Além de manter uma forte comunidade e permanecer em constante atualização, o WordPress é conhecido principalmente por suas facilidades de edição e interface bastante intuitiva. Atualmente, é o CMS mais utilizado no mundo, tanto para sites, quanto para blogs.
Aliás, é comum que tais usos causem certa confusão. Na realidade, existem duas versões do WordPress: o WordPress.org, que exige instalação pelo usuário, mas permite o controle total da aplicação, com mais possibilidades de personalização e destinada tanto para sites, quanto para blogs; e o WordPress.com, que é basicamente uma plataforma para blogs, na qual a estrutura fica hospedada no próprio WordPress e também oferece diversas alternativas de personalização e temas. Cabe ao usuário escolher qual das opções se adapta melhor às suas necessidades.
Ao optar pelo WordPress.com, você pode focar mais em seu conteúdo, sem se preocupar com instalações e atualizações. E sim, é possível profissionalizar seu blog mesmo utilizando essa plataforma. Uma das maneiras é utilizar um domínio próprio atrelado ao WordPress.com. Nesse post, selecionamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.
Vantagens de ter um domínio próprio no WordPress.com
Segundo pesquisa realizada pelo eMarketer, no Brasil, 46% dos usuários optam por digitar o domínio de uma empresa diretamente no navegador, sem realizar pesquisas em buscadores como o Google, por exemplo. Isso demonstra a importância de ter um domínio próprio e também vale para blogs. Confira outros benefícios:
- Credibilidade: um domínio próprio, com o nome de sua empresa, demonstra seriedade e confiança em seu negócio. O domínio próprio passa a ideia de profissionalismo e dedicação à criação de um ambiente próprio para sua marca.
- Divulgação: em divulgações de sua empresa fica muito fácil adotar um domínio com o nome do negócio, que seja curto e fácil de memorizar. Utilizar endereços muito longos, como seusite.com.br/blog-da-empresa dificulta o acesso do usuário.
- Rankeamento: sites ou blogs que possuem domínio próprio são priorizadas em pesquisas em buscadores, facilitando o trabalho de SEO e, consequentemente, aumento o tráfego para a página.
- Proteção: registrar um domínio com o nome de sua empresa ou marca é uma maneira de resguardá-la e garantir que ninguém mais utilizará em benefício próprio.
Como utilizar um domínio próprio no WordPress.com
1. Acesse o painel de sua conta do WordPress.com e selecione a opção “Domains” ou “Domínios” à esquerda. Nessa tela, serão listados todos os domínios já registrados na conta – incluindo o domínio primário “seublog.wordpress.com”. Para adicionar um novo, clique em “Adicionar domínio” ou “Add domain”, no canto superior direito.
2. Pesquise pelo domínio que você deseja utilizar ou selecione uma das opções sugeridas pelo WordPress. Verifique se o domínio está disponível e clique em “Add” ou “Adicionar”. Caso você já tenha um domínio adquirido (veja número 5), clique em “Map it” ou “mapeie”, para vincular o domínio já existe e seu blog e preencha as informações de pagamento.
3. Preencha todos os campos com os dados que serão solicitados e selecione opções adicionais, se desejar, e clique em “registrar domínio”.
4. Por fim, preencha as informações de seu cartão de crédito ou utilize o PayPal, caso preferir. Lembre-se de converter os valores, que estão todos em dólar. Aguarde a confirmação de pagamento, para que seu domínio seja validado.
Importante: caso você tenha vinculado um domínio já registrado em seu blog (vide número 2), é necessário alterar os apontamentos no painel de controle de sua empresa de hospedagem.
5. Após realizar as configurações de seu blog, você só precisa alterar o DNS do seu domínio para o seu endereço do WordPress. Acesse o painel de controle da empresa que registrou seu domínio (nesse caso, a RedeHost) , marque a opção de alteração de provedor e informe o DNS que o WordPress informou.
Saiba mais sobre alteração do DNS de seu domínio
Pronto, agora você já tem um blog com domínio próprio!
