Segurança na web é cada dia mais importante para todos os usuários. Afinal de contas, a quantidade de dados sigilosos que trafegam pela internet diariamente cresce exponencialmente ano após ano. Dados bancários, informações sigilosas, documentos, contratos, transações financeiras e muitos outras informações que são constantemente alvo de hackers e exigem das empresas e usuários grande preocupação com o fluxo pela web.

Diante da exigência em tornar as conexões e trocas de dados entre cliente e empresas mais seguras, surgiu o certificado SSL para adicionar uma camada de proteção a esse processo.

Como funciona o SSL?

SSL (Secure Sockets Layer) é um protocolo que permite que a troca de dados entre cliente e servidor seja feita de forma segura, protegendo a integridade dos dados e certificando a veracidade das informações.

O SSL criptografa as informações enviadas pelo servidor e só descriptografa e decodifica as informações quando elas chegam ao usuário, evitando que os dados sejam interceptados por hackers no meio do caminho. Isso acontece através de um sistema de criptografia que utiliza duas chaves para criptografar os dados, uma chave pública, que é conhecida por todos e uma chave privada, que é conhecida apenas pelo destinatário.

O que é a iniciativa Let’s Encrypt?

Let’s Encrypt é uma autoridade de certificação (CA) livre, automatizada e aberta, fornecida pelo Internet Security Research Group (ISRG), que fornece certificado digitais gratuitos para sites que precisam habilitar o protocolo HTTPS.

A iniciativa Let’s Encrypt baseia-se em cinco princípios:

  • Gratuito: qualquer pessoa que possua um nome de domínio pode usar o Let’s Encrypt para obter um certificado confiável a custo zero;
  • Automático: todo software executado em um servidor da Web pode interagir com o Let’s Encrypt para obter um certificado e configurá-lo com segurança para uso e com renovação automática
  • Seguro: Let’s Encrypt servirá como uma plataforma com as melhores práticas de segurança TLS e ajudará os operadores do site a proteger seus servidores
  • Transparente: todos os certificados emitidos ou revogados serão gravados publicamente e estarão disponíveis para qualquer pessoa inspecionar
  • Aberto: o protocolo de emissão automática e renovação será publicado como um padrão aberto que outros podem adotar
  • Cooperativa: o Let’s Encrypt é um esforço conjunto para beneficiar a comunidade.

A iniciativa Let’s Encrypt foi criada em 2012, por especialistas em segurança na internet da Universidade de Michigan, Mozilla e Electronic Frontier Foundation, com o intuito de oferecer certificados gratuitos para qualquer domínio. Atualmente, o projeto conta com o apoio de grandes nomes da web mundial, como Facebook, Akamai, Mozilla, Automattic, Yoast, GitHub, Zendesk, Vtex, Shopify e Chrome.

Como ativar o SSL na RedeHost

Agora todos os planos de hospedagem da RedeHost oferecem certificados SSL gratuitos. E ativar o certificado no seu domínio é mais fácil que pedir um cafezinho, quer ver?

No menu lateral do Painel de Controle acesse o seu domínio e em seguida “Configurações avançadas”. Clique na aba “SSL”.

Confira se o seu domínio atende todos os requisitos para instalar o certificado.

Se tudo estiver ok é só clicar no botão “Habilitar” e pronto! Em alguns minutos o certificado está ativo na sua página.

Gostou da novidade? Não perca tempo e habilite o SSL no seu domínio agora mesmo.

Total
190
Shares