conversões

Conversão no marketing digital é como marcar um gol no futebol. Assim como um time joga para marcar gols, sua estratégia de marketing procura converter visitantes em clientes. Quanto mais conversões maior o sucesso do seu site. Nessa analogia seu site é como o atacante no futebol. O atacante existe para marcar gols e seu site para converter visitantes em clientes.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como tornar seu site o Romário das conversões.

Aumentar Conversões

Foco na necessidade do cliente

Qual problema sua empresa resolve?

Nenhuma empresa vende produtos ou serviços para os clientes, mas sim tenta ajudar as pessoas a resolver seus problemas e suprir suas necessidades. Uma empresa não vende um cortador de grama, mas sim a facilidade e praticidade de manter o jardim sempre limpo e conservado. Uma empresa de consultoria não apenas presta serviço, mas sim oferece a possibilidade de uma empresa melhorar seus processos e crescer.

Esse deve ser o foco do seu site: os problemas ou desejos que o seu produto atende. É buscando soluções para as suas necessidades que os clientes chegaram até sua página. E ela deve corresponder a essa busca. Deixe de apresentar seu produto como “a melhor solução” ou “o melhor preço” e mostre como ele pode ajudar seu visitante a ser mais feliz ou como resolve uma dificuldade que ele enfrenta.

Aumentar Conversões Intercom
Fonte: Intercom.com

Pense na usabilidade

O conceito de usabilidade é quão facilmente um visitante consegue navegar e encontrar as informações que ele está buscando em seu site. E oferecer uma boa experiência de navegação para o visitante deve ser um dos focos do seu site.

Você pode analisar a usabilidade do seu site em pontos como:

  • Clareza das informações;
  • Facilidade de navegação;
  • Qualidade e clareza dos conteúdos;
  • Facilidade e interação no check-out e na criação do cadastro.

Como melhorar a usabilidade do seu site

Nenhum site é bom o suficiente que não possa ser melhorado. Para ajudar a otimizar a experiência do seu usuário você pode testar algumas dicas:

Seu site deve ser acessível e fácil de usar

Quantas vezes você já tentou cadastrar seu email em uma lista e o botão não estava funcionando? Ou clicou no link de um produto e o site direcionou para uma página que não existe?

Certificar-se de que tudo está ok em sua página, como links, botões e formulários de contatos é uma das primeiras dicas para melhorar a navegação em seu site.

Seja claro

O excesso ou escassez de informação é um dos grandes vilões da boa navegação. Se o seu site tiver poucas informações sobre o seu produto ou tantas que tirem o foco do visitante, pode ser que ele esqueça porque entrou em seu site e desista de continuar nele.

Seja simples

Ninguém gosta de visitar uma página em que a interface seja complicada de entender e exija um processo de aprendizado para navegar no site. Quanto mais simples for encontrar as informações no seu site mais chances do cliente escolher a sua empresa.

O design importa muito

Além de bons conteúdos e uma navegação facilitada o design da sua página precisa ser atrativo visualmente. O uso de imagens e escolha cerca das cores influencia e muito as ações de quem navega em um site.

Uma dica é dar uma conferida no site ColourLovers, no qual você poderá encontrar várias paletas de cores e suas respectivas combinações .

Mobile é o presente

Seu site é lindo, todos os textos são bem planejados, ótimas imagens, escolheu a paleta de cores perfeita, mas quando o visitante acessa seu página pelo smartphone tudo vai por água abaixo. O layout quebra, as imagens não redimensionam, os textos ficam difíceis de ler.

Um dos maiores vilões da taxa de conversão são os sites que não foram otimizados para mobile. Isso porque, segundo dados do IBGE, no Brasil cerca de 92,1% do acesso à internet é feito em dispositivos móveis.

A dica é otimizar o seu site para renderizar corretamente em dispositivos móveis e não se preocupar em perder vendas pelo celular.

Tempo é dinheiro

Você sabia que cerca de 40% das pessoas abandonam um site que leva mais de três segundos para carregar? A velocidade de carregamento de um site é o cartão de visitas da sua empresa, por isso, invista em otimizações para reduzir ao máximo o tempo de carregamento da sua página.

Não sabe quanto tempo seu site leva para carregar? Você pode testar o Google PageSpeed Insights que analisa o conteúdo do seu site e apresenta sugestões, como cache de recursos, upload de dados e tamanho do download para tornar a página mais rápida.

O que acharam das nossas dicas para otimizar seu site? Conte para nós nos comentários e vamos aumentar essa discussão. 🙂

Aumentar Conversões CTA

Comente este post