Para todas as áreas do conhecimento, a leitura é uma das principais formas de obter o conhecimento. Seja em histórias narrativas, na abordagem de conceitos ou conteúdos técnicos, os livros ajudam muito na construção da aprendizagem de diversos assuntos.

Apesar do que se pensa, áreas mais técnicas também precisam da leitura para auxiliar no aprendizado. Pensando nisso, fizemos esse post com dicas de livros para desenvolvedores e entusiastas da área. As recomendações foram feitas diretamente pelo nosso time de Devs. Confira!

O Programador Apaixonado (Chad Fowler)

Neste livro, você vai descobrir muito sobre como administrar a sua carreira dentro da área de tecnologia. O famoso desenvolvedor Chad Fowler dá diversas dicas de como passar por várias etapas no seu processo dentro do mercado de TI e como as suas habilidades são um produto, pensando na maneira correta para você oferecer. Uma leitura interessante, importante e com lições valiosas!

Use a Cabeça! Padrões de Projetos (Eric Freeman e Elisabeth Freeman)

Um livro mais técnico, o “Use a Cabeça! Padrões de Projetos” traz um conteúdo útil e muito bem explicado para qualquer desenvolvedor de software que queira aprimorar suas skills ao arquitetar uma aplicação. Os autores presumem que você conheça o básico da linguagem abordada no livro, mas mesmo que não seja o caso, a leitura continua sendo válida. Uma abordagem simples com linguagem facilitada que te ajuda a compreender todo seu conteúdo.

Expressões Regulares – Uma abordagem divertida (Aurelio Marinho Jargas)

Com uma abordagem muito diferente da maioria dos livros mais técnicos, esse livro traz uma leitura didática e dinâmica, transformando um conteúdo talvez um pouco massante, em uma opção prazerosa de absorver conhecimento. O livro perpassa desde as percepções mais básicas até conceitos mais complexos, de maneira bastante informal. Um ótima opção de aprendizado!

O Melhor do JavaScript (Douglas Crockford)

Todas as linguagem de programação têm muitas partes boas e ruins. Neste livro, o autor – que é um dos maiores especialistas em JavaScript –  explica o porquê desta ser uma linguagem tão completa em diversos sentidos, e acabar se tornando praticamente a linguagem padrão da internet.

Princípios, Padrões e Práticas Ágeis em C# (Robert Martin)

Um livro construído em cima de importantes estudos de caso que ilustram todo o processo relacionado a evolução de desenvolvimento e do projeto ágil, é voltado para programadores, gerentes de desenvolvimento de software e analistas de negócios. Uma leitura recomendada para aperfeiçoar as práticas com métodos ágeis e alguns princípios e padrões de se trabalhar na programação. Vale ressaltar que, mesmo que a capa diga C#, o livro é válido para qualquer linguagem que possua uma abordagem orientada a objetos. 

Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software (Robert Cecil Martin)

Por último, mas não menos importante, o livro “Código Limpo” mostra que um código ruim pode até funcionar, porém o resultado final pode não ser muito positivo. Neste livro, o autor apresenta motivos pelos quais ter um código limpo é importante para o desenvolvimento de uma empresa, e quanto um código mal escrito pode acabar com ela. Com ótimas dicas e técnicas ágeis de como limpar um código, este livro será um excelente aprendizado.

Esses são os livros que recomendamos para você. Leia e comente com a gente o que você achou! Se tiver outras dicas que não estão nessa lista, comente aqui embaixo. Caso você goste de ler, temos outro post com os livros favoritos da galera que trabalha na RedeHost.

Total
21
Shares