Criar site WordPress

Digamos que você esteja na seguinte situação: precisa de um site para a sua empresa e precisa desenvolvê-lo com certa rapidez. Avaliando as possibilidades, você percebe que o criador de sites é um pouco limitado para as suas necessidades, mas você também não tem tempo ou recursos para contratar uma agência ou desenvolvedor. Você sabe que um CMS pode ser uma boa opção e quer usar o WordPress, mas não sabe por onde começar. Este post, que mostra como criar um site no WordPress passo a passo, foi pensado especialmente para você.

WordPress não é uma plataforma para blogs?

Sim e não. Existem duas versões de WordPress, que são conhecidas como as versões .com e .org.

O WordPress.com é uma plataforma de blogs, na qual você não precisa se preocupar com nenhuma questão de infraestrutura, porque sua página fica hospedada na infraestrutura do WP. É uma plataforma pensada para pessoas que desejam focar mais no conteúdo e menos em questões como atualizações, temas, entre outras. Por isso, nesta versão não é possível utilizar plugins ou instalar temas (é possível escolher entre as diversas opções disponibilizadas pela plataforma). A versão .com do WordPress é, portanto, mais indicada para blogs – apesar de existirem muitos sites construídos na plataforma. Seria comparável a outras plataformas de blog como Tumblr ou Blogspot.

No WordPress.org você é responsável pela instalação e por controlar e atualizar as versões, cuidando de toda a estrutura do blog. É uma plataforma mais flexível, que permite mais personalização, instalação de temas e plugins. Por esta razão, é mais indicada para a construção de páginas, blogs profissionais e outros produtos que exijam mais ajustes e recursos, como um e-commerce. O wordpress.org é comparável a outros sistemas gerenciadores de conteúdo, como Joomla e Drupal.

Este post faz uma boa comparação entre os dois tipos de WP através de uma ótima analogia:

O WP.com é igual a alugar um apartamento em um prédio: você não precisa se preocupar com a grama, com os elevadores, com o encanamento, porque o condomínio lida com essas questões. Por outro lado, você não pode derrubar as paredes, mudar o banheiro ou construir uma nova cozinha. Não precisa se preocupar com a estrutura, mas também não tem liberdade para modificá-la muito.

O WP.org é igual a comprar uma casa: você tem liberdade para derrubar paredes, transformar a garagem em um espaço para sua banda ensaiar e desmontar a cozinha. Você também é responsável por cortar a grama, pintar as paredes, e consertar (ou chamar alguém para consertar) os encanamentos se algo ocorrer. Você tem liberdade para customizar a plataforma, mas também é responsável por alguns cuidados.

Veja uma comparação sobre os principais recursos das duas plataformas:

Por que criar um site em WordPress?

Existem diversos motivos pelos quais o WordPress é uma boa plataforma para criar seu site, e uma das principais é a comunidade que existe em torno da plataforma.

Comunidade

Como existem muitas e muitas pessoas utilizando WordPress – é o CMS mais utilizado no mundo – isso significa que existe uma grande quantidade de discussões e novidades. Caso tenha algum problema ou queira tirar alguma dúvida sobre o que é possível fazer no WP, com certeza você encontrará muitos materiais.

Facilidade de edição

Além disso, pesa a favor do WordPress a facilidade de edição de páginas e textos. Você não precisa mexer em código para criar uma página e colocar seu site no ar. Além disso, a interface de edição visual da plataforma facilita a atualizações de informações e inclusão de novas páginas. Por isso, toda vez que você precisar modificar algo no seu site, editar ou incluir informações, pode acessar a interface do WordPress pelo navegador e alterá-las.

Atualizações constantes

A plataforma do WordPress está sempre em atualização, seja com novas versões da plataforma ou dos plugins e temas. Isso contribui — desde que você se mantenha por dentro e atualize — para uma maior estabilidade e segurança da plataforma.

Open Source

WordPress é uma plataforma Open Source que pode ser utilizado por todos sem a necessidade de pagar licenças para aproveitar suas vantagens. Isso é uma grande vantagem do WP, pois atualmente existem cada vez mais iniciativas que valorizam projetos e softwares livres.

Plugins e temas

Quando você começa a pesquisar sobre WordPress na web uma das coisas que mais vai ler é sobre a infinidade de temas e plugins que o WP disponibiliza para customizar sua página. Existem milhares de opções para absolutamente tudo que você imaginar.

SEO

Todo administrador de um site deseja que sua página esteja bem rankeada nos mecanismos de busca. Você tem no WordPress um aliado, pois ele já vem de forma nativa otimizado para mecanismos de busca. E você ainda pode complementar suas otimizações usando diversos plugins de SEO, como o Yoast.

Participação de mercado

O WordPress é líder de mercado, sendo o responsável por 32% — 10 vezes mais do que o segundo colocado — dos sites que utilizam gerenciador de conteúdo. Se você está procurando uma ferramenta confiável para gerir sua página não há dúvidas que está analisando a opção certa, não é mesmo?

Acessibilidade

As atualizações do WP acompanham as mudanças que o mercado exige. Por isso, a plataforma é acessível para portadores de necessidades de especiais. Existem vários plugins que podem ajudar você a tornar sua página receptiva para esse público.

Cursos

Navegando pela web e plataformas de cursos online, como Alura, Udacity e Audacity, você encontra uma série de cursos superlegais e com ótimo conteúdo sobre WordPress, do nível básico ao avançado.

