Por que o registro de domínio é o passo mais importante da criação da sua presença online?
Porque o domínio é a sua identidade na web, seu endereço e onde seu site e emails estarão disponíveis. A escolha do domínio é o primeiro passo para estabelecer a sua marca como um espaço na internet e tudo o que você fizer será impactado. Pense da seguinte forma: o domínio é o seu endereço, a hospedagem de sites é o seu prédio e o seu site é o apartamento onde as informações da sua empresa estarão. Você vai querer que a sua empresa esteja em um lugar bem localizado, onde passa bastante gente, onde é fácil de chegar, estacionar, etc, certo? A escolha do domínio é bem parecida, você quer escolher um endereço fácil de lembrar, de acessar, que vai gerar muitas visitas.
Um domínio é formado por duas partes principais: o domínio em si e a extensão. A extensão do seu domínio nada mais é o que vem depois do ponto: .com, .com.br, .net, .co, .cc, entre tantas outras. A escolha dessas duas partes é muito importante para definir como sua marca será vista por possíveis clientes/parceiros e pode interferir no sucesso do seu site como ferramenta de marketing.
Qual extensão escolher? Não existe uma melhor ou pior escolha, tudo vai depender do momento da sua empresa. Não existe nenhuma regra de ouro no que diz respeito à internet, você pode escolher uma extensão totalmente diferente e, por esforços de branding, ter uma marca totalmente forte e lembrada por todos os visitantes. Escolhendo um endereço diferente você não terá nenhum prejuízo de posicionamento no Google, uma vez que o buscador trata todos os domínios da mesma forma, sem diferenças. Antes, de escolher, porém, lembre-se que no Brasil, a grande maioria dos usuários ainda digitam o endereço diretamente no navegador para encontrar um site, o que pode ser ser uma dificuldade para domínios mais diferentes.
Para garantir que todos os caminhos levem para o seu site, você pode registrar domínios com diferentes extensões e redirecionar para a sua página. Neste caso, você poderia ter seu site no domínio chadecamomila.cc e também registrar chadecamomila.com.br, desta forma, você pode redirecionar quem digitou diretamente .com.br para o seu domínio escolhido.
Registro de domínio pessoal: vale a pena registrar um domínio com o seu nome?
Para profissionais autônomos, freelancers e estudantes existe aquela dúvida: registro ou não registro um domínio com o meu próprio nome? Esse é um bom nome para a minha marca? Se você é a sua própria empresa, deve registrar o seu nome: pra fotógrafos, escritores e consultores, essa é uma ótima estratégia. Além disso, Dan Gilmour afirma que todas as pessoas deveriam ter um domínio com o seu nome para garantir seu espaço na web:
Os jovens de hoje, que vivem suas vidas de forma pública hoje em dia – gostando ou não, está cada vez mais difícil não ser público de nenhuma forma – os adultos de amanhã precisarão de um espaço online que eles possam controlar. Eles precisar de um espaço online onde podem contar ao mundo quem eles são e o que fazem, onde possam postar o próprio trabalho, ou uma parte dele – tradução livre.
Neste artigo do LifeHacker, o autor mostra alguns motivos para registrar um domínio com o seu nome:
- Você pode controlar as informações que aparecem sobre você: se alguém pesquisar seu nome no Google, é bastante provável que, se você tiver um site www.seunome.com.br, esse seja o primeiro resultado visto, o que te dá maior controle sobre a sua presença na web;
- Você evita que alguém use o seu próprio nome contra você: parece meio extremo, mas pode acontecer de alguém utilizar um site para tentar prejudicá-lo. Sendo “dono” do seu próprio nome na web, você evita que isso aconteça;
- Você pode criar um site como currículo, ou mesmo utilizar o domínio em um serviço como Tumblr ou WordPress.com;
- O seu site pessoal pode ser utilizado como um currículo virtual, para colocar trabalhos, dados de contato e outras informações.
Registro de domínio de empresas: estou lançando uma empresa, como posso escolher nome e domínio fortes?
Se você está planejando lançar uma empresa e ainda não escolheu o nome, aproveite e já pense no seu domínio também, fazendo dessa escolha um conjunto. Escolher o nome da empresa é o passo mais importante para quem está empreendendo. O nome é a pedra fundamental, o passo que separa a sua ideia de algo real, e, por isso, deve ser muito bem pensado. Se você já tem um nome bem pensado para a sua empresa, pode registrar o domínio. Se ainda está um pouco em dúvida, aproveite essas dicas:
- Um nome e domínio fáceis de lembrar devem ser fáceis de soletrar, para não gerar dúvidas na hora de escrever ou falar mesmo. Imagina sua equipe ter que explicar diariamente o nome da empresa para pessoas interessadas, não dá muito certo, não acha? Além disso, para o pessoal que vai digitar seu endereço diretamente no navegador, quando mais fácil, melhor;
- Opte por um nome que esteja ligado com o seu produto/serviço e, de preferência que demonstre o valor dele;
- Nomes poderosos geralmente são simples, tente escolher um nome curto e simples, fácil de ser lembrado e soletrado;
- Tente evitar modismos e memes do momento na hora de escolher o nome da sua empresa: o nome é algo que deve ser algo para durar por muitos anos. Apostar em modismos pode gerar um nome difícil de explicar;
- Pesquise termos relacionados à sua área de atuação em um site como o Google Trends, para ver qual é o volume de buscas destas palavras;
- Fale o nome da sua empresa/domínio em voz alta várias vezes para ver se gosta da sonoridade;
Para quem está criando a empresa agora e quer ter toda a identidade de marca, é interessante procurar profissionais de marketing e comunicação para auxiliarem nesta tarefa. Convidamos o Pedro Renan, da We do Logos – empresa de concorrência criativa que auxilia empreendedores a criarem a identidade da marca – para compartilhar conosco algumas dicas sobre como criar uma marca de sucesso:
BRH: Qual você considera o elemento mais importante para uma marca de sucesso?
