Há diversos pontos que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de um website. Um deles muito importante é o tempo de carregamento, ou seja, a rapidez do site ao carregar.

Abaixo a uma lista de dicas que contribuem para a otimização de seu site:

Reduza o tamanho do seu código removendo os espaços em branco

Remova-os manualmente ou utilize alguns programas específicos para compactação existentes na internet, como por exemplo, o CleanCSS que otimiza o seu código CSS e o YUI Compressor desenvolvido pela Yahoo! Developer Network para a redução do código javascript.

Defina as dimensões da imagem.

Coloque as dimensões de largura (width) e altura (height) de suas imagens no HTML para que o broswer identifique esta informação mais rapidamente.

Use CSS e JS externo

Se não houver outro jeito e precisar colocá-los na própria página, a melhor maneira é colocar o CSS no topo, entre as tags <head> … </head> e os scripts javascript no final da página.

Use tabelas apenas quando necessário

Utilize-as de forma consciente, ou seja, apenas para dados tabulares.

Especifique o Doctype.

Diferentes tipos de Doctype:

– XHTML 1.0 Strict
– XHTML 1.0 Transitional
– XHTML 1.0 Frameset
– XHTML 1.1 DTD

– HTML 4.01 Strict
– HTML 4.01 Transitional
– HTML 4.01 Frameset

Neste link há um maior detalhamento sobre os tipos de valores XHTML.

Otimize o tamanho das imagens.

Tente comprimí-las para que fiquem em uma qualidade considerável num tamanho acessível. Caso esteja utilizando o Photoshop para edição dessas imagens, opte pelo “Save for web” na hora de salvá-las e otimize-as. Há algumas ferramentas disponíveis na internet que fazem este tipo de serviço, como o Online Image Optimizer.

CSS Sprite em suas imagens

É uma interessante técnica em CSS onde é possível agrupar várias imagens do seu site em uma única imagem, e depois manipulá-la através do código. Isso faz com que a quantidade de requisições ao servidor seja pequena, tornando o site mais rápido.

Clique aqui e acesse nosso post sobre a técnica CSS Sprite.

Bom, estas dicas são de extrema importância no que diz respeito ao desempenho de seu site.
Além disso, outro ponto importante é a performance do servidor onde seu site vai ser hospedado, portanto para isso escolha um bom plano de hospedagem da RedeHost.

Comente este post