WCF RIA Services

Se você é um programador .NET sempre antento às novidades, já deve ter ouvido falar dessas 3 palavras mágicas: WCF, Silverlight e Entity Framework. O WCF RIA Services é a consolidação desses três frameworks em uma plataforma arquitetural que, entre outros benefícios, traz um acesso à dados robusto e padronizado para aplicações Silverlight, até então simples aplicações “client side” que agora podem consumir dados de uma base SQL e manter a lógica da aplicação muito mais organizada.

Entenda a Plataforma

O WCF é uma forma elegante de troca de mensagens entre serviços e aplicações, algo como um “Web Service 2.0” da Microsoft. O Silverlight vem com a proposta de tornar a Internet mais rica visualmente, se mostrando hoje o principal concorrente do Adobe Flash no segmento RIA (Rich Internet Applications – Aplicações Ricas para Internet) juntamente com o Java FX. E por fim, o Entity Framework é uma ferramenta ORM (Object-Relational Mapping – Mapeamento Objeto-Relacional) que abstrai a interação da sua aplicação com o banco de dados de sua preferência, mapeando suas tabelas do banco em forma de classes .NET tradicionais.

A união dessas bibliotecas distintas são o alicerce do WCF RIA Services, que promove uma mudança arquitetural nas aplicações Silverlight, baseada no padrão n-tier de desenvolvimento de software. Mais informações podem ser obtidas direto na fonte oficial, o MSDN: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ie/ee707344%28v=vs.91%29.aspx

O que eu preciso?

Para programar aplicações RIA com Silverlight você irá necessitar do Microsoft Visual Studio ou do Microsoft Expression Blend. Se tiver os dois, melhor ainda, pois enquanto que o primeiro é focado em desenvolvedores o segundo tem recursos importantes para designers. Além disso, você terá de instalar em sua máquina o WCF RIA Services Toolkit, que até a presente data não está incluído no framework .NET, mas que pode ser obtido facilmente em sites oficiais da Microsoft, como o Silverlight.NET em http://www.silverlight.net/learn/advanced-techniques/wcf-ria-services/get-started-with-wcf-ria-services

A Hospedagem de Sites utilizando esta plataforma é possível na RedeHost, em todos os planos Windows a partir do plano Profissional 1, porém se tratando de um recurso que não se encontra nativo no framework ou em seus service packs, cabe ao cliente adicionar algumas DLLs na pasta bin do seu projeto para que o servidor web “conheça” estes novos recursos. Para facilitar a vida de nossos clientes, organizamos essas DLLs em um ZIP, que você pode baixar neste link. Basta descompactar seu conteúdo na pasta bin do seu projeto. Caso sua aplicação use recursos mais avançados do WCF RIA Services, não cobertos por essas DLLs, você pode referenciar todas as DLLs da plataforma copiando-as diretamente da pasta do seu sistema, em C:\Program Files\Microsoft SDKs\RIA Services\v1.0\Libraries\.

Atenção Especial

Uma atenção especial deve ser dada a algumas limitações do WCF RIA Services, para evitar problemas com seu site. Primeiramente, este é um recurso desenvolvido para aplicações Silverlight versão 4 ou superiores. Da mesma forma, é exigido que o framework ASP.NET de sua aplicação esteja configurado para utilizar a versão 4 ou superior, o que é facilmente configurável pelo Visual Studio durante o desenvolvimento e pelo Painel de Controle da RedeHost durante o deploy, na página de Configurações Avançadas.

Quaisquer dúvidas, comentários ou sugestões, pode usar os comentários abaixo ou então contate nosso Atendimento Ninja 24h!

Comente este post