Acompanhe a transcrição do nosso Webinar de Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas.
1. Introdução
2. Sites e Domínios
3. Blogs e Conteúdo
4. Redes Sociais
5. Email Marketing
6. Encerramento
Introdução
Juliana: Oi pessoal, sejam todos bem vindos ao nosso webinar. Nosso webinar marketing digital para pequenas empresas, é um prazer estar falando com vocês hoje e eu não estou sozinha, meu nome é Juliana, mas eu estou aqui com as minhas colegas: a Bruna, a Vanessa e a Priscila. Esse webinar ele é promovido por três empresas: pelo Mailee, que é uma ferramenta de email marketing, pela RedeHost, uma empresa de hospedagem de sites e pela Negócios em Detalhe, uma empresa de consultoria para pequenas e médias empresas, também na área de marketing.
Bom, a ideia desse webinar, na verdade, era a gente poder tirar algumas dúvidas específicas que vocês mandaram através do formulário do nosso site. A gente recebeu muitas perguntas e foi bem difícil a gente conseguir selecionar algumas pra responder, mas a gente tentou sintetizar a maioria das perguntas que a gente recebeu para poder estar solucionando todas as dúvidas que chegaram até nós. A gente agradece muito essa participação de vocês, agradece muito vocês terem se disponibilizado a mandar essas dúvidas e a gente espera que seja um ambiente bem legal pra vocês, que a gente consiga tirar todas essas dúvidas, que vocês consigam realmente implementar essas estratégias nas empresas de vocês.
Depois que a gente finalizar esse webinar a gente vai estar disponibilizando uma série de materiais para que vocês possam também tá aplicando no dia a dia e a gente também fica disponível pra outras dúvidas, outras questões que possam surgir. Nosso canal de contato tá bem aberto, só nos mandarem email e a gente continua se comunicando.
Bom, pra começar então a gente vai falar num aspecto geral essa questão de como começar marketing digital.
Bruna: Oi, pessoal, boa tarde! Sejam bem vindos e obrigada por participarem aqui com a gente hoje. A gente recebeu muitas perguntas sobre como começar com marketing digital, como aplicar estratégias de marketing digital em um determinado nicho, um determinado mercado. A gente recebeu umas perguntas muito boas sobre ramo imobiliário, ramo de estética, pedagogia, coaching, todas perguntas muito, muito interessantes que a gente gostaria de responder todas em detalhe e nós vamos pensar em produzir conteúdos. Mas, nesse primeiro momento, a coisa que a gente gostaria de dizer primeiramente é que pra começar com marketing digital, independente de qual seja o ramo de atuação, ou qual seja exatamente o nosso negócio é definir quais são os nossos objetivos.
Todo plano de marketing, toda ação de marketing tem que ter objetivos claros, a gente tem que saber onde a gente que chegar, por exemplo, se for criar um blog, como as meninas daqui a pouco vão falar, criar uma campanha nas redes sociais ou uma campanha de email marketing a gente tem que saber onde a gente quer chegar, quais são os objetivos, se a gente quer ter mais conversões, mais visitas, mais seguidores nas redes sociais.
Então o primeiro passo, eu acho que independente da sua empresa, independente do seu contexto nesse momento, porque é difícil a gente dar também uma receita de bolo que vá funcionar para todo mundo, mas independente do seu momento, do seu contexto é importante definir quais são os seus objetivos.
Definindo esses objetivos, uma coisa que eu particularmente acredito, é tentar descobrir quem é o seu público alvo, tem bastante coisa hoje falando sobre personas, definir como seria esse personagem que seria seu cliente ideal para tentar entender o que essa pessoa está sentindo, que tipo de dúvidas ela tem, o que ela tá buscando quando ela procura por um produto ou serviço similar ao seu. Entendendo um pouquinho quem é o seu público, fica mais fácil de traçar essas estratégias, investir em canais específicos. Pode ser em blog, pode ser em redes sociais, investir nesses canais específicos que vão ajudar o seu público alvo.
Então, primeiro passo sempre definir os objetivos, segundo passo sempre tentar entender seu público. A partir daí, cada público vai ter a sua particularidade. vai estar usando uma rede social específica, vai estar tendo um comportamento diferente. A partir daí, dá para ir ajustando e investindo de acordo com as estratégias que vocês forem escolhendo.
Mas, de primeiro passo, eu daria essas duas dicas. A gente recebeu perguntas sobre ferramentas, profissionais, acho que, claro, cada caso é um caso, a gente até vai citar algumas ferramentas, alguns profissionais, etc. Mas, é importante sempre ter em mente como você vai poder ajudar o seu público e como vai estar alinhado com os objetivos da sua empresa.
Meninas o que vocês acham, querem acrescentar alguma coisa?
Juliana: Eu acho que é bem isso Bru, é bem importante a gente falar bem dessa questão do público, principalmente. Essa dúvida sobre quais canais investir e em quais redes sociais eu devo apostar e como eu devo direcionar meu orçamento é uma coisa muito específica de cada negócio. Não adianta a gente achar que todas as redes vão nos atender e que eu devo estar presente em todas essas e sem fazer ações dentro delas, sem movimentá-las.
É interessante saber onde nosso público está para a gente poder se comunicar com ele de uma forma mais efetiva, e a gente entender também como ele fala, para poder falar igual a ele e conseguir, na verdade, se aproximar dele dessa maneira.
Priscila: Acho importante ressaltar essa questão porque se não a gente fala “Olha vou ter perfil no Instagram, no Facebook, no LinkedIn” e aí a gente começa com a expectativa lá em cima, com o tempo vai largando mão de algumas e algumas redes sociais ficam abandonadas, de repente gera até uma frustração nas pessoas que estão ali acompanhando aquele conteúdo. Sempre recomendo, gente, começa com uma no máximo duas, deu certo ou uma não deu, atualiza e aí vai. Porque se não começa em todas e depois você não está em nenhuma. Melhor começar devagar.
Vanessa: E eu acredito que o grande erro mesmo para começar a trabalhar com marketing digital é exatamente esse de não saber quem é o público, quem é o seu cliente, o que ele espera, não definir com clareza quem é essa pessoa, para quem você está falando. Porque aí você pensa que está produzindo um conteúdo que é muito bacana, que vai ser um sucesso, que vai atrair clientes, mas não é. Por quê? Porque você acaba não conhecendo bem o seu cliente.
