Big Data e crescimento do volume de dados no Brasil - Blog da RedeHost
Cloud Computing Big Data RedeHost

Big Data se trata da soma de grandes soluções de alta tecnologia capaz de lidar com um grande volume de dados digitais, tudo isso com uma grande variedade e velocidade, até então, inéditos para nós. Essa tecnologia permite inclusive até, analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, o que é extremamente fundamental para importantes tomadas de decisões. Gigantescas campanhas de marketing trabalham direto com Big Data, um exemplo recente disso é a  campanha eleitoral do Obama, que foi baseada em Big Data!

Uma das grandes novidades quando se fala em soluções de Big Data, são os denominados dados-não-estruturados que só podiam, até então, ser compreendidos por pessoas. Estamos falando de posts do Facebook, registros do Twitter, vídeos do YouTube, informações de geolocalização, dados de comportamento de clientes, etc. Tudo que precisa de contexto para fazer sentido, estamos falando de dados-não-estruturados que significam cerca de 85% das informações com as quais as empresa atuais tem que lidar.

O Big Data é a grande onda do momento (segundo o Google Trends) e seu crescimento pode chegar a 40% até 2015. Dentro deste cálculo, o volume global de dados digitais pode chegar a 7,9 zettabytes, hoje, esse valor não passa de 1,8 zettabytes. Daqui a três anos, toda a informação do mundo poderia ser guardada em 493 milhões de iPads!

Cloud Computing Big Data RedeHost

No futuro, o Big Data será o espelho real de como compramos, como votamos, como estudamos, como cuidamos da nossa saúde e como mantemos ou não nossa privacidade. O Big Data está rapidamente se tornando uma vasta mina de ouro para empresas, o governo e até mesmo agências dos mais diversos segmentos, mas também atrai os hackers e criminosos digitais. Consumidores experientes vão entender como e quando é melhor compartilhar seus dados, a nova moeda do século 21.

Tudo isso representa uma nova abordagem analítica para pesquisas de mercado através de um conceito matemático chamado de análise de dados topológica (TDA). É uma abordagem fundamentalmente diferente para extrair informações, essa ferramenta procura grupos de conexões em vez de peneirar toda a massa de informações em uma forma mais ou menos mecânica. Isso também é conhecido como CRM Social. Mas onde queremos chegar com esse assunto?

O Brasil e principalmente nós, brasileiros da área de tecnologia, precisamos estar preparados para esse novo boom, pois nosso país apesar do crescimento lento tem grandes eventos pela frente (Copa do Mundo e Olimpíadas) e precisa estar pronto para o grande volume de dados que isso irá gerar. A RedeHost já está preparada e você?

 

Comente este post