Além da forma descrita no tutorial anterior, é possível utilizar um domínio próprio no WordPress de outras formas. Uma delas é através do redirecionamento de URL. Para isso, você deve registrar um domínio (caso ainda não tenha), acessar o painel de controle da empresa de contratação e selecionar a opção “Redirecionamento de URL” (como no caso da RedeHost).
Em seguida, informe a URL de origem (www.seudominio.com.br/blog, por exemplo) e a URL de destino (www.seublog.wordpress.com). Dessa forma, no entanto, a URL original será exibida no momento em que o usuário acessá-la.
Você também pode instalar o WordPress diretamente no painel de controle da RedeHost, após a contratação de sua hospedagem. A RedeHost possui hospedagem especializada em WordPress, com instalação em apenas um clique, atualizações constantes e atendimento ninja.
Link permanente
ótimo artigo, muito bem escrito. Muito sucesso para você
Link permanente
Gostaria de saber se consigo colocar meu domínio .br no wordpress sem pagar hospedagem, continuar na versão free mas com meu do minio que fiz fora do site deles.
Link permanente
Eu tenho um domínio de redirecionamento (www.cantinhosingular.com) e gostaria de mapeá-lo para o meu blog (https://cantinhosingular.wordpress.com/). Mas o wordpress não informa de quanto em quanto tempo precisarei renovar esse mapeamento. Não precisarei? O valor é fixo?
Link permanente
voce sabe me informar qual tempo que demora para ser feito o mapeamento de domínio no WordPress? Fiz a alteração de DNS ontem mas até agora o meu domínio ainda n está disponível… Desde já agradeço.
Link permanente
Boa Tarde,
sucesso com seu Blog!
Link permanente
Olá, eu gostaria de saber como usar o WordPress no meu caso q já comprei um domínio no registro.br
Link permanente
Boa Tarde,
Como posso estar pagando pela hospedágem e templates premium do wordpress em moeda brasileira ?
Meu Cartão é MasterCard do Brasil e moro no interior.
Link permanente
No administrador do meu blog não existe o “domínios” conforme vc orienta, o que devo fazer? Simplesmente vou em configurações e não encontro lá o botão “domínios”.
Link permanente
A opção “domínio” não está mais disponível no wordpress gratuíto.
Link permanente
Nós que agradecemos seu comentário Vitor, lhe desejamos sucesso com seu Blog!
Link permanente
Obrigado e com certeza vou fazer meu site seguindo suas dicas http://www.chocopress.com.br/ obrigado pela ótima dica
Link permanente
Olá Italo, nossa colaboradora do depto comercial vai entrar em contato com você através de seu e-mail, ela vai lhe passar detalhes sobre como funciona o registro de domínio. Obrigado e grande abraço!
Link permanente
Olá Italo, nossa colaboradora do depto comercial vai entrar em contato com você através de seu e-mail, se puder responder e indicar um telefone de contato para ela, melhor ainda. Obrigado e grande abraço!
Link permanente
Bastante informativo o post. Mas ainda tenho uma dúvida: Mesmo eu usando um domínio de outro lugar (ex.: uolhost), e meu blog sendo da wordpress, eu ainda preciso pagar a taxa anual para o wordpress, ou seja, os 10 créditos anuais que eles pedem?
–
Obrigada desde já
Link permanente
Estou querendo contratar o serviço, mas gostaria que tivesse um pacote completo. Quero comprar o domínio juntamente com a instalação. Tenho um blog no WordPress e quero registrar /com.br – Como faço?
Link permanente
Nosso depto comercial vai lhe enviar um e-mail com todas as instruções!
Link permanente
Estou querendo contratar um dominio, e gostaria de saber qial o melhor caminho.
Link permanente
É fácil de resolver seu caso Gabriel, já designamos uma colaboradora para lhe auxiliar! Obrigado pelo comentário!
Link permanente
Ola amigos.. tudo bem.. peguei o site do http://bancoimobiliariodegoias.com.br/ para alterar… fiz tudo pelo wix e gostaria de saber como faço para colocar ele no ar.. fico no aguardo e obrigado