PR: O planejamento e a execução. Pode parecer estranho, mas acho que uma marca de sucesso é realizada antes da criação em si. Se você já tem claramente qual seu público alvo, qual sua persona, qual sua missão, valores e, claro, já possui um nome isso te ajudará e muito a ter uma marca extremamente bem desenvolvida. Quando falo em execução estou me referindo não a criação da marca, mas da execução do negócio. Uma marca só se tornará um sucesso se o negócio atrelado a ela for um sucesso. Então, as diretrizes de execução e resultados do negócio estarão diretamente ligados ao sucesso da sua marca.
BRH: Para empreendedores que estejam colocando sua empresa no ar, quais são as dicas que você pode dar para uma presença digital de sucesso?
PR: Ter uma presença digital hoje é essencial (independente do seu mercado). Trabalhar com Inbound Marketing é uma realidade para muitas empresas e realmente funciona e traz resultado prático e concreto. Para empresas que estão começando e tem pouco orçamento sugiro ter um blog e produzir conteúdos educacionais para seu público, ter redes sociais ativas e criar e-mails de nutrição. A nutrição é um ciclo de e-mails que você pode montar baseado nas ações dos seus usuários. Ela é extremamente poderosa e fixa a marca na mente das pessoas e ajuda a criar uma necessidade do seu produto.
BRH: Quais são os maiores erros que alguém pode cometer ao escolher o nome/identidade da sua marca?
PR:Para criar o nome existem vários erros muito comuns como não pensar na evolução do negócio. Um exemplo disso somos nós. Nosso nome “We do Logos” nos prejudica muito, pois todos pensam que fazemos apenas logo (que era o produto inicial da empresa). Então, sempre procure pensar no futuro e usar um nome abrangente. Entretanto, ao usar um nome abrangente existe um outro erro que é não pensar no mercado. Claro que nem sempre sua empresa precisa dizer no nome o que ela faz, mas quanto mais isso conseguir ficar claro no nome, melhor. Podemos pegar como exemplo: Catho e Fast Jobs. Qual você acha que é uma empresa de procura de empregos? Outros erros comuns são: nomes que podem significar algo ruim em outras línguas, nomes que não são de fácil pronunciação etc. Já para criação de logo também existem alguns erros comuns como: escolher o logo de acordo com o gosto pessoal e não de acordo com a necessidade da empresa, fazer logos gratuitos usando templates e vetores, fazer logos muito complexos e com excesso de informação (símbolos com muitos detalhes, cheio de cores etc), usar tipografias diferentes entre muitos outros.
BRH:Recomenda alguma técnica ou ferramenta para definição de nome da marca, que ajude a organizar e a sintetizar as características de uma empresa?
PR:Existem muitas técnicas que muita gente segue. Já lançamos alguns produtos e erramos muito na criação de nomes. Hoje seguimos um processo que tem funcionado pra gente. Reunimos os sócios e outras pessoas da empresa para um brainstorm geral para criamos dezenas de nomes. Sem restrição de ideias ou formatos. A sessão dura no máximo uma hora. Depois disso verificamos se os nomes sugeridos atendem a lista abaixo: ( ) Nos diferencia dos concorrentes? ( ) Cria identificação com o público? ( ) É curto? ( ) É simples e direto? ( ) Fácil de lembrar? ( ) Fácil de entender e pronunciar? ( ) Tem foco, isto é, não tenta passar “mensagens” demais? ( ) Não tem dupla interpretação? ( ) Tem significados estranhos em outros idiomas? ( ) É original e único?
Damos um ponto para cada parâmetro que o nome se adequar. Os que tiverem nota acima de 9 vão adiante. Depois disso colocamos em votação com toda a empresa e o mais votado passa a ser o nome final. Claro que também sempre é válido verificar se o nome está disponível para registro tanto no registro.br quanto no inpi. Para isso usamos o App Registro de Marca que em segundos e gratuitamente nos informa se o nome está livre ou não:
http://registrodemarcaapp.com/
BRH: Qual é a importância do registro de domínio para garantir uma marca forte?
PR: O registro de domínio é essencial. Entretanto, assim como na definição do nome, é importante demais você ter um site de acordo com o seu nome original. Muitas empresas usam recursos de domínios de outros países para poderem ter um nome adequado. Exemplos seriam sites que tem término em .to .co .ai etc. Existem várias empresas que usam essas terminações para completarem o nome original. Existe uma empresa que tem o site recru.to onde o nome original é Recruto. O que não aconselho é se prender a um nome caso ele não tenha site. Ex: existe um wedologos.com.br . Se você for montar uma pizzaria não aconselho que seja wedologospizzaria.com.br . Ideal seria criar outro nome para sua pizzaria para não concorrer com outras empresas.
BRH: Que dicas você daria para empresas que já existem, mas que agora querem entrar no mundo digital? Como fazer esse processo de digitalização da marca?
PR: Atualmente esse é um fenômeno que tem ocorrido bastante e considero essencial para a evolução de todos os negócios. Para quem está muito no começo eu realmente indico dois caminhos: 1) contratar alguma consultoria para ajudar na implementação da estratégia e primeiros passos (ideal depois de alguns meses a sua empresa conseguir fazer sozinha) ou 2) você mesmo executar esse processo. Acredito que os dois resultados finais serão os mesmos. A grande diferença é que fazendo sozinho você vai demorar muito mais para achar o ideal e provável que também gaste mais dinheiro no processo.
- Confira o guia Como Criar Nome de Empresa Online da We do Logos
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