Sites e Domínios
Juliana: Exatamente. Mas daí agora a gente indo para categorias específicas de perguntas, é até interessante essa deixa que a gente acabou caindo, que, na verdade, uma coisa que é fundamental, um canal que é essencial, que não existe discussão se deve ou não ser feito é o site.
Hoje em dia assim não existe mais essa discussão devo ou não ter um site? Site vai ou não me atender? Já não é mais uma questão de escolha. É uma questão de obrigação, é fundamental hoje se ter um site.
E sim, muitas pessoas mandaram perguntas referentes a isso
Quero iniciar um negócio pela internet, devo investir em site pronto (por exemplo, wix) para este empreendimento?
Esses sites que nós mesmos construímos tem tanto alcance como os feitos por empresas ?
É possível sim fazer um site por conta própria. Ele pode sim ser tão efetivo quanto um site produzido por uma agência, uma empresa específica. Claro, algumas especificidades mais técnicas, alguns alinhamentos técnicos são necessários realmente profissionais qualificados. Mas sim, é possível ter um site, é possível ter um cartão de visitas na internet feito pela própria empresa e feito por pessoas que não tem um conhecimento técnico tão alto.
Hoje a gente tem uma pesquisa que mostra que 81% dos consumidores pesquisa na internet antes de adquirir um produto ou serviço.
Então imagina o quanto é frustante para o usuário procurar por um determinado produto ou procurar por um produto específico ou pela própria empresa específica e não localizar ela na internet. Isso, além de ser muito frustante, acaba que a empresa deixa de gerar lucro, deixa de gerar esse engajamento com o usuário. Não existe mais nenhuma dúvida do quanto é fundamental ter uma página na internet.
E uma coisa é site, outra coisa é redes sociais. Ter uma página oficial com todas as tuas informações, as informações sobre os teus produtos e serviços, sobre teus horários de funcionamento, sobre métodos de venda, sobre missão e valores da empresa é uma coisa. E ter redes sociais para entrar em contato com o público, pra publicar novidades, para curar conteúdo interessante para esse público é uma outra coisa. Então, é bem interessante a gente conseguir segmentar esses dois canais, as redes sociais e o site. O site passa a ser uma sede virtual da tua loja. A loja, ou, enfim, a empresa, ela pode ter uma sede física mas o site é a sede virtual. Então, é importante ter essa noção de que o site é a representação da tua empresa, da tua loja, da tua agência, seja o que for, de qual segmento for, é a representação na internet.
Muitas pessoas perguntaram “Como eu devo iniciar um site?” ou “Como eu devo fazer, que elementos são fundamentais dentro da minha página?”. Eu acho que antes de tudo é necessário que a gente criar um caminho, claro, que a gente vai desmembrar melhor em alguns materiais que vai mandar pra vocês por email, mas o caminho básico, a trilha básica para se ter um site a gente pode passar rapidamente agora de uma forma bem resumida.
Em primeiro lugar é necessário registar um domínio, é demarcar esse território da sua empresa na internet, é definir o lugar onde vai ficar e o endereço onde vai ficar.
Então, essa questão de qual domínio escolher ou como escolher um domínio também é bem importante. É importante a gente sempre cuidar para estar trabalhando o nome da nossa marca dentro do domínio e não deixar um endereço muito longo, de estar trabalhando nomes curtos, nomes precisos, nomes fortes, até para que a gente evite possíveis erros.
Existe uma pesquisa do eMarketer que indica que é hábito do brasileiro digitar domínios diretamente no navegador, que brasileiro não tem o hábito de pesquisar nomes de empresa no Google e clicar no link que aparece. Ele tem o hábito de digitar www.nomedaempresa.com.br diretamente no navegador. E se o teu domínio não for adequado, não tiver necessariamente uma relação com a tua marca corre também esse risco de as pessoas não acharem a tua página ou não caírem na página correta. É bem importante a gente trabalhar nomes curtos, nomes que sejam bom também de ouvido, que a gente consiga registrar de ouvido, para que as pessoas consigam memorizar e acessar o teu site de uma maneira mais tranquila.
Em segundo lugar a gente tem que contratar uma hospedagem. Essa questão da hospedagem também é bem importante, existem diversas empresas mas ainda é necessário que a hospedagem esteja de acordo com o teu tipo de negócio. A gente está falando aqui de sites simples, de sites cartão de visita, a gente não está entrando naquela questão de e-commerces, lojas virtuais, mas uma hospedagem básica que consiga manter o teu site 24 horas no ar, que consiga te dar um bom suporte também pra qualquer dúvida que tu tenha e que também tenha instaladores de aplicativos de ajuda que facilita muito para que tu consiga colocar o teu site na internet de uma forma mais fácil.
Um outra coisa importante também no momento da contratação da hospedagem é criar endereços de email profissionais que sejam, por exemplo, contato@sualoja.com.br. Isso é bem importante também não só pra comunicações de público interno, mas principalmente esses contatos externos que chegam. É muito frustante para o consumidor ver lá que uma empresa tem um domínio @hotmail ou @gmail enfim. Esses domínios, eles são extremamente pessoais, são para usos de pessoas física. Como pessoa jurídica é fundamental que tu tenha um domínio @suaempresa.
O segundo passo, então, é escolher uma plataforma para o seu blog, uma plataforma de gerenciamento de conteúdo. A gente indica sempre o WordPress, por ser uma ferramenta extremamente intuitiva, uma das mais utilizadas no mundo. Ela é extremamente segura e efetiva e além disso ela disponibiliza diversos templates interessantes, na verdade os templates são temas, é a parte estética do site que já tem pré definições, já vem pré pronta e você edita em cima dela. Por isso, a gente sempre indica o WordPress como uma ferramenta de construção de sites.
Existe também aquela confusão “Mas o WordPress não é só pra blog?”Não, o WordPress também é uma ferramenta para construção de sites. Então nesses materiais que a gente vai enviar pra vocês em seguida ao webinar a gente tem um passo a passo certinho de como criar um site em WordPress, passo a passo, desde o início, desde os tópicos iniciais, até questões de edições mais avançadas.
Então a gente desmistifica essa questão de que criar um site é um bicho de sete cabeças, um monstro, é muito difícil. Não é, é muito tranquilo. Inclusive até para esses primeiros momentos, primeira versão do site, é super possível de fazer uma coisa super legal através do WordPress e através de templates e temas free, não necessariamente pagos.
