Sql Server Compact 4A Microsoft anunciou recentemente o lançamento do SQL Server Compact Edition 4 (SQl Server CE4), com inúmeras melhorias em relação à versão anterior, tornando-o uma opção bem atraente aos clientes de hospedagem Profissional 1 ou superior. O CE4 conta com diversas características idênticas às do SQL Server, mas a custo zero. Isso mesmo, você pode utilizar o CE4 em suas aplicações web hospedadas na RedeHost sem nenhum custo adicional, obtendo resultados superiores aos do costumeiro MS Access e similares aos do SQL Server tradicional.

Como utilizo?

Para utilizar o SQL Server CE 4 em suas aplicações você primeiro deve estar utilizando o Visual Studio 2010 para criar suas aplicações web. Em seguida, você deve atualizá-lo para o Service Pack 1, que pode ser obtido neste link (prepare-se para 1.5GB de download).

Com seu Visual Studio atualizado, você deve instalar o SSCERuntime para permitir o desenvolvimento do dito-cujo (obtido neste link) e, por fim, as ferramentas de integração com o Visual Studio, disponíveis neste link. Agora você estará apto a desenvolver aplicações que utilizem SQL Server CE 4 bem como utilizar as ferramentas de gerenciamento internas do Visual Studio (a.k.a. Server Explorer) sobre o CE4.

Note que o SSCE4 é 100% compatível com o Entity Framework, o que o torna uma ferramenta muito produtiva, poderosa e de baixo custo para aplicações de pequenas empresas, sites e blogs. Mais informações das features, diferenças entre versões, exemplos de código e etc podem ser encontrados no blog oficial do time de desenvolvimento da ferramenta.

Como hospedo?

O SQL Server CE nada mais é do que um arquivo ‘.SDF’ que deve ficar, por razões de segurança, dentro da pasta App_Data (que é protegida contra acesso remoto). Portanto, assim como se faz com o Access, você deve publicá-lo junto com sua aplicação. Como o CE4 veio com Service Packs e atualizações tardias, o cliente tem de mandar, junto com sua aplicação, as DLLs do CE4 (disponíveis neste zip) dentro da pasta bin. Além disso, caso experimente algum problema de “Data Provider não encontrado” inclua as seguintes linhas no seu web.config, entre as tags ‘configuration’:

<system.data>
    <DbProviderFactories>
      <remove invariant="System.Data.SqlServerCe.4.0" />
      <add name="Microsoft SQL Server Compact Data Provider 4.0"
           invariant="System.Data.SqlServerCe.4.0"
           description=".NET Framework Data Provider for Microsoft SQL Server Compact"
           type="System.Data.SqlServerCe.SqlCeProviderFactory, System.Data.SqlServerCe, Version=4.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=89845dcd8080cc91"
       />
    </DbProviderFactories>
  </system.data>

Caso enfrente algum outro problema, não hesite em entrar em contato conosco!

Como gerencio?

Uma vez que o banco em si é um arquivo texto, não é permitido acesso remoto ao mesmo. Para realizar alterações na estrutura do seu banco você deverá baixar o banco por FTP, alterá-lo no Visual Studio e depois subi-lo novamente para o site. Cuide para que nesse meio tempo ninguém modifique o banco que está no ar, sob pena de os dados serem perdidos (assim como quando se trabalha com Access).

Uma dica de gerenciamento dos dados do banco (não da estrutura) é criar um projeto do tipo ASP.NET Dynamic Data Entities Application no Visual Studio. Para quem não conhece, esse tipo de projeto mapeia todas as tabelas do seu banco de dados, criando um site onde existem telas de CRUD para cada uma de suas tabelas, permitindo a manipulação dos dados pelo seu browser sem mexer no arquivo! Basta criar e configurar o projeto para, em seguida, publicá-lo em um subdomínio ou diretório virtual em sua hospedagem. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da feature.

Caso tenha dúvidas, elogios ou sugestões, não hesite em contatar o nosso suporte técnico.

Comente este post