Nome para loja virtual

Você já pensou em abrir a sua loja virtual mas fica muitas horas pensando sobre qual é o melhor nome para a mesma? Não é uma tarefa fácil, sabemos, mas neste artigo vamos sanar as suas dúvidas e, ainda por cima, mostrar que existem ferramentas na internet que podem ajudar na escolha do melhor nome para o seu e-commerce.

Escolher o nome do seu empreendimento, tanto físico quanto digital, é essencial para desenvolver estratégias de marketing especializadas para o seu nicho. Logo, escolher o nome correto pode ser o estopim para um grande número de vendas.


Para ser melhor a sua experiência por aqui, você pode fazer uso do sumário abaixo.

Qual a importância de um bom nome para a loja virtual?

Nome para loja virtual

Se você acha que a escolha do nome para o seu negócio virtual é um detalhe, está bem enganado.

Um nome para a loja virtual diz, de alguma maneira, sobre o que você vende, para quem você quer vender e, inclusive, se o seu produto pode suprir os seus clientes de alguma forma. Percebeu que isso é fundamental e pode lhe ajudar a aumentar a taxa de conversão de suas vendas, certo?

Um outro ponto que temos que explicitar aqui é a possibilidade de aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual graças ao nome escolhido.

Vamos pensar juntos…

Se você quer vender produtos digitais, como ebooks e vídeos sobre marketing digital, o nome da sua loja virtual precisa quase que interagir com o seu público alvo. Ou seja, ao ler o nome do seu e-commerce, o possível comprador deverá ser instigado a acessar a sua loja virtual e comprar o infoproduto.

Para isso, este nome deverá ser original, atrativo e com palavras chaves que a sua persona pesquisaria nas redes sociais e no Google. Portanto, o conhecimento da sua persona e estratégias de marketing voltadas para o desenvolvimento da mesma é super válido.

Por falar nisso (e não menos especial), também é importante se preocupar com o SEO, para o seu site ser melhor ranqueado nos mecanismos de buscas do Google, aumentando o tráfego orgânico da sua loja virtual.

Já imaginou o quanto você, leitor, pode sair na frente da concorrência se escolher o nome certo para sua loja virtual? Inúmeros negócios acabam devido a uma escolha ruim para o nome da empresa ou, na maioria das vezes, nem começam, pois não conseguiram escolher um bom nome.

Escolher errado o nome da loja virtual pode fazer com que seu negócio não vá para frente. Mas tenha calma, esteja atento a tudo que vamos dizer por aqui, não vamos lhe deixar sozinho nessa!

Leitura recomendada:

O que fazer antes de escolher o nome da loja virtual?

Você precisa tomar alguns cuidados antes de escolher o nome para a loja virtual e garantir que todos os processos após essa escolha sejam válidos e gerem lucro.

Atente-se e não deixe de verificar as questões abaixo.

1- O nome deve estar de acordo com seu plano de negócios

Crie um plano de negócios para ter em mente alguns termos que podem ser válidos para estarem no nome da loja virtual.

Caso o seu e-commerce seja para vender roupas, por exemplo, opte por nomes que as pessoas pesquisariam na hora de comprar um vestuário.

Portanto, saiba quem é seu público alvo e queira vender os seus produtos para ele, nunca fora disso.

Pesquise todo o mercado do seu nicho e verifique nomes que sejam fáceis de decorar e que possam gerar cliques.

2- Verifique se o nome escolhido está disponível para registro de domínio

Para isso, acesse o site Registro.br e verifique se o nome escolhido para ser o domínio da sua loja virtual está disponível.

Veja abaixo

Nome para loja virtual

Pesquise o nome de domínio de sua preferência e veja se o mesmo está disponível para uso.

Feito isso, faça a compra para poder obter um domínio exclusivo da sua loja virtual. Os EUA implementaram um centro de informações para esses domínios, chamado InterNIC (Internet Network Information Center), o qual coordena e distribui registros e endereços de domínios para diversos provedores no mundo.

Essa instituição mantém o banco de dados de todos os servidores interligados na internet, mas também delega o controle de domínios geográficos para que outras empresas de diferentes países também possam fazer suas próprias regras e controles dentro do seu espaço territorial.

