No último dia 8 de abril realizamos um webinar no qual as especialistas em marketing digital Bruna Goss, Juliana Spitaliere, Vanessa Alkmim e Priscila Stuani responderam a perguntas sobre marketing digital para pequenas e médias empresas.
Se você não conseguiu acompanhar ou deseja rever a transmissão, aqui você vai encontrar toda a transcrição do webinar, e também poderá revê-lo. Neste post, preparamos um resumo com os melhores momentos para você conferir.
O primeiro assunto que foi tratado no webinar foi como as pequenas e médias empresas podem começar a trabalhar com marketing digital. E, como o primeiro passo para começar, independente de qual seja o ramo de atuação da empresa, é definir quais são os objetivos que se pretende alcançar com marketing digital, como foi citado pela Bruna
Todo plano de marketing, toda ação de marketing tem que ter objetivos claros, a gente tem que saber onde a gente quer chegar (…)
É necessário também conhecer o público alvo da sua empresa, as personas. A Bruna explicou muito bem a importância de definir seu cliente ideal:
(…) definir como seria esse personagem que seria seu cliente ideal para tentar entender o que essa pessoa está sentindo, que tipo de dúvidas ela tem, o que ela tá buscando quando ela procura por um produto ou serviço similar ao seu.
Segundo a Vanessa, é um grande erro não definir o seu público:
E eu acredito que o grande erro mesmo para começar a trabalhar com marketing digital é exatamente esse de não saber quem é o público, quem é o seu cliente, o que ele espera, não definir com clareza quem é essa pessoa, para quem você está falando
Sites e Domínios
Após esse debate sobre o início do trabalho com marketing digital, a Juliana respondeu perguntas sobre sites e domínios.
Logo no início ela já definiu muito bem o papel do site nas estratégias de marketing digital:
Hoje em dia assim não existe mais essa discussão devo ou não ter um site? Site vai ou não me atender? Já não é mais uma questão de escolha. É uma questão de obrigação, é fundamental hoje se ter um site.
Logo após ela trouxe ótimas dicas sobre os itens essenciais que todo site deve ter, e também um passo a passo para colocar o seu site no ar. Curioso para saber quais os itens fundamentais para qualquer site? Clique aqui para saber quais são eles.
Alinhado a esse tema, temos alguns posts que podem ser interessantes:
- Registro de Domínio: guia completo
- Registro e Hospedagem de sites: qual é a diferença?
- 5 Dicas para escolher o Domínio Perfeito
Blogs e Conteúdo
O próximo assunto do webinar foi tratado pela Priscila, que falou sobre estratégias de conteúdo que podem ser usadas pelas pequenas e médias empresas para conquistar mais clientes e fortalecer a presença da sua marca na web.
Um ponto muito importante que a Priscila tratou foi: como os blogs podem ajudar na divulgação das marcas? Veja o que ela respondeu sobre esse assunto:
(…) Isso aqui é marketing de conteúdo (…). Ao invés de você falar do benefício específico do seu produto, trabalha as dores e aí as pessoas vão começar a identificar valor, (…) E aí você começa a fazer essas conexões com o seu negócio, como você pode fazer com que as pessoas percebam valor no que você tem a oferecer? E aí a gente tem um tipo de comunicação diferenciada, aquela era do compre, do venda, promoção já não funciona tão bem como já funcionou. Então a gente precisa se reposicionar, utilizar o conteúdo a favor do nosso negócio.
Para mais dicas de como o conteúdo pode ajudar sua empresa a vender mais, acesse o webinar e confira as dicas imperdíveis.
Temos também diversos conteúdos focados em como o marketing de conteúdo pode auxiliar sua empresa a aumentar as conversões:
- 10 ferramentas de Marketing Digital para levar seu blog para o próximo nível
- Como escrever textos para email marketing
- SEO: por que o conteúdo é tão importante?