Hoje, nessa questão dos templates e dos temas, uma parte bem importante é a questão da responsividade, os sites eles tem que ser responsivos, eles tem que ser legíveis em dispositivos móveis. Agora essa semana a gente teve uma pesquisa do IBGE que saiu que indica que a cada 5 lares brasileiros, 4 utilizam o telefone móvel, o dispositivo móvel para se conectar à internet. Então, cada vez mais nossos sites tem que ser mobile, tem que ser disponíveis e legíveis em telas diversas. Então, o que acontece? Muitas vezes os templates são lindos, tem a minha cara, é perfeito pro meu site, é perfeito pra mim, mas ele não tem uma boa leitura em mobile. As imagens quebram, o texto quebra, a fonte fica muito pequena e acaba que o usuário abandona o site, ele não tem uma boa experiência, ele não consume a informação que ele quer ali dentro e acaba abandonando o site. Então, a gente tem que sempre pensar em quão legível o nosso site é em dispositivos móveis e existem templates pré prontos que já conseguem fazer essa modificação, essa transição entre telas, que também permite que o usuário consiga ter essa melhor experiência.
Uma outra questão que nos surgiu e a gente achou bem interessante é: o que é essencial ter no meu site? Quais elementos são fundamentais para eu ter num site?
Bom, os elementos seriam infinitos, então a gente quer apontar alguns aqui que são realmente fundamentais e, claro, a gente também vai mandar um material pra vocês com mais detalhamentos a respeito de cada um desses itens.
Mas, basicamente, a primeira coisa ele ter menu bem organizado. O site é guiado por esse menu, vai ali a home, vai ter sobre a empresa, vai ter a definição dos teus produtos e serviços, e vai ter uma página de contato. Basicamente esses são os itens fundamentais de ter em um site. Tu tem que ter um acesso a essas informações até porque tu tem que imaginar o que teu usuário está indo procurar na tua página: ele quer saber o teu horário de funcionamento? Ele quer saber promoções? Ele quer saber a história da tua empresa? Então tu tem que ter isso muito bem visível na tua página, então ter essa preocupação do que o público está indo procurar na tua página é importante.
Uma outra questão que é bem importante também é o formulário de contato, na página de contato, ele é fundamental também e ele tem que funcionar bem. Muitas vezes a gente quer tirar uma dúvida sobre alguma empresa, entra lá no formulário de contato e o formulário não funciona. Isso é muito frustante. Então a gente tem que sempre disponibilizar a melhor forma do cliente entrar em contato conosco, a gente tem que imaginar que ok, a gente tentou fazer uma página com o maior número de informações possíveis, a gente tentou entregar para ele tudo que ele precisa, mas a gente tem que pensar que sempre existem dúvidas, existem questões e a gente tem que estar disponível pra elas a todo momento.
Então a gente acredita que essa questão do formulário é muito importante. Uma outra questão também é o campo de busca, muitas vezes o usuário, por mais que você crie uma lógica de navegação bem definida, o usuário pode não estar habituado com aquele tipo de template, não está habituado com seu site, pode estar entrando no seu site pela primeira vez e ele quer uma informação muito específica. Se o seu site tem muitas páginas, muitos produtos cadastrados, muitos serviços, ele pode se perder no meio disso. Então é bem importante que exista um campo de busca, que ele possa buscar por informações bem específicas e encontrá-las. Essa questão da funcionalidade do campo de busca é muito importante.
Outro ponto importante também é as informações sobre a empresa, informações gerais como telefone, endereço, redes sociais. Esses links de redes sociais são bem interessantes de ter na página, até para que as pessoas possam compartilhar o seu site. Então todas as redes possíveis as pessoas podem fazer esse compartilhamento de sua página e isso também e isso também ajuda na divulgação da sua empresa.
Um ponto fundamental, que eu até deixo um gancho para a minha amiga Priscila complementar essa parte do conteúdo. Muitas pessoas perguntaram “Como eu ranqueio meu site no Google?” Ok, tem muitas maneiras, mas uma das principais é esse desenvolvimento de conteúdo adequado para o teu público e através disso que as pessoas vão chegar na tua página. E, agora, a Priscila vai falar um pouco sobre blogs e conteúdos.
Blogs e Marketing de Conteúdo
Priscila: Olá Pessoal, Prazer estar aqui com vocês pra gente falar sobre como a gente pode trabalhar todo esse conteúdo e colocar em prática várias ações para a gente fazer funcionar nosso negócio, seja para conquistar clientes, seja pra ter uma marca mais forte no ambiente digital. E quando a gente fala de criação de conteúdo, ok, você pode ter um blog, você pode ter um site, mas antes de tudo, pense qual é o seu objetivo com esse blog e a partir dessa ideia desse objetivo você começa a fazer um planejamento. Vou fazer uma publicação semanal, vou fazer uma publicação a cada três dias. Porque como eu já comentei, a expectativa já começa lá em cima, vou criar meu site, vou criar meu blog e com o tempo vão surgindo outras demandas e você pode parar de priorizar isso. Então pega lá, abre um documento no Excel, e começa a jogar todas as ideias que você tem de temas que você quer compartilhar. Aí vem outra coisa, mas que tema, Priscila?
Gente, vocês como donos do negócio são as pessoas mais entendidas dos desafios que os clientes têm, então, pega aquela dor, tipo “todos os clientes, ou a maioria deles, reclama de tal coisa”. Como você pode oferecer uma solução para resolver esse problema? E, a partir disso, você começa a trabalhar a questão do conteúdo. Ao invés de falar “Olha contrata minha empresa, eu entrego no prazo, eu atendo clientes no Brasil inteiro”, será que é isso que o cliente quer saber? Ou será que ele quer entender se você é bom naquilo que você está oferecendo? Daí você começa a trabalhar a questão do conteúdo.
Então regrinha número um: abre um documento no Excel lista todos os conteúdos, pensa nas dores do seu cliente, nossa, a gente quando trabalha, independente do seu segmento, você deve ver padrões de dúvidas ou mesmo de dores que as pessoas tem e você começa a pegar isso e jogar a favor do seu negócio, você começa a desenvolver esses conteúdos para resolver dores do seus consumidores.
A outra pergunta que a gente recebeu do pessoal foi “Quais as melhores ferramentas disponíveis na Internet para o desenvolvimento de um blog eficiente gratuitamente ou a baixo custo?”