No nosso país, o domínio geográfico termina com a extensão “.br” e são administrados pela empresa Registro.br que falamos um pouco mais acima.

Portanto, escolher um nome para a sua loja virtual depende da disponibilidade do domínio para este nome.

3- Analise a disponibilidade e registre a marca da sua loja virtual

É super importante, após o seu plano de negócios já estar consolidado, verificar a disponibilidade para patentear a sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão governamental responsável pelas patentes do nosso país.

Para ter um nome exclusivo para a sua loja virtual e não ter dores de cabeça mais a frente ou um logotipo que a identifique, é necessário registrar a sua marca. O próprio site do INPI disponibilizou um guia para não deixar você perdido e para verificação da disponibilidade do nome da loja virtual para registro.

Com o pagamento e com todos os procedimentos corretos para registro do nome da sua loja virtual, tudo está perfeito, agora você pode colocar a mão na massa e vender!

Mas…

Falamos o que você deve fazer antes de escolher um bom nome para o seu e-commerce, correto? Porém, vamos lhe ajudar mais ainda!

Abaixo, iremos discorrer sobre algumas dicas fundamentais para lhe ajudar na escolha do nome do seu negócio virtual.

Anote tudo e saia na frente da concorrência.

Dicas fundamentais na escolha do nome da sua loja virtual

Nome para loja virtual

1- Reúna-se com a sua equipe

Essa estratégia é amplamente utilizada nas maiores empresas do mundo e ajuda na resolução de problemas.

Afinal, várias mentes pensam melhor que uma, correto?

Na escolha do nome da sua loja virtual, isso não deve ser diferente.

Chame todos aqueles da equipe responsável pelo empreendimento (se você não estiver sozinho nessa) e discutam sobre todos os nomes possíveis para o e-commerce. Essa estratégia é conhecida no mundo dos negócios como brainstorming, no português brasileiro, debate.

E é isso mesmo que irá acontecer, quase que um debate presidencial (brincadeira), todos colocando o seu ponto de vista e indicando o melhor nome para a empresa.

Após anotar todos os possíveis nomes para a loja virtual, selecione um ou alguns dos melhores para garantir que o seu negócio digital comece com o pé direito.

2- Não seja como todo mundo

“Seja o patinho feio” da galera, entendeu?

Ser diferente da maioria no ramo de e-commerce, já te colocará num patamar bem mais alto e deixará a sua loja virtual em destaque. Portanto, invista em nomes não muito usuais, nada clichês.

Permita-se escolher um nome original e que, se você o achasse pela internet, iria clicar para ver o que essa loja virtual estaria vendendo. Chame muita atenção com o nome da loja virtual, pois possivelmente um nome que não suprir destas condições será clicado pouquíssimas vezes.

Diferencie-se no meio da multidão e seja atual.

3- Não escolha nomes difíceis

A simplicidade também gera lucros, sabia? Na maioria das vezes é assim que as vendas aumentam exacerbadamente.

Gigantes do e-commerce estão modificando toda a estratégia de marketing para que tudo seja simples e mais atrativo para a experiência do usuário.

Pense bem…

Quem irá clicar em um site cujo nome nem faz sentido, difícil e que parece apenas uma enrolação?

Pouquíssimas pessoas, sabemos.

Escolha um nome que seja simples, direto e que não enrole o seu potencial cliente. Fique longe de nomes difíceis, pois quase sempre não prendem a atenção do leitor e faz com que o mesmo não acesse a sua loja virtual, diminuindo o tráfego orgânico do seu site e a taxa de conversão de vendas.

4- Inspire-se nas grandes marcas do mercado

Nome para loja virtual

Você já teve uma baita de uma inspiração ao ouvir alguma música ou após aquele filme maravilhoso, certo?

Portanto, pesquise sobre os nomes das grandes marcas mundiais e seja inspirado pelas histórias de sucesso.

Assim, temos certeza que você ficará inspirado e nomes maravilhosos irão surgir na sua cabeça.

