Dez dicas de leitura para você aproveitar em 2018
Dicas de leitura

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.

Se você é daqueles que aproveita o final de ano para traçar objetivos para o próximo ano vai adorar esse post. Pedimos para algumas pessoas da RedeHost que indicassem o livro que marcou o seu 2017.

Aproveita e já inclui na sua lista as nossas dicas de leitura 😀

Matheus Guizolfi — Analista de Infraestrutura

Abundância: O Futuro é melhor do que você Imagina

Documenta como o progresso nas áreas de inteligência artificial, robótica, manufatura digital, nanomateriais, biologia sintética e muitas outras tecnologias de crescimento exponencial permitirão que tenhamos, nas próximas duas décadas, ganhos maiores que os dos dois últimos séculos. Logo poderemos suprir todas as necessidades de cada homem, mulher e criança do planeta. A abundância universal está ao nosso alcance.

Os autores apresentam dúzias de inovações e empreendedores que têm dado passos largos em áreas específicas. Nesse incrível antídoto contra o pessimismo atual, os autores exploram como quatro forças emergentes — tecnologias exponenciais, inovadores que seguem a filosofia faça-você-mesmo, tecnofilantropos e o bilhão ascendente — conspiram para resolver os maiores problemas da humanidade.

Anderson Vianna — People Manager

Find Your Why: A Practical Guide for Discovering Purpose for You and Your Team

Simon Sinek é o cara do propósito, por isso escolhi ele. No livro ele descreve alguns passos práticos para que pessoas descubram os “porquês” daquilo que elas fazem, neste caso específico com foco no trabalho. Ele acredita que pessoas que conseguem ressignificar seus contextos de propósito no trabalho, conseguem performar melhor e ser mais felizes naquilo que fazem.

Neste livro o Simon disponibiliza um guia de como “criar” um propósito/contexto para times. Tipo um passo a passo de como alterar a percepção coletiva para um cenário favorável, orientando a si mesmo e outras pessoas em direção a resultados.

Paula Dias — Estagiária de Gestão de Pessoas

Extraordinário

Conta a história de um menino que nasceu com uma síndrome genética e que a sequela é uma severa deformidade facial, que lhe fez realizar muitas cirurgias e complicações médicas, por isso, nunca havia frequentado a escola. O livro conta como foi início do processo, como suas dificuldades, o bullying e superação.

A leitura do livro, me trouxe uma percepção diferente da vida, me mostrou como é possível viver feliz, ter uma vida feliz, apesar de todos os problemas e dificuldades que enfrentamos. Devemos ser gratos a Deus, pela nossa vida nossa família, nossos amigos e por tudo que temos.

Guilherme Soll — CEO

Hipercrescimento. Venda 10 Vezes Mais com o Modelo Salesforce

O livro que impactou bastante minhas atividades em 2017 foi o “Hipercrescimento – Venda 10 Vezes Mais com o Modelo Salesforce”, do Aaron Ross e Jason Lemkin. Ambos gestores comerciais seniors de companhias consagradas do vale do silício, compilam uma série de conhecimentos válidos para empresas que desejam escalar de forma organizada sua operação. Não é um livro de vendas, é um livro de estrutura de processos para o crescimento.

O título pode passar a impressão de que serão hacks específicos para um crescimento exponencial, porém ao ler me surpreendeu positivamente o fato de eles não apostarem em “balas de prata”, e sim trabalhos estruturais como, validação de nicho, construção de uma proposta de valor clara, alinhamento de processos entre comercial e marketing, rentabilidade de carteira por meio de boas práticas de sucesso do cliente e programas de recomendações, entre outros aspectos considerados “clichês” no linguajar de mercado, porém pouco ou mal aplicados pela maioria das empresas.

Se você espera uma fórmula mágica para crescer não é o livro certo, se você busca conhecimentos fundantes para que sua empresa cresça de forma saudável, com cases e exemplos altamente aplicáveis, o Hipercrescimento é uma literatura básica para empresas de tecnologia que desejam prosperar.

Carolina Ullian — Analista de Marketing

A Startup Enxuta

Minha indicação é o livro “The Lean Startup”, mais conhecido no Brasil como “A Startup Enxuta”, escrito por Eric Ries.

Esse livro marcou muito minha carreira acadêmica e profissional, porque, além de ser o livro base para o meu trabalho de conclusão de curso, me fez ver o mercado de trabalho, meu papel nesse contexto e as possibilidades de uma forma totalmente diferente.