Redes Sociais
Logo depois, a Vanessa trouxe dicas de como usar as redes sociais como uma ferramenta de divulgação e comunicação com seus clientes.
Uma das questões mais importantes respondida pela Vanessa foi: por qual rede social começar a sua estratégia de marketing digital, Facebook ou LinkedIn?
Na verdade, para você começar, vamos considerar todas as redes, para saber em qual rede atuar é principalmente, é importante saber quem é o seu cliente. Se o seu cliente tem um perfil mais corporativo, então o LinkedIn vai ser uma plataforma bacana. Se não é, definitivamente, consequentemente o LinkedIn não vai ser. Não invista no LinkedIn agora, vá para o Instagram. O Instagram é muito compartilhamento de imagens, então se o seu negócio envolve muito imagens, se você tem muitas coisas visuais para compartilhar, o Instagram é uma boa. Youtube para compartilhar vídeos com dicas (…)
Então, como definir qual é a melhor? A Vanessa respondeu:
(…) Conhecendo seu público, sempre, você conhecendo seu público, você saberá o que ele quer e qual conteúdo o ajuda, e aí para poder atuar direitinho na plataforma. O que é importante é não sair por aí fazendo cadastros em todas as plataformas e aí vai ficar um monte de rede social vazia, sem conteúdo, isso não pode de jeito nenhum. Foca no Instagram e no Facebook, por exemplo, e aí foca mesmo precisa ter constância nas redes sociais, para o seu cliente não achar que você não é uma empresa séria, vai ver que sua página está abandonada, então tem que ter constância, foca primeiro em algumas redes sociais e faça um trabalho bem feito nelas. Depois, se você analisar seus dados, porque é importante analisar seus dados de redes sociais também, e você ver que estrategicamente você deve ir pra outras redes sociais aí você faz essa migração ou acrescenta também essas redes sociais no seu planejamento de marketing digital.
Para essas e outras dicas sobre redes sociais, clique aqui.
Quer mais conteúdos sobre redes sociais? Temos esses posts que certamente irão te ajudar:
- Email Marketing e Redes Sociais – Guia para Combinações e Resultados
- Facebook e email marketing: uma boa combinação
- Email marketing e redes sociais: integração ou aversão?
Email Marketing
E, por último, tivemos a Bruna falando sobre email marketing, que é uma das estratégias de marketing digital mais eficientes e com o maior retorno sobre o investimento.
Para trabalhar com email marketing é importante ter uma lista de contatos, confira as dicas que a Bruna trouxe para você montar sua lista de contatos de email:
(…) a minha dica seria investir em formulários, tanto no blog, quanto na redes sociais, investir em formulários no site e fazer essa troca por conteúdos ricos, aliado a essa ideia do marketing de conteúdo.
Uma das perguntas feitas no webinar foi sobre a venda de mailing como serviços, uma prática que não é recomendada, veja porque:
Na verdade, essa questão de vender listas, oferecer listas, alugar listas a gente nunca recomenda. (…) o ideal é que sempre as pessoas tenham aceitado receber mensagens da sua empresa. Então oferecer mailing como serviço, eu acho que não é uma boa ideia, é melhor construir a sua lista, ativar esses canais e aí sim começar um programa de email marketing.
Quer saber como iniciar seus envios de email marketing de forma eficiente? A Bruna trouxe ótimas dicas, confira aqui.
E se quiser saber mais sobre campanhas de email, confira esses posts que podem te ajudar muito:
- Como medir Conversões de Email Marketing no Analytics
- As 4 melhores maneiras de começar Email Marketing com o pé direito
- Por que comprar listas de email não é uma boa opção?
Essas foram algumas das muitas questões que foram discutidas no webinar. Se você ainda não assistiu, recomendamos fortemente que assista. Se já o fez, temos um excelente post no blog do Mailee com algumas perguntas que não foram ao ar no webinar. Não deixe de conferir 😉