As formas de comunicação estão se atualizando cada vez mais rápido com a popularização do digital e, com isso, existe a necessidade real do meio corporativo manter o ritmo para acompanhar as tendências de comunicação. Hoje, é possível perceber que várias novas ferramentas de comunicação estão surgindo e com elas, novas oportunidades de estratégias.

Segundo uma pesquisa do MEF, o Brasil é o segundo maior país em utilização do Whatsapp. Essa ferramenta acabou se tornando um mecanismo muito importante para a comunicação atualmente. A rede social já possui mais usuários ativos que o Facebook no Brasil. Levando em consideração a utilização do mobile em crescente ascensão, é seguro dizer que o WhatsApp é uma forte tendência para o marketing digital.

A partir disso, foi lançado o WhatsApp Business para as empresas e hoje vamos te mostrar as vantagens e recursos desta nova plataforma. Então, se você quer expandir sua comunicação e acompanhar essa novidade, confira!

Mensagens Automáticas

Utilizando essa plataforma, o principal diferencial é que você poderá deixar algumas mensagens automáticas. Essas mensagens poderão ser enviadas aos usuários para passar informações que você desejar, facilitando assim a comunicação com seu cliente por uma ferramenta que a grande maioria das pessoas utiliza.

Além disso, você poderá deixar respostas prontas para quando você não puder responder e algum cliente entrar em contato. A automatização desse processo pode facilitar a comunicação com seu público.

Perfil Verificado

Para utilizar o WhasApp Business você precisará criar um perfil profissional, com um número de telefone comercial da sua empresa. Com isso, você terá uma conta específica para transações e assuntos comerciais.

É importante deixar disponíveis alguns dados para acesso de seus clientes. Endereço, e-mail, site, redes sociais, horários de funcionamento e etc são algumas informações importantes para colocar em seu perfil.

Para garantir a segurança da comunicação com seu cliente, transmitir credibilidade para a marca e impedir que terceiros utilizem o nome da sua empresa indevidamente, você poderá ter a conta verificada pela plataforma.

Organização

No intuito de facilitar a organização da sua rotina, o aplicativo permite que você utilize etiquetas para organizar suas conversas por assunto, facilitando assim quando você precisa encontrar algo específico, como um contato com fornecedor ou alguma conversa mais antiga, por exemplo.

Métricas

Por fim, um recurso que irá ajudar bastante na sua rotina de análise é um relatório através de “Estatísticas de fluxo de mensagens”.

Nele você poderá conferir as mensagens que foram entregues, as que foram recebidas, as que foram lidas e etc. Assim, você poderá ter uma noção de como está sendo a sua comunicação através da plataforma com algumas métricas básicas.

Como funciona?

O WhatsApp Business é uma plataforma gratuita, assim como o WhatsApp tradicional, que pode ser acessado através do desktop mas precisa ser configurado através de um smartphone.

Para utilizar o recurso, você só precisa seguir esses passos:

  1. Baixar o aplicativo através da Play Store no seu celular;
  2. Concordar com os termos e permissões;
  3. Inserir e verificar o seu número comercial;
  4. Completar seu perfil utilizando nome e as informações importantes

Atenção: se você já utiliza esse número no WhatsApp normal, o aplicativo vai pedir para que você autorize a transferência da conta para a versão business.

Gostou da novidade? Depois conte para a gente como foi a experiência de utilizar o WhatsApp Business nos comentários. Até a próxima!

Total
20
Shares
< a href = "#top" class = "scroll-to-top d-none d-sm-block" > < /a>