Site atrativo

Tornar seu site mais atrativo é uma tarefa que vai muito além de uma página repleta de recursos visuais e banners de publicidade.

Em muitos casos isso pode ser justamente o que faz com que muitos usuários saiam rapidamente da sua página, sem nem mesmo conhecer o conteúdo que você tem para entregar a elas.

Hoje trouxemos para você 5 dicas para tornar seu site mais atrativo, recebendo mais visitas e sendo considerado relevante pelos usuários.

1 – Escolha um layout responsivo

Estima-se que cerca de 50 milhões de pessoas acessam a internet através de telefones celulares e smartphones, só no Brasil.

Com esse hábito cada vez mais presente, o número de usuários que realiza suas buscas por produtos e serviços utilizando esses aparelhos, em substituição aos desktops, também cresce a cada dia.

Por isso, se o seu objetivo é tornar o seu site mais atrativo para os usuários que chegam até ele você tem que utilizar um layout que seja responsivo.

Quando o layout do seu site é desenvolvido especificamente para computadores, ao ser acessado por alguém em um telefone celular, por exemplo, as páginas do seu site não serão apresentadas da mesma forma que quando acessadas pelo desktop.

Se o usuário, ao acessar a sua página, se deparar com um site estranho, com elementos deslocados por exemplo, as chances de que ele saia rapidamente e não retorne são muito grandes.

Hoje plataformas como o WordPress tem a maioria de seus templates com layouts responsivos, o que facilita muito na hora de criar um site que se adapte a diversos dispositivos como smartphones e tablets.

2 – Siga um padrão

Pode parecer uma dica básica, mas acredite, é muito comum encontrar páginas sem nenhum padrão, tanto de pequenos negócios quanto de grandes empresas.

Para deixar seu site visualmente mais atrativo é preciso escolher com cuidado as cores que serão utilizadas nas páginas do seu site para que os tons escolhidos não acabem por espantar os visitantes.

Se o seu site contém bastante conteúdo em texto, o ideal é evitar que as cores utilizadas dificultem a leitura do conteúdo, afetando a legibilidade das suas páginas.

Manter um padrão na linguagem adotada em todo o conteúdo presente no site também é importante para que o usuário não acabe ficando confuso com informações expostas de maneiras diferentes.

Isso pode facilmente ser evitado quando você contrata uma Agência de Sites, onde as pessoas que ficarão responsáveis pelo seu projeto já possuem experiência prévia e sabem o que funciona melhor para cada caso.

3 – Menos é mais

Ter um site bonito, repleto de recursos visuais que prendam a atenção dos usuários pode não ser uma boa ideia, dependendo do tipo de público que você pretende alcançar.

Um site voltado para o mercado de games, por exemplo, pode utilizar esse tipo de recurso sem muita preocupação, enquanto um escritório de advocacia deve optar por um design mais sóbrio.

Também é preciso tomar cuidado com os banners e propagandas que são incluídos nas páginas do seu site.

Muitos sites tornam simplesmente impossível que alguém consiga ler seus conteúdos por incluírem uma grande quantidade de banners espalhados por todo o site.

Essa pode ser uma ótima forma de monetizar um site, mas se usada sem qualquer tipo de critério vai acabar afastando uma grande quantidade de usuários assim que eles chegam ao seu site.

4 – Crie conteúdo relevante

Essa é sem dúvida a principal forma de tornar o seu site altamente atrativo para o público que você deseja alcançar.

Muitos donos de sites dos mais diversos segmentos cometem um erro básico: achar que basta colocar o site no ar e esperar que milhares de visitas cheguem de repente.

Na hora de criar o conteúdo do seu site sempre priorize o que pode ajudar o usuário a resolver possíveis dúvidas que possam ter levado ele a encontrar a sua página.

Você não deve falar apenas sobre as qualidades do que você tem a oferecer, sobre como isso pode ajudar o usuário de alguma forma.

Isso vai fazer com que essas pessoas passem a enxergar o seu site como referência na sua área, assim como os mecanismos de busca, como o Google, também verão seu site como relevante e consequentemente, somado a um conjunto de outros fatores, pode fazer com que a sua página apareça nas primeiras posições das buscas.

Uma boa forma de criar conteúdo relevante é pesquisar no próprio Google o que o seu público tem pesquisado, e abordar esses temas em seus conteúdos.

5 – Torne a navegação mais rápida para o usuário

Um site lento, que demora para carregar imagens e outros arquivos sem dúvida não é nem um pouco atrativo para as pessoas que estão buscando por algo na internet.

Essa lentidão vai fazer com que os usuários deixem a sua página e procurem outras que sejam mais rápidas para fazer suas pesquisas e consumir conteúdo.

Para medir a velocidade do seu site existem algumas ferramentas gratuitas, como o Google Page Speed, que são fáceis de usar e rapidamente você tem em mãos um relatório com os pontos de atenção e as ações que podem ajudar a resolver esses problemas.

Um grande causador de lentidão em uma grande quantidade de sites é o tamanho das imagens utilizadas nessas páginas.

Para evitar que isso deixe seu site muito lento é preciso compactar todas as imagens para que tenham o tamanho correto sem que sua qualidade seja prejudicada.

O uso de muitos widgets, assim como a presença excessiva de publicidade também são fatores que podem contribuir para que a velocidade do seu site se torne pouco atrativa para os usuários.

Conclusão

Ter um site que se adapta a diversos dispositivos, feito com uma comunicação e design coerentes com o tipo de público que se deseja alcançar, que tenha uma boa velocidade de carregamento e entregue conteúdo de qualidade aos usuários são alguns dos pontos chaves para tornar qualquer site mais atrativo, fazendo com que novos usuários cheguem até a sua página e se tornem visitantes recorrentes.

Esse post foi desenvolvido em parceria com a equipe do site www.oblige.com.br.