Bom, a Ju já comentou sobre o WordPress, então ali você tem questão de escolher os templates e tudo mais, plugins que você pode baixar para deixar seu site, seja ele mais adequando no mobile, seja ele num visual mais interessante. Mas a base de tudo, pessoal, é conteúdo, não adianta nada você contratar um designer super top, reconhecido internacionalmente, se você não tem algo a dizer, que seja consistente.
Basicamente, o WordPress atende muito bem, principalmente para quem está começando porque às vezes não faz sentido, você quer trabalhar num ambiente online mas e aí? Até você chegar num nível mais maduro pode levar um certo tempo, então começa devagar, vai estudando, colocando em prática, aí você pode ter bons resultados.
Depois: “Como os blogs podem ajudar na divulgação das marcas?”
Fantástico! Isso aqui é marketing de conteúdo, que eu acabei de falar. Ao invés de você falar do benefício específico do seu produto, trabalha as dores e aí as pessoas vão começar a identificar valor, vão falar “Nossa, a Juliana tá me ensinando a como cadastrar um domínio, pera aí, deixa eu ver o que mais eles tem a me oferecer”, ao invés de ela ter falado
“Olha, pessoal vocês querem ter um domínio bacana, contrata minha empresa” Viu a diferença? Isso você pode fazer no seu negócio também, então a gente está fomentando uma marca sem necessariamente comentar “Compre, olha como minha empresa é boa”. E aí você começa a fazer essas conexões com o seu negócio, como você pode fazer com que as pessoas percebam valor no que você tem a oferecer? E aí a gente tem um tipo de comunicação diferenciada, aquela era do compre, do venda, promoção já não funciona tão bem como já funcionou. Então a gente precisa se reposicionar, utilizar o conteúdo a favor do nosso negócio.
Depois: “Dá para criar uma lista com conteúdo e somente com trafego orgânico?”
Dá, pessoal, pode demorar um pouquinho mais do que a gente espera, mas sim é possível. Como? Além de você publicar artigos em seu blog e utilizar as ferramentas como as redes sociais e email marketing para divulgar, você também pode criar desde formulários utilizando essas plataformas, que depois as meninas vão compartilhar com vocês várias dicas de formulários para captação de email. Então, criação de infográfico, pega uma informação, ao invés também de ficar só texto, traduz as informações desse texto numa forma mais gráfica. Através de infográfico, através de ebooks, isso também contribui para você construir melhor a sua lista e aí você vai esquentando, digamos assim, e vai fazer com que as pessoas prestem atenção no que você está dizendo. Hoje o grande desafio de qualquer marca, qualquer segmento, é conseguir atrair atenção das pessoas.
Depois: “É possível construir conteúdo, manter uma rotina e medir seu retorno com pouco recurso ou nenhum?”
Parece difícil pessoal, mas é. A gente pode utilizar desde o Google Analytics para verificar cliques que as publicações tiveram, os dias da semana que a gente teve mais acesso, e aí a gente já prepara o próximo calendário, pra gente pegar essas informações e já colocar elas de uma forma prática, porque se não eu posso ter trilhões de informações e o que eu faço com elas? O importante é a gente sempre fazer isso.
“Tá, eu entro no Google Analytics e faço o que?” “Quais são as principais informações que eu preciso considerar?” Número de acessos, quais páginas atraíram mais as pessoas, quais páginas as pessoas mais saíram, porque a ideia é fazer com que as pessoas naveguem dentro do seu site. Então, se eu colocar sugestões de leitura embaixo, será que vai melhorar? Isso é uma coisa que você pode colocar em prática e aí através do analytics acompanhar os resultados.
Depois: “Qual o melhor modelo para começar aplicar marketing de conteúdo?”
É o que acabei de falar pessoal, a gente começa com blog, planejamento e aí a gente começa a ver: será que vale a pena criar imagens para compartilhar nas redes sociais e atrair os acessos pro meu site ou meu blog? Será que vale a pena investir num conteúdo mais pomposo, mais forte, como um ebook? Então coloque isso também em cheque, avalie “eu tenho condições de preparar um ebook?” “Sobre o que eu vou falar?”. E aí a mesma coisa que eu falei pra vocês, criar um Excel pro blog, a mesma coisa faz para o ebook. Então você pode fazer um material mais consistente, que pode consumir mais energia, mas é uma forma de você começar e avaliar o que está fazendo sentido ou não pro seu negócio.
E, por último, “Como podemos inserir uma promoção na informação/conteúdo?”
Gente, de forma muito sutil. Eu vi vários sites bem interessantes que eles compartilham ali historinhas, para a pessoa se colocar no lugar daquela pessoa e pensar “Poxa eu já passei por isso” instintivamente e aí embaixo a gente faz uma call to action de uma forma bem sutil “Olha se você tem problema com isso também, fale com um de nossos consultores”
Não é uma venda explícita, porque o segredo todo está lá em cima no conteúdo, que foi dito antes, foi preparado. E aí, se a pessoa se identificou com a história, viu que tem chances de a empresa auxiliar ela, a chance dela entrar em contato é bem maior. E aí a gente consegue a tão sonhada e importante conversão.
Eu falo muito rápido, quem me conhece já sabe, mas enfim (risos) basicamente essas foram as principais perguntas que a gente conseguiu extrair das pessoas que mandaram. E agora a Vanessa vai continuar a nossa conversa, mais focada em redes sociais, que não deixa de ser um excelente ferramenta pra gente divulgar e promover nosso conteúdo. Beleza Van?
Redes Sociais
Vanessa: Oi Pessoal! Tudo bem? Sou a Vanessa Alkim. Eu sou a responsável por responder essas perguntas que você mandaram pra gente sobre redes sociais.
Então primeira pergunta, uma pergunta muito interessante: “Por onde as pequenas empresas devem começar a investir em mídia no Facebook?”
