Dúvidas sobre Cloud Server

Está pensando em migrar suas aplicações para um servidor na nuvem, mas ainda tem dúvida sobre alguns termos e processos que cercam um Cloud Server? Nosso editorial de dúvidas vai ajudar você respondendo os principais questionamentos sobre Cloud Server.

Quais ferramentas são recomendadas para monitorar a performance de um Cloud Server?

Os sistemas operacionais possuem ferramentas intrínsecas para monitoramento dos recursos, que podem ser utilizadas diretamente pelo administradores da estrutura. Uma ferramenta para monitoramento proativo que recomendamos é o Zabbix, para monitorar sua infraestrutura de rede e aplicações.

O que eu preciso saber para hospedar um sistema em um Cloud?

Para hospedar um sistema em um servidor Cloud você precisa saber as principais utilizações da sua aplicação, qual volume de acessos ela recebe, em qual tecnologia o sistema foi desenvolvido e qual sistema operacional irá ser utilizado.

Como saber que é hora de migrar de um servidor físico para um Cloud Server?

Você deve considerar migrar sua infraestrutura para a nuvem quando a necessidade de utilização do serviço começa a ser fora dos horários tradicionais, ou feita em diversos locais além do local físico. Além disso, quando a demanda por aumento de hardware pode ser suprida por equipamentos virtuais é uma boa hora para considerar a mudança para a nuvem.

dúvidas sobre Cloud Server

Como planejar as rotinas de backup do seu cloud?

Uma boa forma de cuidar e planejar as tarefas de backup do seu Cloud Server é obedecer as rotinas do próprio sistema operacional. Também é importante estabelecer uma política de backups diária e contar com o auxílio de ferramentas específicas para backup, que garantem maior segurança e confiabilidade nesse processo.

Qual a diferença entre VPS, Servidor Dedicado e Cloud Server?

Um VPS (Virtual Private Server) é um servidor dedicado dividido em várias partes, em que cada parte atua como um servidor individual, ou seja, é uma máquina virtualizada que disponibiliza espaços exclusivos para usuários. Um Cloud Server difere por se tratar de um espaço na nuvem composto por diversas máquinas físicas que dividem seus recursos e garantindo alta disponibilidade. Já um servidor local é aquele servidor que fica alocado na sua empresa e que toda configuração e manutenção depende da sua empresa.

O que preciso considerar para dimensionar um Cloud Server?

Para dimensionar sua estrutura você precisa calcular a quantidade de disco, memória e processamento que sua aplicação vai consumir.

Para isso você precisa somar o volume de acessos simultâneos que sua aplicação recebe mais a quantidade de armazenamento que ela necessita e a volatilidade de remoção dos dados. Some a isso o tamanho do banco de dados e a versão dos softwares da sua aplicação, pois quanto mais atual a versão deles menos hardware vão exigir.

Existe limite do acessos simultâneos para o gerenciamento no Cloud Server?

O acesso simultâneo que falamos não é o acesso a sua aplicação e sim acessos ao servidor, que é realizado via SSH para servidores Linux e Windows Remote Desktop em servidores Windows.

Para Cloud Servers Linux não existe limitação de acessos. Já servidores Windows a limitação é, por padrão, de dois acessos simultâneos via Terminal Service (licença de administrador).

Você pode adicionar mais licenças em seu servidor Windows, para isso é só entrar em contato com seu gerente de contas ou o setor comercial e consultar os valores.

O que é recurso excedente?

É um recurso do seu plano que foi contratado e teve seu limite ultrapassado. Por exemplo, você contratou um plano com limite de 1 GB de tráfego mensal, mas no final do do mês seu site contabilizou 1,66 GB de tráfego. Na fatura do próximo mês será acrescida a cobrança deste recurso excedente junto com o valor mensal do plano contratado.

Tem mais dúvidas sobre Cloud Server que não foram respondidas aqui? Mande sua pergunta e vamos solucionar suas dúvidas.

Total
139
Shares