Profissionais

Assim como cursos online, a gama de profissionais especializados em WordPress é muito grande e representa um trunfo para quem deseja utilizar o WP para os mais diversos fins.

Níveis de usuários e permissões

No WP você pode definir permissões para todos os usuários que acessam o painel de administração. Isso é muito útil para controlar o que cada usuário pode fazer na plataforma.

As permissões vão desde administrador, que tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma, até assinante, que pode apenas visualizar e alterar informações do seu próprio perfil.

Convencido de que o WordPress pode ser o motor para o seu site?

Se você acessar a página do WordPress.org verá que existe um arquivo para baixar e instalar e poderá se perguntar: instalar onde? Por quê? Geralmente um dos argumentos que podem aparecer contra o uso do WordPress é uma aparente dificuldade em começar a utilizar a plataforma, pois é preciso ter uma hospedagem e realizar essa instalação para iniciar.

Para começar a criar seu site, você precisa seguir estes três passos:

  1. Ter um Domínio
  2. Contratar um hospedagem
  3. Instalar o WordPress

Na RedeHost, por exemplo, além de termos uma hospedagem pensada especificamente para WordPress, a instalação é feita em poucos minutos, com alguns cliques. Acessando o painel da sua hospedagem, você verá a opção Instalador de Aplicativos sob o domínio que quer utilizar.

Escolha o WordPress e o endereço no qual quer que a página fique disponível. Escolha um endereço de e-mail para o usuário responsável pelo site e clique em Instalar.

Pronto! O WordPress está instalado. Para começar a editar sua página, acesse seudominio.com.br/wp-admin.

Como editar seu site WordPress usando o Elementor

Depois de instalar o WordPress é hora de liberar a criatividade e criar sua página. Nessa hora toda ajuda é bem-vinda: pesquise tendências, faça benchmark, ouça seus clientes para construir sua página.

Com todos os pontos definidos é o momento de desenvolver seu site. Parece difícil, não é mesmo? Mas existem ferramentas que podem tornar sua tarefa muito mais fácil. O plugin Elementor, lançado em 1º de junho de 2016, e já alcançou mais de 1.000.000 de instalações ativas, é uma ótima alternativa para criar seu site.

Como ativar o Elementor no seu WordPress

Acesse o diretório de plugins no painel do WordPress

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Clique em “Adicionar novo”

Como criar um site no WordPress: passo a passo

No campo de pesquisa busque “Elementor” e depois clique em “Instalar agora”

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Depois é só clicar em “Ativar”

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Como editar páginas com o Elementor

No canto superior esquerdo do painel do WordPress, clique em Páginas > Adicionar Novo

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Depois clique em “Editar com Elementor”

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Você será redirecionado a tela de edição do Elementor

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Editar usando Modelos

Clicando no ícone 📁 você pode pesquisar e adicionar modelos à sua página.

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Selecione o modelo desejado e clique em “Inserir”

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Depois é só editar a página com suas informações e conteúdos

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Editar usando Blocos de construção

Você também pode editar suas páginas usando os blocos de construção do Elementor. São três blocos principais: seções, colunas e widgets.

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Seções são blocos de construção maiores e dentro deles ficam as colunas. As colunas são usadas para abrigar os widgets, que são inseridos dentro das colunas.

Para adicionar uma seção clique no ícone “+”

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Depois você precisa definir a estrutura da coluna

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Dentro das colunas você pode clicar no ícone “+” para adicionar widgets.

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Publicando sua página

Depois de feitas as alterações na página chegou o momento de lançar para o mundo sua criação. Clique no botão “Publicar” e sua página estará no ar.

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Edição responsiva

Você pode editar os elementos da sua página visualizando como ela ficará no formato para dispositivos móveis.
Para isso, clique no ícone “Modo Responsivo” e escolha o dispositivo que deseja editar.

Como criar um site no WordPress: passo a passo

Recursos do Elementor

Vamos conhecer alguns recursos do Elementor que podem ser úteis na hora de criar seu site.

Compatível com qualquer tema

Você pode personalizar qualquer tema, seja ele personalizado, pago ou gratuito.

Arraste e solte

Adicione facilmente conteúdos na sua página é só arrastar, soltar e personalizar.

Widgets

O Elementor oferece dezenas de widgets para facilitar o seu dia a dia.

Biblioteca de modelos

Mais de 300 modelos de páginas para você escolher e personalizar seu site.

Sem codificação

Criar páginas inteiras e de alta qualidade sem precisar mexer em nenhum código.

Edição para celular

Durante a criação da sua página é só mudar para a visualização em dispositivo móvel e ajuste todos os elementos para que se ajustem em qualquer dispositivo.

Salvamento automático

Suas edições são salvas e armazenadas em backup automaticamente.

Landing Pages

Criar facilmente Landing Pages personalizados para captar leads na sua página.

Preços

O Elementor é um plugin gratuito, mas alguns recursos avançados só estão disponíveis nas versões pagas, como páginas de erro 404 customizadas, fontes personalizadas, formulários de contato, integrações e botões de compartilhamento. Os preços do Elementor PRO variam de US$ 49 até US$ 199.

Quer saber mais sobre como criar um site em WordPress? Saiba como encontrar temas e editar as informações de uma página.

Total
110
Shares
Comente este post