Dúvidas sobre Registro de Domínio

Se você acompanha o Blog da RedeHost já deve saber que o Registro de Domínio é o passo mais importante da criação da presença online da sua empresa. Pensando nisso, resolvemos compilar e responder algumas dúvidas sobre Registro de Domínio que surgem em nossos atendimentos.

O que é um domínio?

Um domínio é um nome único de identificação de um site e serve para localizar e identificar sua empresa na Internet.

O que é um domínio .br?

A extensão “.br” é exclusiva para sites do Brasil, pois para registrar um domínio com essa extensão é necessário estar legalmente representado ou estabelecido no Brasil com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda, além de apresentar comprovação de pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ). Cada país possui um domínio com a sua devida extensão, por exemplo: Japão = .jp, Canadá = .can, Argentina = .arg.

Qual a diferença entre as extensões dos domínios .com, .com.br, .net?

Tecnicamente não existe diferença entre domínios .com, .net e .com.br. Todos funcionam em qualquer lugar do mundo. A diferença entre eles é que cada extensão de domínio é regulamentada por um órgão que define regras e valores para o registro de um domínio.

O que são os domínios adicionais?

É o recurso que redireciona o navegador para outro endereço ao entrar em um domínio ou subdomínio. Por exemplo, seu domínio principal é seusite.com.br e você tem alguns domínios adicionais, como seusite.com e seusite.net. Dessa forma quando alguém acessar seusite.net irá visualizar o mesmo conteúdo da página seusite.com.br.

Posso alterar o nome de meu domínio depois de registrado?

Depois de registrado, o nome de seu domínio não pode ser alterado, nem mesmo após a expiração do período de renovação. A única alternativa para alterar o domínio de seu site é cancelar o domínio atual e assinar uma nova conta com o novo registro.

Já registrei um domínio, o que devo fazer para ter um site e e-mails com este domínio?

Após ter efetuado o registro do domínio e o desenvolvimento do site, você precisa contratar um plano de hospedagem. Isto permitirá que o seu site esteja disponível na internet a qualquer momento.

Em quanto tempo meu DNS é propagado?

A propagação dos DNS* é o processo de atualização do DNS do domínio, e geralmente é concluído no prazo mínimo de uma hora e, em alguns casos, pode demorar até 36 horas para ser concluída. Esse processo de propagação não pode ser acelerado.

*DNS (Sistema de Nomes de Domínios ou Domain Name System) é um banco de dados que relaciona o endereço nominal do seu site (o www.seusite.com.br) ao endereço real onde sua página está localizada na web. O endereço nominal do seu site é obtido através do seu número de IP. Sem o serviço de DNS seria necessário acessar um site através do endereço de IP: 177.55.96.25. Para facilitar esse processo o serviço de DNS faz a conversão de endereço de domínio: www.redehost.com.br para endereço de IP: 177.55.96.25 sem termos que nos preocuparmos em saber o endereço de IP de um site.

Como regularizar um domínio congelado?

Quando um domínio não foi pago ou renovado com seu status é apresentado como congelado.

Para regularizar domínios internacionais você precisa entrar em contato com o setor financeiro do host e solicitar um novo boleto para pagamento. Assim que o pagamento for contabilizado seu domínio será renovado e em até 36 horas estará novamente disponível.

Lembre-se que em atrasos maiores do que 15 dias o domínio pode ser removido pela entidade internacional de registro e poderá ficar até um ano indisponível para novo registro (ou mais, caso seja essa a resolução do órgão de registro).

Já para domínios nacionais você precisa acessar esse link e preencher o formulário com seus dados para contato. Você receberá um novo boleto gerado pelo Registro.br em seu e-mail e seu domínio será descongelado imediatamente.

Em atrasos maiores do que 90 dias o domínio pode ser removido pelo Registro.br e poderá ficar mais alguns meses indisponível para novo registro, de acordo com a resolução do órgão de registro.

Eu consigo recuperar o meu domínio caso tenha expirado o período de renovação?

É possível recuperar o registro de domínio caso o pagamento seja contabilizado dentro do prazo de 30 dias após o vencimento da fatura. Se o pagamento for contabilizado após 30 dias do vencimento da fatura, a possibilidade de recuperar o domínio é remota, pois após esse prazo, o domínio entre em um processo de liberação (quarentena), que pode variar de acordo com a extensão do domínio.

Caso você ainda queira fazer o registro desse domínio, poderá enfrentar concorrência de outros interessados.

No caso do seu domínio ter sido registrado via Registro.br, você deve fazer login no site do órgão e requerer um novo boleto de pagamento. Ao fazer o pagamento da renovação anual, o seu domínio voltará ao ar. Você tem cerca de 3 a 4 meses meses para fazer a recuperação deste domínio. Caso o seu domínio não seja recuperado neste período, ele entra em uma lista de liberação.

Posso transferir o meu domínio para a minha conta no Registro.br?

Sim, basta criar uma ID no Registro.br e solicitar a alteração de ID para nosso setor financeiro. A solicitação deve ser feita por e-mail: financeiro@redehost.com.br a partir da conta de e-mail de cadastro na RedeHost.

Lembrando que a RedeHost pode realizar a alteração, caso o domínio ou documento (CPF/CNPJ) esteja vinculado na ID da RedeHost: REH43.

Posso transferir o meu domínio para outro provedor administrar?

Sim, desde que o provedor destino aceite receber o domínio. O processo de migração requer um código de transferência (Authcode), que deve ser solicitado para o provedor atual do domínio. Ao receber o código, entre em contato com o provedor destino para verificar a política de transferência do provedor.

O valor que paguei pela hospedagem não inclui o domínio?

Não, o valor do serviço de hospedagem é destinado especificamente para esse serviço. Para seu site estar ativo na internet é necessário possuir um registro de domínio e um plano de hospedagem, contabilizando dois serviços.

Porque devo pagar o valor da reserva de domínio?

Reserva de Domínio é diferente de Registro de Domínio, pois a reserva é considerada um plano para gerenciamento e o registro é o domínio propriamente dito. Quando um domínio nacional é contratado na RedeHost, nossa empresa disponibiliza um plano de Reserva de Domínio, que serve para administrar o domínio através do nosso painel de controle.

Contratando o plano de Reserva de Domínio serão geradas duas faturas anuais: uma referente ao registro de domínio e outra para o pagamento da reserva de domínio.

Tem mais dúvidas sobre Registro de Domínio que não foi respondida aqui? Mande sua pergunta e vamos responder suas dúvidas.

Comente este post