As meninas já falaram antes, a Ju já falou um pouquinho, as redes sociais, elas tem uma audiência muito grande, elas concentram um grande número de pessoas, então é importante que a gente esteja ali comunicando pa o nosso cliente, comunicando para o nosso público sobre a nossa empresa. Rede social não substitui site, como também a Ju falou. Não adianta pensar que vai criar uma Fanpage no lugar de um site, uma coisa não substituiu a outra, são importantes os dois. E redes sociais, a pergunta foi direta no Facebook, a gente pode abranger e falar de redes sociais, é importante participar porque você tem uma forma mais, vamos dizer, aceitável de envolver as suas, não que o marketing não direto não seja aceitável, mas é uma rede que você consegue envolver mais o seu público, você consegue envolver mais o seu cliente, até mesmo para falar,ser ouvido e também ouvir. Saber qual é o dia a dia do seu cliente, como ele se comporta, as redes sociais mostram muito como as pessoas se comportam, quais são os seus hábitos. Então a gente pode dizer que antes de tudo, antes de qualquer ação de marketing digital, é importante conhecer seu cliente. Nas redes sociais é importante que você invista em conteúdo de qualidade para trabalhar. Como a Priscila falou muito bem aqui agora, hoje não pega bem mais a abordagem “Sou muito legal, compre o meu produto”, ou empresas que ainda dizem “Eu sou a melhor empresa do mundo, então por isso você tem que comprar o meu produto”. Não pega bem, não cola, você não vende falando que você é boa, as pessoas precisam falar que sua empresa é boa. E onde que elas fazem isso? Elas fazem isso nas redes sociais. Porque elas compartilham informações, sonhos, dicas com os usuários. Rede social traz todo esse social de pessoa, porque o cliente as vezes a gente não enxerga, os clientes da nossa empresa como pessoas que tem uma vida normal, a gente acha que o cliente vai lá compra e vai embora, ele não tem vida, o que ele faz? Então, ele tem vida, ele está inserido naquela rede social, no Facebook talvez principalmente, seja onde a maioria da empresas atua hoje em dia.
Então conhecer esse cliente, para estar próximo a esse cliente, para ouvir o que ele tem a dizer e para ajudá-lo nessa intermediação onde ele indica o seu produto, oferecendo algo de valor pro seu cliente.
Aí uma segunda pergunta “Até que ponto o uso de memes pode ser benéfico ou prejudicial para uma empresa?”
Os memes são super interessantes. Eu recentemente tive um caso de sucesso numa página sobre casamentos, quando o Facebook mudou as emoções, então além do Like a gente teve todas aquelas emoções e aí as empresas e as pessoas começaram a compartilhar isso: as emoções de um design, as emoções de uma empresa de atacado, e aí a gente criou uma publicação que seria as emoções da noivas e foi uma coisa surpreendente como que viralizou, super bacana. Então a gente soube aproveitar esse momento que estava em alta com um assunto que estava sendo compartilhado, discutido, as pessoas estavam falando. Até então a gente não viu, depois a gente não viu nada nesse tipo para noiva e foi um sucesso. E é um meme, de certa forma.
Então, vale sempre o bom senso. Criar uma página para sua empresa que você vai compartilhar só meme, acredito que não vale a pena, pois pode fazer com que seu negócio não seja levado a sério. A não ser que o público do seu negócio esteja inserido nesta prática, nesse meio, seja do nicho. Mas é muito bom senso, a gente vai ver que redes sociais não tem receita de bolo, “Olha não pulique um meme porque vai prejudicar a imagem da sua empresa”. Você pode publicar sim, primeiro, que não seja agressivo, que não ofenda raça, religião, futebol, precisa ser uma coisa alegre. A gente não pode excluir o público ou gerar uma repercussão negativa. Mas o meme pode ser benéfico por isso, porque pode viralizar, e isso vai atrair mais pessoas para sua maca, para sua empresa. E ele pode ser prejudicial se você não souber usar o bom senso.
Então, o bom senso em todo conteúdo que a gente compartilha em redes sociais é muito importante.
“No Youtube cada like vale uma certa quantia em dinheiro, no Facebook é a mesma coisa?”
Sim. Quando você anuncia, você paga por uma ação do seu cliente. O Facebook pode cobrar por CPC (Custo por clique), que é quando alguém clica no seu anúncio você paga. Você pode pagar por CPM (custo por impressões), quando o seu anúncio é visualizado mil vezes, ele pode ser calculado por CPA (custo por ação) que você paga quando o cliente faz a ação específica, eu vou resumir, é bem extensa essa pergunta a gente poderia fazer um hangout só sobre isso, mas eu vou resumir, tem também o CPA (Custo por ação) você quer redirecionar o cliente pro site, por exemplo, depois que ele clica em um anúncio, e tem o CPL (custo por like) que é o custo que você paga quando o cliente dá like na sua página
Então sim, quando se trata de rede sociais, sim, todas vão cobrar por anúncio. O Instagram também tem anúncios, e é muito bacana, que você pode compartilhar um material, por exemplo, e normalmente o único link clicável no Instagram é aquele da bio, nos anúncios não, você tem a possibilidade, você cria o anúncio e o seu cliente pode clicar, por exemplo, fazer o download do material ou acessar o seu site, mas sempre vai ter um custo.
Próxima pergunta “Tem como atrair clientes da concorrência no Instagram ou Facebook?”
Primeiro, é preciso analisar se é preciso atrair clientes da concorrênciaou não. Não é simplesmente sim. Não é certo que se você atrair clientes da concorrência terá sucesso nas suas ações, então, antes de tudo, é preciso analisar.
Mas, como que você faz isso? Por exemplo, no Facebook você consegue direcionar um anúncio direcionado para sua concorrência. Eu sou a empresa A e meu concorrente é a empresa B, então vou fazer um anúncio para pessoas que curtem a página da empresa “B”. É assim que você consegue direcionar, nas redes sociais essa é uma forma de atrair, pelos anúncios, os clientes da concorrência.
Mas não é garantia de sucesso, a gente vê principalmente em pequenas empresas a dificuldade ou a forma de pensar mesmo como agir. As empresas criam as redes sociais e trabalham de qualquer maneira dentro dela. Não é assim, tem que ser estratégico, o trabalho das redes sociais tem que estar alinhado com o planejamento da sua empresa, as redes sociais precisam ajudar a sua empresa a alcançar aquele objetivo dela anual, daqui a cinco anos ou do próximo mês, mas tem que estar tudo alinhado.
Então, depois de definir se é interessante atrair os clientes da concorrência você consegue fazer esse direcionamento através das plataformas.
“Qual a principal estratégia utilizada para ads no Facebook que atraia clientes para academia?”
