Facebook ADS para PMEs

O Facebook é a maior rede social do planeta e tem no Brasil um de seus pilares, como o terceiro país com o maior número de contas ativas, atingindo a marca de 127 milhões de usuários no último ano — atrás apenas dos EUA e Índia.

Por se tratar de uma rede bastante popular e relevante, é importante que sua empresa marque presença e aproveite todos as vantagens que ela oferece para divulgar seus produtos e serviços.

Por isso, no post de hoje vamos ajudar você a criar e configurar sua conta no Facebook Business, o que vai ajudar você a aumentar o alcance da sua marca e atingir cada vez mais potenciais clientes. Vamos nessa?

Facebook substitui um site?

Uma das suposições mais comuns é de que uma página (ou pior, um perfil) no Facebook pode substituir um site. Isso é um mito por inúmeros motivos:

  • Em uma página no Facebook você não consegue expor seus produtos ou serviço com tanta clareza como em um site;
  • Investir em um site traz mais profissionalismo e credibilidade para sua empresa e para a sua marca;
  • Um site pode ter uma abrangência maior do que uma página no Facebook, porque pode ser acessado por diversos canais;
  • Uma página no Facebook não permite a personalização completa como um site para a sua identidade visual e sua linguagem;
  • Um site pode ter muito mais conteúdo, organizado por categorias, do que uma página no Facebook;
  • Ter um site permite que você trabalhe com otimizações SEO (Search Engine Optimization), que é, basicamente, uma série de melhorias para fazer com que seu site seja encontrado nos motores de busca, como Google, Bing, Yahoo, etc. Uma página no Facebook dificilmente consegue ser bem ranqueada a ponto aparecer mais do que um site;
  • No Facebook você tem um número limitado de informações e análise de dados, enquanto num site, você pode ter todas as informações através do Google Analytics, de forma gratuita;
  • Contabilizar conversões é um ponto importante dessa diferença. No Facebook, você até pode vender, mas a forma de contabilizar e analisar isso é muito reduzida em relação a análise de conversões, acessos e desempenho de um site;
  • Com um site você é o dono, você é o responsável, você quem decide o quê e de que forma as informações serão apresentadas. Já, no Facebook, quem decide é o Facebook e você fica dependente das regras de uso da empresa, que podem mudar a qualquer momento, sem aviso.

Qual a diferença do Facebook “normal” para Facebook ADS?

Facebook Ads são anúncios publicitários feitos dentro da plataforma. O Facebook tem uma plataforma própria, chamada Business Facebook. Essa plataforma é a forma mais profissional e correta de gerenciar suas páginas.

Funciona assim: todas as pessoas que tem um perfil no Facebook podem ter, também, uma conta no business Facebook. O ideal é que tenha essa conta quem gerencia alguma página no Facebook (chamamos páginas no Facebook de Fanpages).

Sempre importante lembrar que, seguindo a política de uso do Facebook, empresas não devem ter perfil, mas sim uma Fanpage. Um perfil no Facebook deve ser criado apenas para pessoas físicas. Pessoas jurídicas e/ou empresas, devem ter páginas. O legal disso é que quando você tem uma Fanpage você tem acesso a inúmeros outros recursos da ferramenta, inclusive ao Business!

Como criar uma conta no Business Facebook?

É super fácil e gratuito! É só acessar business.facebook.com e clicar em criar conta. Depois disso, o Facebook vai pedir algumas informações, como nome da empresa, o link da página a ser vinculado ao business, o seu nome e email, entre outros. Nesse momento, é importante que você seja o administrador da página que deseja criar a conta no Business.

Terminando esse fluxo, você pode adicionar mais pessoas para ajudarem nesse trabalho, como analistas, editores e anunciantes, além de outras páginas e contas de anúncios.

O Gerenciador de Negócios funciona como um grande guarda-chuva de páginas e empresas. Funciona muito bem para agências e para empresas que, por algum motivo, acabam tendo mais de uma Fan Page e querem gerenciar esse trabalho num lugar só!

Facebook ADS para PMEs

Como estruturar uma conta no business Facebook?

Depois de criar um Gerenciador de Negócios e vincular sua Fan Page a ele, é hora de criar um Gerenciador de Anúncios, ou Facebook Ads.

Na página inicial do Gerenciador de Negócios você terá a opção de criar uma Conta de Anúncio. Faça isso e vincule à página que você adicionou nesse gerenciador.

Importante: Para criar uma conta de Anúncio, você precisa optar por alguma forma de pagamento: cartão de crédito ou boleto. Se for por boleto, você deve fazer o pagamento do valor que pretende gastar, esperar compensar e esse valor entrar como crédito na sua conta do Business.

Feito isso, você já pode criar seu primeiro anúncio!

Como os anúncios funcionam?

A estrutura do Gerenciador de Anúncios é bastante simples, obedecendo uma hierarquia:

Primeiro você cria uma campanha, onde define o objetivo que deseja. Dentre as opções de objetivos, você pode escolher por:

  • Reconhecimento: reconhecimento de marca ou alcance
  • Consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens
  • Conversão: conversões, vendas do catálogo ou tráfego no estabelecimento

Depois, vamos para a parte do conjunto de anúncios, onde você define o público a ser atingido pelo anúncio, o orçamento e o posicionamento: se vai ser só Facebook, se vai aparecer no Instagram também (pra quem não sabe, o Instagram foi adquirido pelo Facebook e todos os anúncios do Instagram também podem ser feitos pelo Business do Facebook), se vai ser só no feed do Facebook, se vai aparecer no Messenger, na coluna da direita, entre outros.

É bem importante, nessa parte, você definir um público alvo que tenha interesse no que você vai oferecer. Ninguém gosta daquelas empresas chatas que ficam oferecendo um monte de coisa que não faz sentido pra gente, né? Mais adiante vamos entrar em detalhe neste tópico.

Feito isso, hora de colocar a mão na massa. Na terceira parte você define a parte criativa do seu anúncio: vai ser um vídeo, uma foto, uma imagem com grafismos? Fica a seu critério. É bem importante lembrar que a criação de anúncios no Facebook possui uma série de boas práticas que devem ser seguidas para melhorar a performance do seu anúncio. O Facebook possui uma Central de Ajuda de Anúncios onde você pode conhecer mais sobre essas regrinhas e ainda conferir um Guia para Iniciantes.

O gerenciador disponibiliza ainda a função de testes. Você pode criar testes de campanhas, de conjuntos de anúncios e também de criativos, adicionando mais de uma imagem e/ou vídeo e mais opções de texto, no mesmo anúncio. Para isso, é só habilitar a opção Criativo Dinâmico na parte de conjunto de anúncios. O Facebook faz a entrega de todas as opções e depois informa qual performou melhor.

Facebook ADS para PMEs Facebook ADS para PMEs

Para quem eu devo anunciar?

Você, alguma vez, já estava navegando pelo Facebook e foi impactado por anúncio de alguma empresa que não tem ligação nenhuma com você?

O Facebook disponibiliza várias formas de segmentação de anúncios. Essas segmentações servem para que você possa determinar para o Facebook qual o perfil das pessoas que ele deve mostrar o seu anúncio. Essa é uma ferramenta poderosíssima se usada com sabedoria.

Agora você já está pronto para divulgar sua empresa no Facebook 😀 Não esqueça de ativar as notificações clicando no sininho na página. Até a próxima!

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