qualquer forma, é possível conferir um tutorial para os primeiros passos aqui na nossa página de dúvidas. Você ainda não tem uma Hospedagem 2.0 da RedeHost? Confira aqui nossos planos!

Comente este post