Vender pela Internet

Se você tem uma empresa e ainda não pensou em criar uma loja virtual para vender pela internet, está na hora de repensar suas estratégias.

A pesquisa Webshoppers da Ebit relata que a quantidade de consumidores ativos — aqueles que realizaram ao menos uma compra digital no ano — ultrapassou os 47 milhões em 2016, para mais de 55 milhões no ano seguinte, alta de aproximadamente 15%.

Ainda de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve atingir um volume de vendas de quase R$ 80 bilhões em 2019 – um crescimento de 16% em relação a 2018.

Os dados têm mostrado um cenário bem promissor para os negócios digitais, mas muitos empreendedores ainda podem ter dúvidas sobre os benefícios. Por isso, vamos mostrar como você pode aumentar as suas vendas investindo em um negócio digital.

Loja física + virtual e não loja física x virtual

É muito comum que quem tem loja física, tenha algumas dúvidas como: “Por que ter uma negócio online se já tenho uma loja física?”, “Uma loja virtual vai diminuir as vendas da minha loja física?”, “É possível administrar as duas frentes ao mesmo tempo?”.

Na verdade, resistir ao negócio virtual é ir contra a evolução da sua própria empresa. Com a grande quantidade de pessoas com acesso a internet, se seu cliente está lá, o seu negócio também deve estar.

Entenda que se o seu cliente estiver procurando o produto ou serviço que você oferece na internet e você não estiver lá, ele vai comprar do seu concorrente. Por isso, ter uma loja virtual é uma grande oportunidade para você crescer e aumentar as suas vendas, pois o cliente da sua loja física vai poder comprar os produtos que ele já conhece, com a confiança que tem em seus produtos.

Ou seja, não é sobre uma ou outra. As duas iniciativas juntas oferecem uma boa oportunidade de aumento de vendas. Um endereço fixo traz credibilidade a uma loja virtual, por exemplo. Por outro lado, a loja virtual é muito mais prática para que mesmo as pessoas que se encontram nas proximidades da loja obtenham informações como lançamentos, encomendas de forma instantânea pelas redes sociais, mensagens e WhatsApp.

Desafios do negócio digital

Como a internet está em constante evolução, apresentando sempre novas formas do público se comunicar e interagir com o mundo, quem decidir investir em um negócio digital deve acompanhar esses avanços e aprender a criar estratégias para poder atrair mais usuários e mais clientes para seu produto.

Da mesma forma que o modelo de comércio online aumenta o faturamento e a visibilidade, ele também aumenta o tempo de dedicação que você tem que dar para o seu negócio. É muito importante estar sempre atualizado nas tendências para poder aproveitar todas as vantagens de um negócio digital.

O desafio de ter um negócio digital traz consigo pontos fundamentais que devem ser considerados e merecem atenção como:

Encontre um segmento/nicho de mercado

Quando você se propõe a colocar um negócio na internet, é importante ter em mente que a concorrência é muito maior. É legal você pesquisar antes de tudo os seus possíveis concorrentes, aqueles que oferecem serviços e produtos semelhantes aos seus na internet.

Uma forma interessante de achar um segmento de mercado ou uma tendência é buscando palavras-chave no Planejador de Palavras-chave do Google ou no Google Trends, dando uma olhada como está a concorrência e as buscas por esse produto.

Assim, você pode escolher qual o nicho de mercado você tem mais oportunidade de prosperar e estudar bastante sobre esse segmento.

Oferte produtos e serviços de qualidade

É fundamental que através desse estudo sobre o segmento que você vai atuar na internet, você entenda qual o tipo de produto que os usuários desejam consumir na internet, como eles costumam pagar, com que frequência compram, entre outros.

É importante também que você pense em toda a logística de seus fornecedores, prazos e a entrega aos seus clientes. Para montar uma negócio online promissor, a nossa indicação é que você planeje tudo e estude bastante sobre o assunto antes de colocar a mão na massa.

A plataforma certa

A escolha da plataforma que você vai utilizar deve ser minuciosa. Quando for escolher, você deve optar por uma que tenham temas excelentes, um carrinho de compras fácil e com um funil de vendas pequeno, gerenciamento completo da loja online, um bom guia de como usar todas as ferramentas e um suporte 24h dedicado.

A plataforma que você escolher deve garantir a criação de um site adequado, de fácil acesso, destacando os produtos e serviços oferecidos. Ao escolher a plataforma, lembre-se também que o barato ou o grátis podem sair caro. Imagine se você tiver que trocar de plataforma daqui a poucos meses pois a que você escolheu não atende todos os requisitos? Portanto, é muito importante que o seu negócio online também seja pensado no ponto de vista técnico e gerencial.

Quiz como escolher a plataforma de e-commerce ideal para seu site

Divulgação

Se você quiser que seus esforços na internet valham a pena e deem o retorno que você deseja, você TEM que investir e ter o marketing como seu aliado. É praticamente impossível ter um negócio promissor sem divulgação.

São através dessas iniciativas de divulgação que ajudam os empreendedores a aumentar o número de acessos ao seu negócio e alavancar as vendas. Existem atualmente diversas ferramentas e ações que são indispensáveis nesse ponto:

Redes sociais

Redes sociais são muito importantes para impulsionar e ajudar a divulgar o seu negócio. É bom lembrar que ter um perfil em uma rede social não diminui a necessidade de você ter um site para vender. Com uma loja virtual, você pode garantir, por exemplo, que está atraindo clientes para o seu próprio negócio, e não dependendo de outras plataformas, como é no caso de quem usa apenas redes sociais.

Blog

Ter um blog também é uma estratégia bem importante para trazer pessoas para o seu negócio. Um blog garante maior interação com os usuários, amplia o número de visitantes, possibilitando que você crie até mesmo uma lista de potenciais clientes. Com uma frequência de postagens e conteúdos, o blog ajudará na expansão da visibilidade da sua marca na internet.

Ads e anúncios

Anúncio é um mecanismo bem legal para aumentar o número de acessos no seu negócio online. Os mais comuns são Google ADS e Facebook Ads, porém é importante ressaltar que existem outros canais que podem entregar bons resultados, como o Google Shopping.

Email Marketing

Campanhas de Email Marketing também são efetivas na hora de aumentar as visitas e as vendas do seu negócio online. Nessas campanhas você vai poder enviar novidades, promoções e outras iniciativas bem segmentadas para seus clientes ou potenciais clientes.

Por exemplo, se você tem uma loja de decoração e um cliente que comprou um sofá da sua loja online, você pode oferecer neste email outros produtos e objetos de decoração para sala para ele.

Otimização (SEO)

O SEO é o método que auxilia e permite que seu site fique visível e em destaque nos principais mecanismos de busca, com o objetivo de melhorar o tráfego e os acessos do seu site. Uma boa colocação na página de busca, além de ser uma ótima vitrine para o seu negócio, ainda garante mais vendas.

Esse trabalho será otimizado através de um conteúdo relevante, além de um uso das palavras-chave corretas. Além disso, um domínio próprio para sua loja permite um bom posicionamento no Google, já que é possível desenvolver anúncios de produtos e serviços de forma otimizada para SEO.

Por isso, se o seu plano é aumentar as vendas em 2019, não perca tempo e invista em seu próprio negócio digital.

Caso você queira saber mais sobre como a internet pode ajudar os seus negócios, não esqueça de ativar as notificações clicando no sininho na página. Até a próxima!

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