O Google é, atualmente, o maior buscador da internet. As pessoas procuram absolutamente tudo – é sério, tudo – através deste site e, consequentemente, as empresas precisam de estratégias para que sejam achadas mais facilmente nessas buscas. O site de procura acabou se tornando uma ferramenta muito importante para quem trabalha com marketing digital.

Muitas coisas podem ser feitas para que o seu negócio apareça nas buscas do Google e vários fatores influenciam nisso, mas existe algo que é essencial para que sua empresa seja encontrada no site de buscas: ter um site!

Então, fique ligado que nesse post vamos mostrar o porquê é muito importante que você tenha um site para aparecer nas pesquisas do Google.

A importância do Google

O Google é o maior sites de buscas do mundo e, no Brasil, não poderia ser diferente, sendo o buscador com 85% de participação na utilização da internet dos brasileiros. A famosa brincadeira “joga no google” já se tornou realidade há muito tempo. Atualmente, as pessoas procuram resultados, dúvidas, locais, produtos, serviços e tudo mais o que for necessário através do site.

Nesse sentido, a ferramenta de buscas se torna uma fonte de respostas para problemas que as pessoas têm. Se você tem uma fármacia, pessoas que estão procurando por coisas relacionadas a remédios podem achar seu negócio mais facilmente, por exemplo. E, para isso, é essencial que você tenha um site. É através dele que as pessoas vão encontrar a sua empresa nas buscas.

O Google oferece algumas vantagens para você, além da plataforma de buscas e que pode facilitar com que as pessoas encontrem sua empresa.

Google Meu Negócio

 

Um recurso bem interessante é o Google Meu Negócio. Quando você pesquisa por uma empresa específica, é através dessa plataforma que o Google irá apresentar detalhes do negócio buscado.

Desta forma, criando um perfil para a sua empresa, aumentam as possibilidades das pessoas encontrarem a sua empresa. Assim, as pessoas poderão acessar o seu site através dessa plataforma também. Lá, você pode adicionar:

  • Localização no Google Maps
  • Informações importantes como endereço, telefone e site
  • Horário de funcionamento e horários de maior movimento
  • Fotos da empresa
  • Perfis em outras redes sociais
  • Compartilhar novidades e ofertas da sua empresa

É importante que você tenha um site para adicionar no Google Meu Negócio. Cerca de 27% das empresas que utilizam o recurso não possuem link para o site, o que poderia ser uma grande oportunidade para aumentar os acessos.

Além disso, o recurso permite que as pessoas encontrem a sua empresa por proximidade. Por exemplo, quando você pesquisa “padaria” no Google, ele vai apresentar aquelas que se encontram mais próximo de você, e isso acontece através do Google Meu Negócio.

Como otimizar

Claramente, ter um site é algo muito importante para a sua performance nas buscas do Google. Porém, para ter um bom resultado, é necessário ter cuidado com algumas práticas que vão melhorar o seu SEO e, consequentemente, o seu posicionamento nas páginas de pesquisa.

Existem algumas ações que você pode fazer para que o seu site ganhe destaque no principal buscador da internet.

Conteúdo exclusivo

Produzindo um conteúdo exclusivo em seu site e que seja relevante para o seu público, você terá resultados melhores nas pesquisas do Google. É importante pensar em o que as pessoas estão procurando!

Segurança

É muito importante que os certificados do site sejam instalados e estejam ativos. O Google pune sites que não estejam nos padrões de segurança e é necessário pensar nesse fator se você deseja ter destaque.

Palavra-chave no título

A utilização de palavras-chave são essenciais quando se trata de buscas na internet. Pensando nisso, utilizar essas palavras no título do seu site é algo muito importante para que ele seja encontrado.

Usabilidade

Quanto melhor for a experiência do usuário com o seu site, mais você terá resultados positivos, não só na performance em sites de busca, mas também nos acessos a sua página. Por isso, tente manter o layout organizado e as informações claras, para que as pessoas tenham facilidade no uso da sua página.

Velocidade de carregamento

Segundo o próprio Google, o carregamento das páginas é essencial para um bom posicionamento na busca orgânica. É importante que você evite usar imagens muito pesadas, por exemplo, e revise erros nos códigos das páginas. Você pode testar a velocidade de carregamento da sua página através de ferramentas gratuitas online.

Responsividade

Um ponto que o Google tem destacado bastante atualmente, é que sites mobile-friendly tem maior destaque em suas buscas.  Hoje, sabemos que o uso de smartphone é uma realidade para a maioria dos brasileiros, visando a necessidade de adaptação dos sites para esse formato. Pensar na oportunidade de ter um site responsivo é um passo muito importante para melhorar o resultado nas pesquisas.

Gostou do post? Comenta aqui embaixo para a gente saber o que você achou! Se quiser saber sobre novidades do nosso blog, ative as notificações clicando no sininho na página. Até a próxima!

 

Total
1
Shares
Comente este post

3 comentários