O livro faz com que a gente saia da zona de conforto e passe a reagir de forma completamente inversa da que estamos acostumados à situações cotidianas. O principal momento do livro, para mim, é quando o autor fala que não há problema em errar. Errar faz parte do processo de inovação, evolução e crescimento. Porém, temos que saber errar; saber o porque falhamos e aprender com isso. Lá em 2013, quando li o livro pela primeira vez, tudo isso parecia inacreditável. Pensava que nunca encontraria um lugar para trabalhar que permitisse isso. Mas, depois de algum tempo trabalhando em agências de marketing, startups e empresas de tecnologia, vejo que tudo que Ries falava no livro já acontecia, eu só não sabia!

Paulo Ricardo — Designer

As Leis da Simplicidade

Este é um livro que tem mais de 10 anos mas trata de um tema que é muito atual, a “simplicidade”, Maeda cria 10 leis para ajudar o leitor a organizar e apresentar ideias complexas. Embora o autor utilize exemplos datados, os conceitos são atemporais e facilmente aplicáveis no dia-a-dia de uma corporação, principalmente para a equipe de negócios e design.

“A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo”.

Bruna Goss — Gerente de Marketing

O Conto da Aia (The Handmaid’s Tale)

O livro conta a história de um futuro em que as mulheres perdem seus direitos e muitas viram “aias”, responsáveis por gerar novas crianças na república fictícia de Gilead. Esse livro deu origem à série de mesmo nome que ganhou diversos prêmios esse ano. Apesar de ter sido escrito em 1985, o livro é muito atual.

Esse livro me marcou muito por falar sobre questões como direitos das mulheres, opressão e a ascensão de regimes políticos extremos. É uma leitura que muitas vezes assusta pela proximidade com a realidade, mas que é muito rica e nos faz refletir muito sobre o momento que estamos vivendo.

Pablo Feijó — Software Engineer

Sapiens – Uma breve história da humanidade

O meu livro do ano é o “Sapiens – Uma breve história da humanidade”, livro escrito por Yuval Noah Harari, professor de história Israelense. No livro, Yuval nos conta de forma simples e dinâmica a história do Homo Sapiens (nós) desde tempos pré-históricos até os dias de hoje. O livro recorta essa trajetória nos explicando as 3 maiores revoluções pelo ponto de vista do autor: a revolução cognitiva (quando criamos consciência de nós mesmos), a revolução agrícola (quando nos tornamos dependente da cultura de grãos) e a revolução científica.

Foi um livro que mudou muito a minha visão de mundo, expandiu meus horizontes em relação a nossa sociedade atual e me ajudou a conhecer ainda mais sobre o comportamento humano, além de ser uma leitura muita boa, recomendo!

Murilo Mittmann — Gerente de Produto

Sprint: How to Solve Big Problems and Test New Ideas in Just Five Days

O título já dá spoiler o suficiente, mas acrescento e não vejo um modo de resumir melhor do que: o livro que apresenta uma técnica para prototipar e validar ideias em apenas 5 dias. O livro é uma mistura de cases de empresas que usaram a técnica com uma espécie de guia separado por dia e muito bem detalhado de como usar a técnica da melhor maneira e em quais cases ela pode ser usada. Acredite, ela pode ser usada para quase tudo, incluindo a prototipação de robôs, como um exemplo que o livro traz.

Esse livro foi importante para mim, agora como gerente de produtos da empresa, pois ele me deu uma grande ferramenta para podermos testar e aprovar na reformulação de um dos nossos principais produtos. O processo foi tão positivo que apresentamos um pouquinho do que foi e dos aprendizados que tivemos no TDC Porto Alegre.

Julius Breyer — Social Media

Harry Potter e a Pedra Filosofal

O livro já mundialmente conhecido, que introduziu outros 6, conta a história de um menino que descobre ter poderes mágicos e ser o único capaz de derrotar as forças das trevas. Obviamente, a história é muito mais profunda que isso, e me ensinou muitos dos valores que eu tenho hoje na minha vida, como lealdade, confiança, humildade, amizade.

Marcou minha vida por ser o primeiro livro que li, quando tinha 7 anos.

Qual foi o seu livro preferido em 2017? Conta pra gente nos comentários e vamos aumentar essa lista 🙂

Não esqueça de se inscrever na nossa news para receber em primeira mão os melhores conteúdos do blog, hein!

Comente este post