Olha, como a Priscila falou, e a gente já falou aqui bastante, que essa parte de redes sociais, produzir conteúdo funciona, não é necessariamente produzir conteúdo sobre a sua empresa, então, para atrair clientes para sua academia, pode produzir conteúdos com dicas de exercícios, dicas sobre alimentação saudável, vídeos de exercícios, da rotina de sua academia, então quem é o seu cliente? Quem é o cliente da academia? Pode ser aquela pessoa que malha a vida inteira porque ela gosta de treinar ou pode ser aquela outra pessoa que vai treinar só pro verão? Então, quais são os seus cliente? Quais são essa pessoas que frequentam sua academia? O que elas querem? Sabendo o que elas querem, sabendo qual é a dor delas, porque elas buscam malhar, treinar, aí você consegue produzir um conteúdo mais específico tipo dicas de exercícios fora da caixa, tipo mais regional, uma praça na sua cidade.
“Como gerar engajamento nos perfis de empresas nas redes sociais Facebook e Instagram?”
Aí volta de novo pro que acabei de falar: conteúdo! Não existe gerar engajamento falando que sua empresa é “a melhor do mundo, promoção, corra aqui hoje, já”, o que não quer dizer que você não possa falar da sua empresa. Você pode, você deve falar, o que também é uma dificuldade das pequenas empresas, que é fazer com que o trabalho nas redes sociais seja lucrável, seja rentável. Mas, você precisa falar de forma que atraia essa pessoas, com conteúdo que é interessante para o seu público. Você deve fazer isso através de conteúdo. Para isso, você deve saber quem é o seu público, o que ele quer, quais são os seus maiores desejos, suas maiores dores e focar no conteúdo pra ele, aí sim você consegue engajar.
“Como vender através do Instagram?”
Eu conheço empresas, conheço na verdade pessoas que começaram a vender pelo Instagram, aí deu muito certo e se tornaram empresas, loja de roupinhas de bebê Então é uma mídia que dá muito certo quando a gente sabe trabalhar no Instagram.
Hoje ele mesmo tem um botão, que você consegue fazer a venda dos seus produtos pelo próprio botão “Comprar aqui”, além disso, tem outros aplicativos como a LikeStore, que você consegue cadastrar e fazer esse tipo de venda no Instagram. Esse e é outro assunto bem amplo que a gente poderia falar só disso, depois eu passo pras meninas materiais para poder tirar todas as dúvidas. Mas tem o botão do próprio Instagram quando você cria o anúncio e aplicativos com a LikeStore, que é pra vendas no Facebook e Instagram.
“Falando de estratégias de MKT Digital já tive momentos de me sentir perdida com tantas opções. Por onde devo começar? Facebook? Linkedin?”
Na verdade, para você começar, vamos considerar todas as redes, para saber em qual rede atuar é principalmente, é importante saber quem é o seu cliente. Se o seu cliente tem um perfil mais corporativo, então o LinkedIn vai ser uma plataforma bacana. Se não é, definitivamente, consequentemente o LinkedIn não vai ser. Não invista no LinkedIn agora, vá para o Instagram. O Instagram é muito compartilhamento de imagens, então se o seu negócio envolve muito imagens, se você tem muitas coisas visuais para compartilhar, o Instagram é uma boa. Youtube para compartilhar vídeos com dicas. Então, como definir qual a melhor? Conhecendo seu público, sempre, você conhecendo seu público, você saberá o que ele quer e qual conteúdo o ajuda, e aí para poder atuar direitinho na plataforma. O que é importante é não sair por aí fazendo cadastros em todas as plataformas e aí vai ficar um monte de rede social vazia, sem conteúdo, isso não pode de jeito nenhum. Foca no Instagram e no Facebook, por exemplo, e aí foca mesmo precisa ter constância nas redes sociais, para o seu cliente não achar que você não é uma empresa séria, vai ver que sua página está abandonada, então tem que ter constância, foca primeiro em algumas redes sociais e faça um trabalho bem feito nelas. Depois, se você analisar seus dados, porque é importante analisar seus dados de redes sociais também, e você ver que estrategicamente você deve ir pra outras redes sociais aí você faz essa migração ou acrescenta também essas redes sociais no seu planejamento de marketing digital.
Aí, a última pergunta “Como criar conteúdo relevante para as redes sociais?”
É tudo que a gente acabou de falar aqui, se ficar dúvida as meninas vão compartilhar materiais depois do hangout, para qualquer ação em marketing digital é conhecendo o seu público, é saber o que ele quer. Deixar de falar sobre como sua empresa é maravilhosa e mostrar para o seu público, para os seus seguidores, que sua empresa realmente é, e deixar que eles falem isso por você.
Aí esse compartilhamento de conteúdos relevantes acontece tanto no blog, e também é importante você fazer essa estratégia de compartilhamento de conteúdo com email marketing, a gente não pode esquecer que é uma estrategia muito importante de seguir. Então a Bruna vai falar um pouquinho mais sobre essa área.
Email Marketing
Bruna: Obrigada, Vanessa, eu vou falar aqui sobre email marketing, que é uma ferramenta de marketing que já teve muito sucesso, que já levou uma má fama por um tempo e que agora continua sendo uma das ferramentas que mais oferece retorno sobre o investimento para quem oferece ela. Email marketing, apesar do que muita gente pensa, é uma ferramenta simples, é muito fácil de começar e pode trazer um resultado muito importante. Porque assim, apesar de todas as ferramentas que existem, redes e etc, acaba que o email ainda é uma unanimidade, todo mundo tem email, todo mundo acessa, pesquisas indicam que mais de 90% das pessoas acessam seu email todos os dias e é um super canal para marcas fazerem um contato próximo com o cliente e manterem um relacionamento.
Então vou responder algumas das perguntas que chegaram aqui sobre email marketing, a primeira delas foi: “Como montar listas de mailing eficazes, quais critérios utilizar?”
Eu acho que essa pergunta tem muito a ver com o que as meninas já falaram aqui, até a Priscila falou sobre colocar formulários no blog, criar ebooks, infográficos e white papers e oferecer conteúdo de valor e em troca pedir o email da pessoa, ou deixar um formulário no site, no blog, integrado às redes sociais, acho que essa é uma maneira muto boa de conseguir crescer as listas de maneira eficaz, e crescer as listas com um público super qualificado e que está procurando por um conteúdo que a empresa já está trabalhando e que pode vir a ter um bom relacionamento com a sua empresa.
