A leitura é um hábito super importante para o aprendizado e para elevar o nível de conhecimento em algum assunto. Além de contar histórias, os livros podem trazer conteúdos inspiradores e informações novas para aqueles que vivem em busca de mais conhecimento.
Se você trabalha com gestão, existem alguns livros que podem ajudar você melhorar na sua organização de trabalho e na forma com que você lidera as pessoas. Neste post, você vai ver três dicas de leitura com esse objetivo.
Managing for Happiness (Jurgen Appelo)
O livro traz uma maneira exclusiva de aumentar a produtividade de sua equipe e fortalecer a motivação. Além disso, apresenta ações práticas para aplicar sua teoria, e não somente seus estudos. Ele oferece uma variedade de atividades e exercícios para você realizar que vão além das abordagens teóricas de como motivar ou fazer com que seus funcionários se sintam bem no trabalho.
O formato do livro também é um ponto relevante, e que pode tornar sua leitura mais divertida (ou fazer você ficar um pouco irritado). Dentro do layout diferente, o autor insere suas informações e suas soluções para que o leitor insira na sua organização. Um bom livro para quem está começando a atuar agora na área e precisa se aprofundar melhor nesse tema.
Neste vídeo, o nosso Gerente de Infraestrutura, fala sobre sua experiência de leitura com o livro.
A Startup Enxuta (Eric Ries)
Analisando o movimento de startups de tecnologia pelo mundo, o autor traz suas ideias e estudos no livro “A Startup Enxuta”. Na sua percepção, a startup é uma organização que surge em ambientes de extrema incerteza, na antiga visão de negócios, competitivo e repetitivo. No livro, ele faz pensar em uma nova ideia sobre empreendedorismo, perdendo de vista o conceito que já foi amplamente adotado pela sociedade.
O objetivo é apresentar uma metodologia que auxilia as empresas a serem mais produtivas e eficientes, gastando menos, aproveitando a totalidade de suas atividades, e das pessoas. A leitura oferece ao seu leitor a oportunidade de repensar algumas de suas ações para agir fora da própria zona de conforto. Uma excelente leitura, não só para quem está numa posição de liderança, mas para todos que estão inseridos neste meio de inovação.
Faça Acontecer (Sheryl Sandberg)
Sheryl Sandberg, empresária e chefe operacional do Facebook, considerada pela Forbes uma das mulheres mais poderosas do mundo, escreve este livro na intenção não só de expor aquela coisa de “histórias incríveis sobre mulheres de sucesso”, mas tocar no assunto que é delicado na maioria das organizações. Além disso, é também uma auto reflexão da autora sobre suas atitudes, seus erros e acertos durante sua trajetória profissional.
O livro não é somente voltado para o público feminino, se encaixa também na função de mostrar aos homens as diferenças de oportunidades e realidade social mesmo, que existe entre os gêneros. Com uma investigação profunda, ela trabalha o fato de as mulheres terem crescido tão pouco no mundo empreendedor direto na raiz do problema. Juntando humor e sabedoria, esta é uma ótima leitura para que pessoas em posição de liderança possam trabalhar melhor a questão de desigualdade de gênero e expandir o debate sobre o tema.
São estas as dicas de leitura para você se deleitar! Tem algum outro livro que você acha que não pode faltar na estante de um gestor? Conta aí pra gente. E não esquece de se inscrever na nossa news para não perder mais dicas como esta.