Google Apps e Exchange

Escolher a melhor plataforma de e-mail para a sua empresa é uma decisão importante para o futuro dos negócios. Além de ser crucial para o bom andamento das comunicações internas e externas, e-mail é essencial para qualquer tipo de negócio, tornando a definição por uma plataforma algo central financeiramente. Existem diversas opções de contas de e-mail profissional, desde as soluções locais às que contam com recursos limitados e ferramentas específicas focadas no uso empresarial.

Se você já conhece os benefícios de uma solução de e-mail na nuvem (veja aqui o comparativo entre uma solução local e na nuvem), a próxima decisão passa a ser: qual ferramenta escolher?

Entre as maiores soluções de e-mail na nuvem, duas das que mais se destacam são o Google Apps e Exchange,  que vamos comparar aqui. Como em vários casos, uma solução pode ser melhor ou pior dependendo do momento da sua empresa. Para isso, é necessário responder a algumas perguntas.

1.   Do que a sua empresa precisa?

A primeira coisa a se considerar nesse caso é qual é a necessidade real da sua empresa. O Google Apps é um pacote de aplicativos que oferece recursos de colaboração, armazenamento de documentos e outros programas, além das contas de e-mail. Isso, obviamente, faz diferença no preço dos produtos. Por isso, se a necessidade for apenas por contas de e-mail, vale conhecer o Exchange e contratar apenas o número de contas for utilizar.

2.    Atendimento é importante para a sua empresa? Se você tiver problemas, a quem poderá recorrer?

E-mails são essenciais para o funcionamento e a rentabilidade de uma empresa, por isso é extremamente importante ter confiança na empresa contratada e contar com um atendimento dedicado. O Google Apps hoje tem telefones do tipo 0800 para suporte, portanto, se você tiver alguma dificuldade, deverá ligar para este número, sem ter um ponto de referência. Na RedeHost, nossos especialistas em Exchange atuam como gerente de contas, sendo um ponto de contato para a sua empresa e auxiliando em todos os processos.

3. Outlook é uma tecnologia bastante utilizada na sua empresa?

O cliente de e-mail Outlook é considerado sinônimo de e-mail corporativo para muitas empresas. Por serem criados pela mesma organização (a Microsoft), a configuração de e-mails Exchange no Outlook é feita com apenas alguns cliques e a sincronização é nativa. Com o Exchange você também pode utilizar o OWA (Outlook Web App), uma opção de Webmail igual ao Outlook. Além disso, Exchange é uma ferramenta desenvolvida há anos e que hoje é a solução número 1 de e-mail corporativo.

4. Quantas contas de e-mail você pretende migrar?

O processo de migração de contas de e-mail é extremamente delicado, pois é necessário minimizar o processo de downtime e otimizar a transferência de dados. Quanto mais contas de e-mail forem migradas, é mais complexo e é necessário ter um plano traçado. A RedeHost conta com experiência de muitas migrações para Exchange (você pode conhecer o nosso plano de migração aqui) e faz a migração gratuita das contas da sua empresa.

5. A variação do dólar e a não previsão de custos é um problema para sua organização?

Aqui está um ponto que certamente é importante para todas as empresas: custos. Voltando ao ponto do primeiro tópico, existe uma diferença de preço entre Exchange e Google Apps por este ser uma suíte de aplicativos. Além disso, os e-mails do Google Apps são cobrados em dólares, o que acarreta gastos extras com o imposto, além de variar de acordo com a cotação da moeda. Para empresas com orçamentos anuais ou semestrais fechados, isso pode ser um problema.

Veja as diferenças entre as duas plataformas aqui:

Google Apps e Exchange

Caso queira conhecer mais a solução de e-mail Exchange da RedeHost, fale com um de nossos especialistas.

Comente este post