Então, a minha dica seria investir em formulários, tanto no blog, quanto na redes sociais, investir em formulários no site e fazer essa troca por conteúdos ricos, aliado a essa ideia do marketing de conteúdo.
Uma dica para quem for fazer os formulários: é sempre legal deixar já no formulário uma expectativa de quantos emails você vai enviar para essa pessoa e que tipo de email vai ser, se será um email de ofertas, se será um email de conteúdo, uma newsletter. Isso ajuda a pessoa a ter uma expectativa e você não corre o risco de a pessoa acabar se descadastrando ou até mesmo denunciando sua mensagem como spam por não lembrar ou não entender que conteúdo ela está recebendo.
A segunda pergunta é: “Como iniciar envios de email marketing?”
Olha, para iniciar o envio de email marketing, primeiramente é preciso ter uma lista de contatos que tenham aceitado receber as mensagens da empresa ou as suas mensagens, sempre. A gente não deve enviar para pessoas que não aceitaram, de uma forma ou de outra, receber nossa mensagens. Pode ser o público que fez cadastro em uma ferramenta online, o público que baixou um ebook, pode ser o público que se cadastrou no blog. Mas é sempre importante, ou mesmo que tenha conversado com alguém da sua empresa e tenha dado esse opt-in via telefone. Mas sempre ter uma lista de contatos que aceitaram receber as suas mensagens.
Esse é o primeiro passo para iniciar, depois você pode ter uma ferramenta de envios de email marketing, que vai oferecer vários benefícios: relatórios, gestão da listas, essa questão de contatos válidos e inválidos. E depois começar a pensar no conteúdo, fazer uma newsletter, fazer envios de avisos, por exemplo, se você tem uma loja e vai fazer uma promoção especial, envia um email com esse aviso, ou se você está trabalhando bem forte com o blog, faz uma newsletter com os melhores artigos da semana ou do mês.
Os passos são esses: ter uma lista, ter uma ferramenta e ter o conteúdo para enviar para as pessoas. A partir daí, quando você começar a enviar, vai começar a ver os relatórios, vai começar a ver os resultados, e vai poder ir aprimorando as estratégias para usar o email da melhor forma. O email é uma ferramenta super versátil, pode servir pra diversos fins, diversos momentos do relacionamento com o cliente, então você vai conseguir entender quando ativar sua base com email.
Próxima pergunta: “Quais as melhores maneiras de oferecer o “mailing” como serviço?”
Na verdade, essa questão de vender listas, oferecer listas, alugar listas a gente nunca recomenda. Como já falamos antes, o ideal é que sempre as pessoas tenham aceitado receber mensagens da sua empresa. Então oferecer mailing como serviço, eu acho que não é uma boa ideia, é melhor construir a sua lista, ativar esses canais e aí sim começar um programa de email marketing.
Mas, eu não sei se a pergunta foi bem essa, mas também é possível revender email marketing. Agências e profissionais de design e comunicação, consultorias que queiram revender e oferecer email marketing como um dos seus serviços, podem começar a fazer isso, podem começar a mostrar pro seu cliente esse valor e aí sim achar maneiras de integrar o email marketing com outras ações como redes sociais, marketing de conteúdo, ações de ponto de venda, etc.
“É legalmente permitido se apresentar a clientes prospectos via newsletter?”
Legalmente é, só que não é recomendado. Como a gente falou, não é legal enviar para pessoas que não aceitaram receber suas mensagens. Não vai ser bom, pode queimar o filme da empresa ou da pessoa. Mas, se as pessoas aceitaram receber seus emails, então sim, pode se apresentar para elas via newsletter. Se elas preencheram formulário, se elas conversaram com você no evento, se elas deixaram o email delas para participar de um evento, um sorteio, alguma coisa assim, aí sim pode se apresentar e pode conversar com elas via email sem problemas.
“Como implementar de maneira correta o Google Analytics para acompanhamento de métricas no e-mail marketing?”
A maioria das ferramentas de email marketing já vai trazer uma integração com o Google Analytics, o básico dos relatórios a pessoa vai conseguir a partir dessa integração, mas uma coisa que é muito legal é criar metas de conversão no seu site para as campanhas de email marketing. Então a pessoa vai no Google Analytics cria essas metas de conversão e acompanha como uma campanha de email pode ter gerado as conversões. Essa é uma maneira muito boa de integrar o Google Analytics com email marketing, e a gente tem um material sobre isso que a gente vai mandar, mostra passo a passo como fazer essas metas de conversão.
Última pergunta sobre email marketing: “Como administrar corretamente meus emails cadastrados, para transformá-los em Leads?”
Uma das melhores práticas para administrar listas é segmentar. Então, se você tem contatos que são de uma cidade específica, se você tem contatos com um interesse específico, quanto mais você conseguir segmentar e entregar um conteúdo, uma campanha bem próxima das necessidades desse cliente vai ser melhor e os resultados com certeza vão ser mais interessantes. Porque nem todas as pessoas têm o mesmo interesse, nem todas as pessoas estão no mesmo momento, algumas podem estar recém conhecendo sua empresa, algumas podem estar muito mais próximas de comprar, então é legal sempre segmentar. Segmentar por interesse, segmentar por momento, por cidade, segmentar por idade dependendo do seu produto ou serviço é sempre uma boa ideia.
A minha dica nessa questão da administração é segmentar e, de novo, vou bater mais uma vez nessa tecla, sempre trabalhar com clientes que tenham aceitado receber suas mensagens.
Eu vou passar a bola agora pra Ju, que vai falar mais um pouquinho.
Encerramento
Juliana: Bom, pessoal, a gente recebeu muitas e muitas e muitas perguntas, realmente a gente necessitaria de muito mais tempo pra poder adentrar bem em cada uma delas e a gente recebeu muitas perguntas interessantes. Como a gente ainda tem alguns minutinhos, eu vou selecionar mais uma pergunta que é uma pergunta que abrange na verdade diversas áreas. Então, por isso até que a gente deixou algumas perguntas pro final, acho que vai dar tempo ainda de responder elas. Até gostaria também que a meninas contribuíssem com os conhecimentos delas, mas no aspecto geral é uma questão bem interessante na verdade sobre como escolher uma empresa para administrar a parte de marketing digital da sua empresa, como escolher uma agência ou alguma empresa que preste esse serviço de comunicação digital?
