Hoje apresentaremos mais uma alternativa de sistema gerenciador de conteúdo (CMS) para quem desenvolve em ASP.NET: o Blog Engine .NET.
Blog Engine .NET é um sistema de blog gratuito e open-source, feito em ASP.NET Framework (C#) e tem todos os recursos necessários para se criar e administrar um excelente blog. Desenvolvido pelos americanos Al Nyveldt e Mads Kristensen, ele conta com uma interface limpa e amigável, priorizando a simplicidade e eficiência.
Características
Entre suas principais características temos: suporte a feeds (RSS 2.0 e Atom 1.0), suporte nativo a URLs amigáveis, rastreamento de referências, perfis de usuários, suporte a extensões, Ping Services, suporte a múltiplos bancos de dados (por padrão utiliza arquivos XML como fonte de dados), 31 opções de idioma (incluindo Português do Brasil) e muito mais.
Acima de tudo, como o código é aberto, é possível a qualquer desenvolvedor .NET desenvolver plugins, extensões ou até customizar o código fonte do blog, não somente para alterar sua aparência, mas também para alterar suas funcionalidades. Dê uma olhada em todas as características do sistema no site dos desenvolvedores: DotNetBlogEngine.
Temas
O Blog Engine .NET não tem a popularidade do WordPress ou Joomla, e atualmente contém um pacote limitado de temas disponíveis. No entanto, os temas são simples e elegantes, e aos poucos novos vão sendo criados conforme sua popularidade aumenta. Mas não sinta-se intimidado, pois todos os temas são facilmente customizáveis e também não é difícil criar seu próprio tema completamente do zero, uma vez que a arquitetura do blog é típica de projetos web em ASP.NET, com o uso de MasterPages e tudo mais. Nada que um webdeveloper com conhecimentos mínimos de XHTML e ASP.NET não dê conta!
Fica aí a dica de mais esta excelente ferramenta que pode ser baixada no Codeplex (neste link) e instalada em minutos, bastando fazer upload dos arquivos extraídos para sua pasta de FTP e ajustar as configurações no Painel de Controle do próprio blog. Neste outro link, é possível fazer download de um pacote de temas gratuitos para esta ferramenta (basta extrair os temas para a pasta Themes do blog). Note que estes temas são para uso com a versão 1.4 da ferramenta, enquanto que a versão atual é a 1.5.
Por fim, vale lembrar que todos os planos de hospedagem da RedeHost, exceto o Plano Básico, oferecem suporte ao Framework ASP.NET e portanto, os clientes da RedeHost podem utilizar esta ferramenta sem problemas.
diHITT