Entre literalmente do mundo dos seus produtos, pesquise referências, quem vende as mesmas coisas ou algo parecido que você, adentre-se totalmente no seu nicho para que a inspiração venha e o nome ideal para a sua loja virtual apareça.

5- Saiba perfeitamente o que você irá vender

Sabemos que, nem sempre, um nome legal e interessante é fundamental.

Como você pode vender batatas se o nome do seu e-commerce tem carne no meio? Ok, as duas coisas ficam gostosas…

Mas não foi isso que queremos dizer. O que importa, na verdade, é que o nome da sua loja virtual “converse” com os seus produtos e passe para o cliente o que exatamente você está vendendo. Sintetize em poucas palavras qual a essência do nome do seu e-commerce.

Claramente, é preciso levar em conta o produto a ser vendido, missão da sua empresa, valores, etc.

Esteja ciente que o nome escolhido fará com que a maioria das pessoas que queiram o tipo de produto que você vende acessem a sua loja virtual, e não outras.

6- Projete o seu negócio com o nome escolhido

Imagine o seu empreendimento com o nome escolhido e a todo vapor! Pense também num logo de loja com o nome escolhido, cores, fontes e todo o design da sua marca. Feito isso, temos certeza que você saberá ou terá muitos indícios da escolha correta, ou não, do nome da sua loja virtual.

Visualize a sua marca na TV, jornais, nos maiores sites de divulgação do país e em todas as redes sociais existentes atualmente. Gostou de tudo que viu? O nome escolhido é viável após pensar em tudo isso?

Se a resposta for “sim”, abra mão de todos os medos e saiba que a escolha do nome da loja virtual pode fazer de você um empresário de sucesso. O nome do seu e-commerce terá um grande peso e irá passar para seus clientes, fornecedores e parceiros o que a sua identidade demonstra para o mercado.

7- Ferramentas para gerar nomes para sua loja virtual

Se você, após utilizar todas as dicas acima ainda ficou em dúvida sobre alguns nomes que poderiam ser viáveis para sua loja virtual, faça uso de ferramentas geradoras de nomes.

A primeira, integrada ao site da Shopify, empresa especializada no desenvolvimento de e-commerces, lhe auxilia na criação do nome da sua empresa e ainda verifica se o domínio está disponível. E, inclusive, lhe dá diversos outros nomes para você escolher, caso tenha apenas uma ou algumas palavras que você quer, necessariamente, que esteja no nome da loja virtual.

Por exemplo, ao pesquisar a palavra “batata” nesta ferramenta, veremos diversos nomes que o gerador disponibiliza.

Veja abaixo

Nome para loja virtual

Escolha o melhor nome para o seu e-commerce com o auxílio desta ferramenta.

A segunda ferramenta é o gerador de nomes para empresas do site Gurupme. Aqui, ainda é possível colocar o setor da sua empresa e uma palavra relacionada à marca, sendo este último opcional.

Ou seja, é possível escolher nomes para a sua empresa de acordo com o seu nicho, sem ter sequer alguma palavra em mente.

Viu como será fácil escolher um nome para a sua loja virtual com tudo que foi passado aqui?

Conclusão

Conhecer o seu ramo e estar dentro dele é fundamental na hora de escolher o melhor nome para a sua loja virtual.

Esforços para achar um nome que gere tráfego e seja bom para ranquear no Google são fundamentais para aumentar suas vendas e fazer de você um empresário de sucesso. Pesquisar bastante sobre os nomes de outras empresas e verificar a disponibilidade do domínio nos órgãos de registro também são imprescindíveis.

Agora, esteja apto para criar o seu e-commerce, pois o escolher o nome dessa vez ficou fácil, certo?!

Se você quer receber mais dicas como essa e virar o craque do e-commerce, conheça a Empreenda Ecommerce, empresa que nasceu para ajudar futuros empreendedores a descobrir os caminhos para criar um negócio através do e-commerce, mostrando que empreender também exige esforço e dedicação, traz riscos e proporciona desafios.

Mas, apesar disso, vale muito a pena!

Acesse a Empreenda Ecommerce e dê uma virada na sua vida profissional!

Total
14
Shares