Plano de Negócios

O brasileiro por natureza tem alma empreendedora. Desde muito cedo somos fascinados por ter o nosso próprio negócio e tomar as rédeas da nossa vida profissional. Esse desejo e vocação se traduz em números expressivos: segundo a Pesquisa GEM, em dez anos, o Brasil passou de 14,6 milhões de empreendedores para 49,3 milhões.

Falta de planejamento é um das principais causas de fechamento das empresas

Entre as principais causas de fechamento precoce destaca-se a falta de planejamento prévio

Um estudo realizado pelo Sebrae Nacional, apontou que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência, podendo chegar a 50% com menos de quatro anos.

Entre as principais causas de fechamento precoce destaca-se a falta de planejamento prévio. Tanto coletar informações sobre o mercado, potenciais clientes, concorrentes e fornecedores, como prever itens básicos para o sucesso da empresa antes do início das atividades.

Se você ainda não empreende e deseja começar o seu próprio negócio, veio ao lugar certo. Preparamos uma série de conteúdos sobre uma das primeiras e principais etapas da criação de um negócio de sucesso: o plano de negócios.

Como fazer o planejamento do seu negócio

Agora que você entendeu a importância de planejar sua estratégia antes de iniciar seu negócio, vamos analisar e entender quais são os pontos e passos necessários para montar um planejamento completo e garantir o sucesso do seu negócio por muitos anos.

Se sua empresa já está funcionando, realizar o planejamento é uma ótima oportunidade de colocar a casa em ordem e se preparar para crescer.

Existem alguns pontos essenciais para um plano de negócios completo. Vamos conhecer eles e analisar cada ponto.


Navegue pelas etapas do planejamento

Sumário Executivo

Uma visão geral sobre o seu plano de negócios e contém itens como:

  • Descrição sobre a empresa
  • Objetivos da empresa
  • Missão da empresa
  • Produtos e serviços oferecidos
  • Benefícios dos produtos/serviços
  • Segmento de clientes que será atendido
  • Localização da empresa
  • Investimento realizado
  • Indicadores financeiros
  • Regime tributário da empresa

Como se trata de um resumo, deve ser feito após todos os itens do plano e você deve prestar atenção em alguns detalhes importantes: seu sumário deve ser simples e conciso, fornecendo uma visão geral da sua empresa e destacando os aspectos mais importantes do seu negócio.

plano de negócios

Análise de mercado

O primeiro passo para iniciar seu plano de negócios é realizar uma análise de mercado. Nela você deve identificar quem são os clientes, concorrentes e fornecedores.

Itens essenciais da análise de mercado:

  • Estudo de clientes
  • Análise concorrentes
  • Pesquisa de fornecedores

Essa etapa será essencial para entender quais são as vantagens e desvantagens do seu produto frente aos concorrentes e quais os benefícios irá entregar para os clientes.

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O que você analisar:

Identificar seu público-alvo, analisando o tipo de cliente ideal para sua empresa. Busque todas as informações possíveis sobre ele: o que ele busca quando procura uma solução como a que sua empresa oferece, qual seu perfil de negócios — B2B ou B2C? —, quais são as suas necessidades e dores, qual sua faixa econômica, em que redes sociais ele se encontra, como ele realiza suas compras, etc. Nessa etapa quanto mais informações você coletar melhor.

Você também precisa entender quem são e o que oferecem os seus concorrentes. Quais são seus diferenciais e em que pontos eles falham — pode ser um nicho que sua empresa pode explorar —, sua política de preços e condições de pagamento. Vale a pena também entender como eles se relacionam com seus clientes para identificar oportunidades de melhoria para sua empresa.

Por fim, faça um levantamento dos principais fornecedores da sua empresa, levantando informações sobre preço, condições de pagamento, processo de entrega e atendimento.

Plano de marketing

Feita a análise do mercado, o próximo passo é elaborar o seu plano de marketing. Nesse ponto você vai explorar oportunidades e canais para divulgar sua empresa.

O que não pode faltar:

  • Descrição dos produtos/serviços da empresa
  • Política de preços
  • Estratégias e canais de divulgação
  • Localização a empresa

Você vai precisar descrever os produtos/serviços que sua empresa oferta. Reúna todas as informações sobre o que você irá vender detalhadamente, também liste os preços que você pretende praticar.

Outro ponto do plano de marketing é listar as estratégias e canais que vai utilizar para divulgar seus produtos. Liste as redes sociais que vai estar, campanhas de email, site, Whatsapp e tudo mais.

Além disso, é importante inserir as informações sobre a localização da sua empresa, se ela tiver um ponto físico de vendas.

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Plano operacional

Chegou a hora de analisar como será a operação do negócio. Você deverá listar os passos necessários para a venda do seu produto ou para a prestação de serviço da sua empresa. Além disso, descreva os cargos e o perfil ideal para ocupar essas vagas.

Se sua empresa possui sede física descreva a organização ideal que você projetou.

O que não pode faltar:

  • Estrutura física
  • Capacidade de produção e prestação ou venda do produto ou serviço
  • Processos e níveis operacionais
  • Necessidade de recursos humanos

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Plano financeiro

Vamos seguir nosso plano e falar sobre o planejamento financeiro. É hora de falar sobre os custos necessários para a abertura, manutenção e futuros investimentos da sua empresa.

O que não pode faltar:

  • Investimento total
  • Estimativa de investimentos fixos
  • Capital de giro necessário
  • Estimativa do faturamento mensal
  • Estimativa do custo das matéria-prima
  • Estimativa dos custos de comercialização
  • Estimativa dos custos com mão de obra
  • Demonstrativo de resultados
  • Indicadores de viabilidade
  • Ponto de equilíbrio
  • Lucratividade
  • Rentabilidade
  • Prazo de retorno do investimento

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Simulação de cenários

Essa etapa é extremamente importante para o futuro da sua empresa. Aqui você irá listar algumas situações que podem acontecer com a sua empresa e listar formas de encarar essas intempéries.

Algumas situações que você pode simular:

  • Vendas abaixo do esperado
  • Crise econômica
  • Novos concorrentes
  • Custos de produção elevados

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Análise SWOT

Se você já pesquisou sobre planejamento de negócios deve ter se deparado com a sigla “SWOT”. A avaliação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ou strengths, weaknesses, opportunities e threats (SWOT) é a etapa no seu planejamento em que você irá analisar o ambiente interno e externo da sua empresa, listando fatores que podem ameaçar seu negócio e também oportunidades que sua empresa pode se destacar.

Pronto! Seu plano de negócios está finalizado. Agora você terá mais segurança e informações para abrir sua empresa e expandir seus negócios de maneira planejada.

Bônus: modelo de plano de negócio editável

Para facilitar a construção do plano de negócios da sua empresa, baixe o modelo totalmente editável que criamos para você.

Esperamos que sua empresa tenha muito sucesso. Se tiver alguma dúvida é só comentar aqui embaixo que vamos ajudar você.

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