Hoje a gente está num cenário econômico bastante desfavorável, apesar disso nós ainda temos 10 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil, segundo o Sebrae. E essa questão da escolha, quem gerencia o marketing digital da minha empresa? Ou como escolher essa agência? Como escolher essa empresa prestadora de serviços ainda causa aquela dúvida, aquela grande questão para micro e pequenos empreendedores.
Como a gente já falou aqui, e iniciando um pouco da minha contribuição. Eu acho que é muito possível se conseguir fazer o marketing dentro da própria empresa, acho que é bem importante, na verdade, que pelo menos uma pessoa na empresa fique responsável por esse setor dentro da empresa, até para que consiga controlar toda essa questão das ações, consiga ver essa questão das métricas e dos resultados, o que tá dando certo e o que não tá, mas principalmente pra manter o mesmo tom, o mesmo discurso da empresa e trazer realmente aquela essência, quais são os objetivos, as metas. Então, acho que a gente já consegue comprovar de diversos aspectos desse webinar que é possível sim fazer o marketing dentro da própria empresa, mas quando esse serviço é terceirizado é importante, pelo menos um aspecto que eu vejo, é muito importante que se tenha uma relação bacana entre empresa e agência, que na verdade todas as questões sejam bem sinceras, bastante compartilhadas, até para que uma consiga entender bem as dores da outra e consiga compreender na verdade quem é esse público que tá atrás desse serviço, desse produto. Mas em um aspecto geral, não sei se vocês tem mais alguma coisa pra contribuir com relação a esse assunto?
Priscila: Posso falar, gente? (risos) Bom, na verdade, é uma opinião bem pessoal. Sempre quando eu e a Vanessa começamos a atender algum cliente a primeira coisa que a gente faz, antes de sugerir um proposta, é fazer um benchmark dos concorrentes desse cliente e uma das coisas que mais me chama a atenção é, por exemplo, eu sou uma personal trainer que quero atender o público feminino, da idade, vamos supor, de 30 a 45 anos, e nas minhas redes sociais e no meu blog eu falo tudo ao contrário, mas pera aí lá na missão, visão, valores estava aqui, o público era esse, a missão era aquela e aí a gente tem uma desconexão. Então, depois de fazer tanto benchmark, de fazer tanto essas pequisas, eu comecei a observar que se eu for contratar alguém pra fazer alguma coisa pra mim, eu quero ver de fato se essa pessoa faz. Se as redes sociais tem gente falando bem dela, qual é a comprovação social de que o que eu ofereço está sendo avaliado e prestigiado pelas pessoas. Então, uma dica, que é pessoal, eu confesso, é isso. Antes de sair contratando porque uma pessoa indicou, pode ser que aquela pessoa teve uma boa experiência com aquela empresa, mas isso não significa que seja uma experiência geral. Então, procura, dá uma buscada, veja o nome, veja o site, vai no reclame aqui, pesquisa sobre essa empresa. Porque se não a gente tem uma primeira impressão e aí depois, passam-se os meses coisas não são entregues, você não consegue um atendimento rápido, porque no começo tudo é muito rápido, tudo muito legal, bacana, todo mundo tá ali prontamente, mas depois e aí? Então avalie, pesquise muito essa empresa antes de você fazer a contratação. Porque aquilo que a gente fala, nem sempre na prática é o que a gente entrega, e aí que mora o perigo.
Juliana: Exatamente Pri!
Vanessa: Eu concordo plenamente. Eu concordo com a Pri, acho que precisa encontrar uma empresa que faça aquilo que ela fala que ela faz. E eu acredito também, que é importante procurar uma empresa que esteja de acordo com aquilo que você precisa, por exemplo, uma micro e pequena empresa, procurar uma empresa pra trabalhar o seu marketing que seja especializada. Principalmente se você está começando agora nas redes sociais, o começo é um pouco trabalho de formiguinha, então você precisa contratar um empresa que seja especializada nisso, que tenha o conhecimento disso, que saiba como começar e que tenha também ciência de que você é uma pequena empresa, e que você precisa de coisas específicas e ela saiba te oferecer isso.
Juliana: Perfeito, maravilha! Acho que vocês colocaram esses pontos bem importantes mesmo. Assim de antes de entregar esse filho pra agência, ou pra empresa administrar é bem importante que seja feito esse benchmark, esse estudo bem forte do que ela já vem desenvolvendo.
Bom pessoal, a gente teria mais inúmeras perguntas para responder, é uma pena que a gente não consiga responder todas, mas significa que a gente pode fazer outros hangouts, outros webinars, que tem muito pano pra manga ainda. Eu gostaria de agradecer muito a presença de vocês. A Priscila, Bruna, Vanessa, acho que foi bem bacana aqui essa ideia que a gente trocou e, com certeza, ainda há muitos materiais e muitos ebooks ainda saíram. Inclusive aqui embaixo na página, você pode baixar o ebook de marketing digital para pequenas empresas, se você quiser saber mais detalhes do que a gente falou aqui e também a gente vai estar enviando através de uma série de emails diversos materiais que a gente já desenvolveu sobre todos esses assuntos que a gente comentou aqui com vocês.
Bruna: Bom pessoal, muito obrigada pela companhia de vocês, por terem estado aqui com a gente. E se vocês tiverem dúvidas, se continuou com alguma pergunta, por favor entrem em contato com a gente, a gente tá super disponível pra responder vocês via redes sociais, via email, como vocês preferirem. E nos vemos então!
Priscila: Bom pessoal, obrigada pelo convite, foi um prazer né as meninas. A gente se conheceu num evento e depois disso as coisas começaram a tomar proporções muito legais . E também se vocês quiserem falar comigo, pode mandar pergunta, comentário no meu Twitter @priscilastuani, e quem sabe muito em breve a gente tem outras oportunidades muito legais como essa.
Vanessa: Muito obrigada! também queria agradecer a todos que ficaram com a gente até agora, que mandaram as perguntas. As que não foi possível responder a gente tenta responder depois, entre em contato com a gente, manda a sua pergunta que a gente responde por email, nas redes sociais. As meninas estão preparando materiais, e essa quantidade mesmo de perguntas acho que é sinal de que a gente ainda tem muita coisa pra conversar, então a gente vai ter muitos bate papos pela frente. Obrigada!
Juliana: Então tá pessoal, tchau tchau!